Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadete, Carlos Avelino Manuel
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15997
Resumo: Mestrado em Economia Internacional
id RCAP_e4ec961f02137cea939c19fe7d368398
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da SonangolPetróleoEstratégia PetrolíferaMercado PetrolíferoOPEPSonangolPlaneamento EstratégicoPetroleumPetroleunfs StrategyPetroleum's MarketOPECStrategic PlanningMestrado em Economia InternacionalA origem da indústria petrolífera moderna sucedeu com a perfuração do famoso poço de Edwin Laurentine Drake em meados do Séc. XIX. Com o desenvolvimento da indústria petrolífera, a exploração do petróleo passou a ser efectuada por um cartel formado pelas empresas multinacionais "chamadas 7 irmãs", que ditavam todas as regras aos países produtores com o objectivo de maximizarem os seus lucros. Desde então, o petróleo tem tido um papel estratégico na economia mundial. O grande interesse do comércio internacional do petróleo, facilitou a adopção de estratégia como um instrumento de política comercial das petrolíferas. A estratégia comercial das empresas petrolíferas bem como da Sonangol, é um conjunto de objectivos estratégicos de exploração, produção, aprovisionamento ou stockagem, transporte, refinação e distribuição de petróleo e produtos petrolíferos, ou seja, um conjunto de objectivos estratégicos desde a prospecção de petróleo até à distribuição ao consumidor final. A estratégia comercial dominante, tem como base, a formação de alianças estratégicas, formação de cartéis e cooperação empresarial entre as petrolíferas.The drilling of the famous well of Edwin Laurentine Drake in the middle of the XIX century gave birth to the oil industry. With the development of the oil industry, the oil exploitation began to be controlled by a cartel formed by a group of enterprises called "the seven sisters". This group ruled the oil market, imposing their own policies to the producer countries, with the purpose of maximizing their profits. Since then, oil has played a strategical role in the world economy. The importance of oil international trade highlighted strategy as a commercial policy instrument of the oil companies. The commercial strategy of oil companies suchas Sonangol, is a sum of strategic goals in exploitation, production, stocking, transportation, refming and distributing oil and derivatives.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Joaquim Alexandre dos RamosRepositório da Universidade de LisboaCadete, Carlos Avelino Manuel2018-09-28T13:27:38Z1998-081998-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15997porCadete, Carlos Avelino Manuel (1998). "Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:30.662959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
title Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
spellingShingle Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
Cadete, Carlos Avelino Manuel
Petróleo
Estratégia Petrolífera
Mercado Petrolífero
OPEP
Sonangol
Planeamento Estratégico
Petroleum
Petroleunfs Strategy
Petroleum's Market
OPEC
Strategic Planning
title_short Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
title_full Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
title_fullStr Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
title_full_unstemmed Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
title_sort Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
author Cadete, Carlos Avelino Manuel
author_facet Cadete, Carlos Avelino Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Joaquim Alexandre dos Ramos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadete, Carlos Avelino Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Petróleo
Estratégia Petrolífera
Mercado Petrolífero
OPEP
Sonangol
Planeamento Estratégico
Petroleum
Petroleunfs Strategy
Petroleum's Market
OPEC
Strategic Planning
topic Petróleo
Estratégia Petrolífera
Mercado Petrolífero
OPEP
Sonangol
Planeamento Estratégico
Petroleum
Petroleunfs Strategy
Petroleum's Market
OPEC
Strategic Planning
description Mestrado em Economia Internacional
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-08
1998-08-01T00:00:00Z
2018-09-28T13:27:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15997
url http://hdl.handle.net/10400.5/15997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadete, Carlos Avelino Manuel (1998). "Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131104028917760