A hotelaria e o desafio da igualdade de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Mariana Henriques dos Reis e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26994
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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spelling A hotelaria e o desafio da igualdade de géneroIgualdade de GéneroTurismoObjetivos de Desenvolvimento SustentávelMulheres.Gender EqualityTourismSustainable Development GoalsWomenMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisA Agenda 2030 das Nações Unidas estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo da procura da sustentabilidade ambiental, económica, e social. A igualdade de género é o quinto desses Objetivos, incorporando maioritariamente as dimensões económica e social. A igualdade de género é cada vez mais relevante nos tempos atuais, particularmente na indústria turística, que possui um elevado número de participação feminina, permitindo um maior empowerment do género, tanto a nível profissional como pessoal. Contudo, as mulheres no turismo são muitas vezes discriminadas pelo seu género, designadamente através de estereótipos, assédio, e por possuírem mais dificuldade em chegar a cargos de liderança. O estudo pretende, através de uma análise de conteúdos, compreender o progresso que tem sido realizado no turismo, mais propriamente nas maiores cadeias hoteleiras mundiais, em prol da igualdade de género. O ensaio mostra os esforços que estão a ser desenvolvidos quer em termos Quantitativos, quer no tocante a cinco outros domínios considerados: Cargos de chefia; Discriminação; Exploração e assédio; Nível salarial; e Trabalho precário. Todavia, o estudo mostra também que se mantém situações e desigualdade que justificam a continuação desse esforço.The United Nations 2030 Agenda establishes 17 Sustainable Development Goals, with the aim of seeking environmental, economic, and social sustainability. Gender equality is the fifth of these Goals, mostly incorporating the economic and social dimensions. Gender equality is increasingly relevant nowadays, particularly in the tourism industry, which has a high number of female participation, allowing for greater gender empowerment, both professionally and personally. However, women in tourism are often discriminated against by their gender, namely through stereotypes, harassment, and because they have more difficulty in reaching leadership positions. The study intends, through a content analysis, to understand the progress that has been made in tourism, more specifically in the largest hotel chains in the world, in favor of gender equality. The research shows the efforts being developed both in quantitative terms and in terms of five other areas considered: Leadership positions; Discrimination; Exploitation and harassment; Salary level; and Precarious work. However, the study also shows that there are still situations and inequality that justify the continuation of this effort.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaMoura, Mariana Henriques dos Reis e2023-01-23T15:02:45Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26994porMoura, Mariana Henriques dos Reis e (2023). “A hotelaria e o desafio da igualdade de género”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:32.138638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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