A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053 |
Resumo: | O presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico. |
id |
FCC-1_2802862ae00e751ec205f5baab3df15e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1053 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escritaLeituraEscritaFonéticaProcesso de Ensino-AprendizagemO presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico.Fundação Carlos Chagas1991-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49Cadernos de Pesquisa; Núm. 76 (1991); 41-49Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49Cadernos de Pesquisa; n. 76 (1991); 41-491980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053/1061Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso-Martins, Cláudia2023-03-31T12:31:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1053Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T12:31:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
title |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
spellingShingle |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita Cardoso-Martins, Cláudia Leitura Escrita Fonética Processo de Ensino-Aprendizagem |
title_short |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
title_full |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
title_fullStr |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
title_full_unstemmed |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
title_sort |
A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita |
author |
Cardoso-Martins, Cláudia |
author_facet |
Cardoso-Martins, Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso-Martins, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Fonética Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
Leitura Escrita Fonética Processo de Ensino-Aprendizagem |
description |
O presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053/1061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49 Cadernos de Pesquisa; Núm. 76 (1991); 41-49 Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49 Cadernos de Pesquisa; n. 76 (1991); 41-49 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431067382415360 |