Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zangão, Otília
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendes, Felismina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17641
Resumo: Objetivo: Compreender quais as variáveis que são preditoras do desenvolvimento das dimensões das competências relacionais na preservação da intimidade do utente. Métodos: Estudo descritivo – correlacional de abordagem quantitativa. População acessível - estudantes da licenciatura em enfermagem de duas escolas. Instrumentos de recolha de dados, questionário de caracterização dos estudantes, do contexto clínico e um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda. Tratamento dos dados com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic. Realizados procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Resultados: Identificámos três preditores estatisticamente significativos: Escola, Ano, Acompanhamento em Ensino Clínico, através dos métodos de seleção de preditores (seleção de Forward, seleção Backward e seleção Stepwise). Fizemos a análise para cada uma das dimensões das competências relacionais, competências genéricas, competências empáticas, das competências de comunicação e competências de contacto. Conclusões: As variáveis ano do curso e escola A ou B são variáveis preditoras das competências relacionais e de todas as dimensões dessas competências, o que significa que têm poder explicativo no desenvolvimento das competências relacionais nestes estudantes.
id RCAP_e504321b55196aab51bb382e670edad5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utenteLos predictores del desarrollo de las habilidades relacionales en la preservación de la privacidad del usuarioPredictors of relational skills development on user intimacy preservationAnálise de Regressãoeducação baseada em competênciasrelações enfermeiro-pacienteconfidencialidadeObjetivo: Compreender quais as variáveis que são preditoras do desenvolvimento das dimensões das competências relacionais na preservação da intimidade do utente. Métodos: Estudo descritivo – correlacional de abordagem quantitativa. População acessível - estudantes da licenciatura em enfermagem de duas escolas. Instrumentos de recolha de dados, questionário de caracterização dos estudantes, do contexto clínico e um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda. Tratamento dos dados com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic. Realizados procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Resultados: Identificámos três preditores estatisticamente significativos: Escola, Ano, Acompanhamento em Ensino Clínico, através dos métodos de seleção de preditores (seleção de Forward, seleção Backward e seleção Stepwise). Fizemos a análise para cada uma das dimensões das competências relacionais, competências genéricas, competências empáticas, das competências de comunicação e competências de contacto. Conclusões: As variáveis ano do curso e escola A ou B são variáveis preditoras das competências relacionais e de todas as dimensões dessas competências, o que significa que têm poder explicativo no desenvolvimento das competências relacionais nestes estudantes.Universidade de Évora2016-02-29T17:24:13Z2016-02-292015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17641http://hdl.handle.net/10174/17641porZangão, MOB & Mendes FRP (2015, dezembro). Variáveis Preditoras do Desenvolvimento das Competências Relacionais na Preservação da Intimidade do Utente. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento. 1(3): 287-302. Disponível em: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/722183-6663otiliaz@uevora.ptfm@uevora.ptZangão, OtíliaMendes, Felisminainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:38.882198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
Los predictores del desarrollo de las habilidades relacionales en la preservación de la privacidad del usuario
Predictors of relational skills development on user intimacy preservation
title Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
spellingShingle Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
Zangão, Otília
Análise de Regressão
educação baseada em competências
relações enfermeiro-paciente
confidencialidade
title_short Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
title_full Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
title_fullStr Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
title_full_unstemmed Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
title_sort Variáveis preditoras do desenvolvimento das competências relacionais na preservação da intimidade do utente
author Zangão, Otília
author_facet Zangão, Otília
Mendes, Felismina
author_role author
author2 Mendes, Felismina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zangão, Otília
Mendes, Felismina
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Regressão
educação baseada em competências
relações enfermeiro-paciente
confidencialidade
topic Análise de Regressão
educação baseada em competências
relações enfermeiro-paciente
confidencialidade
description Objetivo: Compreender quais as variáveis que são preditoras do desenvolvimento das dimensões das competências relacionais na preservação da intimidade do utente. Métodos: Estudo descritivo – correlacional de abordagem quantitativa. População acessível - estudantes da licenciatura em enfermagem de duas escolas. Instrumentos de recolha de dados, questionário de caracterização dos estudantes, do contexto clínico e um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda. Tratamento dos dados com recurso ao Software IBM® SPSS® Statistic. Realizados procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em enfermagem com seres humanos. Resultados: Identificámos três preditores estatisticamente significativos: Escola, Ano, Acompanhamento em Ensino Clínico, através dos métodos de seleção de preditores (seleção de Forward, seleção Backward e seleção Stepwise). Fizemos a análise para cada uma das dimensões das competências relacionais, competências genéricas, competências empáticas, das competências de comunicação e competências de contacto. Conclusões: As variáveis ano do curso e escola A ou B são variáveis preditoras das competências relacionais e de todas as dimensões dessas competências, o que significa que têm poder explicativo no desenvolvimento das competências relacionais nestes estudantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-29T17:24:13Z
2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17641
http://hdl.handle.net/10174/17641
url http://hdl.handle.net/10174/17641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zangão, MOB & Mendes FRP (2015, dezembro). Variáveis Preditoras do Desenvolvimento das Competências Relacionais na Preservação da Intimidade do Utente. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento. 1(3): 287-302. Disponível em: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/72
2183-6663
otiliaz@uevora.pt
fm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550380500779008