Aprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200009 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre adição e subtracção que incidiu sobre a aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo a que este artigo se reporta, aborda as competências de adição e de subtracção, avaliando-as através de um instrumento construido com base em modelos da aprendizagem postulados pelas teorias piagetiana e cognitiva. A amostra foi constituída por 54 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos (2.º e 4.º anos de escolaridade) de escolas do distrito do Porto. O instrumento de avaliação está organizado em dois níveis de dificuldade (Nível 1 Nível 2), de acordo com o nível de escolarização das crianças. Ambos os níveis de teste incluem diversos sub-testes, por exemplo contagem, cálculo e resolução de problemas. Os resultados confirmam alguns dados teóricos e empíricos relativos ao ensino e à aprendizagem da matemática. Assim, enquanto que as crianças mais jovens usam mais estratégias manipulativas e o recurso a materiais concretos, as mais velhas adoptam sobretudo estratégias mentais. Estas crianças distin-guem-se igualmente no facto das mais jovens serem induzidas, na escolha das estratégias a adoptar, pelas características semânticas do enunciado do problema, enquanto que as mais velhas orientam-se mais pelos procedimentos formais (ensino escolar). Finalmente, os resultados sugerem que esta prova de avaliação é útil para a identificação dos conhecimentos e das estratégias que as crianças utilizam na resolução das tarefas de adição e de subtracção, constituindo-se num meio auxiliar dos professores na implementação de ensino individualizado neste domínio. |
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Aprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino BásicoAdição e subtracçãocontagem e cálculoensino-aprendizagem da matemáticaEste artigo apresenta os resultados de um estudo sobre adição e subtracção que incidiu sobre a aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo a que este artigo se reporta, aborda as competências de adição e de subtracção, avaliando-as através de um instrumento construido com base em modelos da aprendizagem postulados pelas teorias piagetiana e cognitiva. A amostra foi constituída por 54 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos (2.º e 4.º anos de escolaridade) de escolas do distrito do Porto. O instrumento de avaliação está organizado em dois níveis de dificuldade (Nível 1 Nível 2), de acordo com o nível de escolarização das crianças. Ambos os níveis de teste incluem diversos sub-testes, por exemplo contagem, cálculo e resolução de problemas. Os resultados confirmam alguns dados teóricos e empíricos relativos ao ensino e à aprendizagem da matemática. Assim, enquanto que as crianças mais jovens usam mais estratégias manipulativas e o recurso a materiais concretos, as mais velhas adoptam sobretudo estratégias mentais. Estas crianças distin-guem-se igualmente no facto das mais jovens serem induzidas, na escolha das estratégias a adoptar, pelas características semânticas do enunciado do problema, enquanto que as mais velhas orientam-se mais pelos procedimentos formais (ensino escolar). Finalmente, os resultados sugerem que esta prova de avaliação é útil para a identificação dos conhecimentos e das estratégias que as crianças utilizam na resolução das tarefas de adição e de subtracção, constituindo-se num meio auxiliar dos professores na implementação de ensino individualizado neste domínio.ISPA-Instituto Universitário1998-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200009Análise Psicológica v.16 n.2 1998reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200009Almeida,Ana Maria BaptistaAlmeida,Leandro S.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:59:40Zoai:scielo:S0870-82311998000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:15:52.553076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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