Estudo do impacto da tecnologia no transporte sustentável de mercadorias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21776 |
Resumo: | O transporte de cargas e mercadorias é elemento vital na economia global. De forma inevitável, todos os setores económicos da atualidade apresentarão sempre uma dependência, em maior ou menor grau, do desempenho e eficiência do setor dos transportes. Neste âmbito, o transporte de mercadorias em toda a Europa tem tido um papel predominante, sendo que o transporte rodoviário continua a ocupar um lugar de destaque, com 75.3% do transporte terreste total de mercadorias e Portugal tem sido um dos países europeus que apresenta maior dependência deste tipo de transporte. Apesar da importância do setor, os transportes são responsáveis por grande parte das emissões de agentes poluentes e gases com efeito de estufa, inevitavelmente associados às alterações climáticas, representando assim um impacto muito negativo no ambiente e sendo também o setor que mais consome energia de origem petrolífera. É necessário reverter esta tendência de consumo exacerbado e direcionarmo-nos para um caminho de sustentabilidade. Um dos grandes objetivos da UE é o de construir uma política energética ambiciosa, que garanta aprovisionamentos seguros, menor dependência de combustíveis fósseis e melhorias na eficiência energética, competitiva e a preços acessíveis e, neste sentido, obrigará a uma transformação profunda do sistema energético europeu. Neste sentido, a tecnologia e a inovação devem fazer parte dos objetivos das empresas, para promover um desenvolvimento sustentável e continuado. Assim, e no âmbito do Mestrado em Logística surgiu o presente trabalho de dissertação cujo objetivo principal consistiu em responder à seguinte questão de investigação: “As empresas de transporte rodoviário de mercadorias, em Portugal, recorrem às novas tecnologias para adotarem um comportamento ambiental mais sustentável?” Após análise e discussão dos resultados obtidos, considerou-se que o objetivo foi alcançado e que, de facto, as empresas portuguesas conhecem e estão a apostar em inovações tecnológicas com vista ao transporte sustentável de mercadorias. Podemos afirmar que o transporte de mercadorias pode contribuir decisivamente para a redução da pegada ambiental, quer através de ações concretas operacionais, como o planeamento de rotas, a redução do consumo de energia, quer pela adoção de soluções de inovações tecnológicas. |
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Estudo do impacto da tecnologia no transporte sustentável de mercadoriasInovaçãoSustentabilidadeTransporte RodoviárioEnergiaInnovaciónSostenibleTransporte por CarreteraEnergíaInnovationSustainabilityRoad FreightEnergyGestãoO transporte de cargas e mercadorias é elemento vital na economia global. De forma inevitável, todos os setores económicos da atualidade apresentarão sempre uma dependência, em maior ou menor grau, do desempenho e eficiência do setor dos transportes. Neste âmbito, o transporte de mercadorias em toda a Europa tem tido um papel predominante, sendo que o transporte rodoviário continua a ocupar um lugar de destaque, com 75.3% do transporte terreste total de mercadorias e Portugal tem sido um dos países europeus que apresenta maior dependência deste tipo de transporte. Apesar da importância do setor, os transportes são responsáveis por grande parte das emissões de agentes poluentes e gases com efeito de estufa, inevitavelmente associados às alterações climáticas, representando assim um impacto muito negativo no ambiente e sendo também o setor que mais consome energia de origem petrolífera. É necessário reverter esta tendência de consumo exacerbado e direcionarmo-nos para um caminho de sustentabilidade. Um dos grandes objetivos da UE é o de construir uma política energética ambiciosa, que garanta aprovisionamentos seguros, menor dependência de combustíveis fósseis e melhorias na eficiência energética, competitiva e a preços acessíveis e, neste sentido, obrigará a uma transformação profunda do sistema energético europeu. Neste sentido, a tecnologia e a inovação devem fazer parte dos objetivos das empresas, para promover um desenvolvimento sustentável e continuado. Assim, e no âmbito do Mestrado em Logística surgiu o presente trabalho de dissertação cujo objetivo principal consistiu em responder à seguinte questão de investigação: “As empresas de transporte rodoviário de mercadorias, em Portugal, recorrem às novas tecnologias para adotarem um comportamento ambiental mais sustentável?” Após análise e discussão dos resultados obtidos, considerou-se que o objetivo foi alcançado e que, de facto, as empresas portuguesas conhecem e estão a apostar em inovações tecnológicas com vista ao transporte sustentável de mercadorias. Podemos afirmar que o transporte de mercadorias pode contribuir decisivamente para a redução da pegada ambiental, quer através de ações concretas operacionais, como o planeamento de rotas, a redução do consumo de energia, quer pela adoção de soluções de inovações tecnológicas.El transporte de carga y carga es un elemento vital en la economía global. Inevitablemente, todos los sectores económicos actuales siempre serán dependientes, en mayor o menor medida, del desempeño y eficiencia del sector transporte. En este contexto, el transporte de mercancías en toda Europa ha jugado un papel preponderante, ocupando un lugar destacado el transporte por carretera, con 75,3% del total del transporte terrestre de mercancías y Portugal ha sido uno de los países europeos con mayor dependencia de este tipo de transporte. A pesar de la importancia del sector, el transporte es responsable de gran parte de las emisiones de agentes contaminantes y gases de efecto invernadero, inevitablemente asociados al cambio climático, representando así un impacto muy negativo sobre el medio ambiente y siendo además el sector que más energía consume de origen petrolera. Es necesario revertir esta tendencia de consumo exacerbado y avanzar hacia un camino de sustentabilidad. Uno de los principales objetivos de la Unión Europea es construir una política energética ambiciosa, que garantice suministros seguros, menor dependencia de los combustibles fósiles y mejoras en la eficiencia energética, competitiva y a precios asequibles y, en este sentido, requerirá una profunda transformación del sistema energético europeo. En este sentido, la tecnología y la innovación deben formar parte de los objetivos de las empresas, para promover un desarrollo sostenible y continuado. Así, y en el ámbito de la Maestría en Logística, se elaboró la presente tesis cuyo objetivo principal fue dar respuesta a la siguiente pregunta de investigación: “¿Utilizan las empresas de transporte por carretera en Portugal las nuevas tecnologías para adoptar un comportamiento medioambiental más sostenible?” Después de analizar y discutir los resultados obtenidos, se consideró que se logró el objetivo principal y que, de hecho, las empresas portuguesas conocen y están invirtiendo en innovaciones tecnológicas con vistas al transporte sostenible de mercancías y podemos decir que el transporte de mercancías puede contribuir de forma decisiva a la reducción de la huella ambiental, ya sea mediante acciones operativas concretas, como la planificación de rutas, la reducción del consumo energético, o mediante la adopción de soluciones de innovación tecnológica.Cargo and freight transport is a vital element in the global economy. Inevitably, all current economic sectors will always be dependent, to a greater or lesser extent, on the performance and efficiency of the transport sector. In this context, the transport of goods throughout Europe has played a predominant role within the European economy. Road transport continues to prove its prominence, consisting of 75.3% of the total land transport of goods; this is also true for Portugal as it is one of the European countries with the highest dependence on this type of transport. Despite the importance of the sector, road freight is largely responsible for the emissions of polluting agents and greenhouse gases, inevitably associated with climate change. Being the sector that consumes the most energy from oil, it is necessary to reverse this trend of exacerbated consumption and move towards a path of sustainability. One of the main objectives of the European Union is to build an ambitious energy policy which guarantees secure supplies, less dependence on fossil fuels, improvements in energy efficiency, competitiveness and affordable prices. The objective will require a profound transformation of the European energy system to see plans come to fruition. Technology and innovation must be part of the objectives of companies, to promote sustainable and continued development. Thus, and within the scope of the Master in Logistics, the present dissertation was created with the main objective of answering the following research question: “Do road haulage companies in Portugal use new technologies to adopt a more sustainable environmental behaviour?” After analysing and discussing the results obtained, it was considered that the main objective was achieved and that, in fact, Portuguese companies understand and are investing in technological innovations with an interest to the sustainable transport of goods. Changes in the transport of goods can contribute decisively to the reduction of the environmental footprint, either through concrete operational actions, such as route planning, the reduction of energy consumption, or through the adoption of technological innovation solutions.Oliveira, Lia Coelho deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Ana Isabel Marques Diniz2023-01-23T14:34:53Z2022-10-282022-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21776TID:203187482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:52.294637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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