Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17641 |
Resumo: | Objetivo: Compreender quais as variáveis que são preditoras do desenvolvimento das dimensões das competências relacionais na preservação da intimidade do utente. Métodos: Estudo descritivo – correlacional de abordagem quantitativa. População acessível - estudantes da licenciatura em enfermagem de duas escolas. Instrumentos de recolha de dados, questionário de caracterização dos estudantes, do contexto clínico e um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda. Tratamento dos dados com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic. Realizados procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Resultados: Identificámos três preditores estatisticamente significativos: Escola, Ano, Acompanhamento em Ensino Clínico, através dos métodos de seleção de preditores (seleção de Forward, seleção Backward e seleção Stepwise). Fizemos a análise para cada uma das dimensões das competências relacionais, competências genéricas, competências empáticas, das competências de comunicação e competências de contacto. Conclusões: As variáveis ano do curso e escola A ou B são variáveis preditoras das competências relacionais e de todas as dimensões dessas competências, o que significa que têm poder explicativo no desenvolvimento das competências relacionais nestes estudantes. |
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Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utenteLos predictores del desarrollo de las habilidades relacionales en la preservación de la privacidad del usuarioPredictors of relational skills development on user intimacy preservationAnálise de Regressãoeducação baseada em competênciasrelações enfermeiro-pacienteconfidencialidadeObjetivo: Compreender quais as variáveis que são preditoras do desenvolvimento das dimensões das competências relacionais na preservação da intimidade do utente. Métodos: Estudo descritivo – correlacional de abordagem quantitativa. População acessível - estudantes da licenciatura em enfermagem de duas escolas. Instrumentos de recolha de dados, questionário de caracterização dos estudantes, do contexto clínico e um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda. Tratamento dos dados com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic. Realizados procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Resultados: Identificámos três preditores estatisticamente significativos: Escola, Ano, Acompanhamento em Ensino Clínico, através dos métodos de seleção de preditores (seleção de Forward, seleção Backward e seleção Stepwise). Fizemos a análise para cada uma das dimensões das competências relacionais, competências genéricas, competências empáticas, das competências de comunicação e competências de contacto. Conclusões: As variáveis ano do curso e escola A ou B são variáveis preditoras das competências relacionais e de todas as dimensões dessas competências, o que significa que têm poder explicativo no desenvolvimento das competências relacionais nestes estudantes.Universidade de Évora2016-02-29T17:24:13Z2016-02-292015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17641http://hdl.handle.net/10174/17641porZangão, MOB & Mendes FRP (2015, dezembro). Variáveis Preditoras do Desenvolvimento das Competências Relacionais na Preservação da Intimidade do Utente. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento. 1(3): 287-302. Disponível em: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/722183-6663otiliaz@uevora.ptfm@uevora.ptZangão, OtíliaMendes, Felisminainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:38.882198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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