A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso-Martins, Cláudia
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053
Resumo: O presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico.
id FCC-1_2802862ae00e751ec205f5baab3df15e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1053
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escritaLeituraEscritaFonéticaProcesso de Ensino-AprendizagemO presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico.Fundação Carlos Chagas1991-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49Cadernos de Pesquisa; Núm. 76 (1991); 41-49Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49Cadernos de Pesquisa; n. 76 (1991); 41-491980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053/1061Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso-Martins, Cláudia2023-03-31T12:31:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1053Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-31T12:31:50Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
spellingShingle A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
Cardoso-Martins, Cláudia
Leitura
Escrita
Fonética
Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_full A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_fullStr A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_full_unstemmed A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
title_sort A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita
author Cardoso-Martins, Cláudia
author_facet Cardoso-Martins, Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso-Martins, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Fonética
Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Leitura
Escrita
Fonética
Processo de Ensino-Aprendizagem
description O presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053/1061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49
Cadernos de Pesquisa; Núm. 76 (1991); 41-49
Cadernos de Pesquisa; No. 76 (1991); 41-49
Cadernos de Pesquisa; n. 76 (1991); 41-49
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431067382415360