Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15997 |
Resumo: | Mestrado em Economia Internacional |
id |
RCAP_e4ec961f02137cea939c19fe7d368398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15997 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da SonangolPetróleoEstratégia PetrolíferaMercado PetrolíferoOPEPSonangolPlaneamento EstratégicoPetroleumPetroleunfs StrategyPetroleum's MarketOPECStrategic PlanningMestrado em Economia InternacionalA origem da indústria petrolífera moderna sucedeu com a perfuração do famoso poço de Edwin Laurentine Drake em meados do Séc. XIX. Com o desenvolvimento da indústria petrolífera, a exploração do petróleo passou a ser efectuada por um cartel formado pelas empresas multinacionais "chamadas 7 irmãs", que ditavam todas as regras aos países produtores com o objectivo de maximizarem os seus lucros. Desde então, o petróleo tem tido um papel estratégico na economia mundial. O grande interesse do comércio internacional do petróleo, facilitou a adopção de estratégia como um instrumento de política comercial das petrolíferas. A estratégia comercial das empresas petrolíferas bem como da Sonangol, é um conjunto de objectivos estratégicos de exploração, produção, aprovisionamento ou stockagem, transporte, refinação e distribuição de petróleo e produtos petrolíferos, ou seja, um conjunto de objectivos estratégicos desde a prospecção de petróleo até à distribuição ao consumidor final. A estratégia comercial dominante, tem como base, a formação de alianças estratégicas, formação de cartéis e cooperação empresarial entre as petrolíferas.The drilling of the famous well of Edwin Laurentine Drake in the middle of the XIX century gave birth to the oil industry. With the development of the oil industry, the oil exploitation began to be controlled by a cartel formed by a group of enterprises called "the seven sisters". This group ruled the oil market, imposing their own policies to the producer countries, with the purpose of maximizing their profits. Since then, oil has played a strategical role in the world economy. The importance of oil international trade highlighted strategy as a commercial policy instrument of the oil companies. The commercial strategy of oil companies suchas Sonangol, is a sum of strategic goals in exploitation, production, stocking, transportation, refming and distributing oil and derivatives.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Joaquim Alexandre dos RamosRepositório da Universidade de LisboaCadete, Carlos Avelino Manuel2018-09-28T13:27:38Z1998-081998-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15997porCadete, Carlos Avelino Manuel (1998). "Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:30.662959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
title |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
spellingShingle |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol Cadete, Carlos Avelino Manuel Petróleo Estratégia Petrolífera Mercado Petrolífero OPEP Sonangol Planeamento Estratégico Petroleum Petroleunfs Strategy Petroleum's Market OPEC Strategic Planning |
title_short |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
title_full |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
title_fullStr |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
title_full_unstemmed |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
title_sort |
Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol |
author |
Cadete, Carlos Avelino Manuel |
author_facet |
Cadete, Carlos Avelino Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Joaquim Alexandre dos Ramos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cadete, Carlos Avelino Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Petróleo Estratégia Petrolífera Mercado Petrolífero OPEP Sonangol Planeamento Estratégico Petroleum Petroleunfs Strategy Petroleum's Market OPEC Strategic Planning |
topic |
Petróleo Estratégia Petrolífera Mercado Petrolífero OPEP Sonangol Planeamento Estratégico Petroleum Petroleunfs Strategy Petroleum's Market OPEC Strategic Planning |
description |
Mestrado em Economia Internacional |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-08 1998-08-01T00:00:00Z 2018-09-28T13:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15997 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadete, Carlos Avelino Manuel (1998). "Estratégia comercial das empresas petrolíferas : o caso da Sonangol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131104028917760 |