O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Rosa Lídia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692
Resumo: The ultimate aim of advertising is to convince the target audience to purchase goods or services. In order to make the message more appealing and easily recalled by the consumer, all rhetorical strategies are, therefore, used. One of the most interesting is the presence of intertextual links to familiar texts such as children’s short stories. For this search, I selected a corpus of 30 advertisements published in Portugal containing either text or image extracted from well -known fairy tales. The pictorial and linguistic strategies used in this fusion between conceptual domains were studied and exemplified.
id RCAP_e50a5004b054ccf4612f95e105138e44
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/5692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricasThe ultimate aim of advertising is to convince the target audience to purchase goods or services. In order to make the message more appealing and easily recalled by the consumer, all rhetorical strategies are, therefore, used. One of the most interesting is the presence of intertextual links to familiar texts such as children’s short stories. For this search, I selected a corpus of 30 advertisements published in Portugal containing either text or image extracted from well -known fairy tales. The pictorial and linguistic strategies used in this fusion between conceptual domains were studied and exemplified.O texto publicitário tem como finalidade última convencer o público -alvo a adquirir o bem ou o serviço publicitado. A fim de tornar a mensagem mais apelativa e facilmente inscrita na memória do consumidor, todas as estratégias retóricas são utilizadas. Uma das mais interessantes é a presença de pontes intertextuais para textos familiares, como é o caso das histórias infantis. Nesta pesquisa, selecionámos um corpus de 30 textos publicitários publicados em Portugal, apresentando, no texto ou na imagem, elementos extraídos de contos maravilhosos conhecidos. As estratégias pictóricas e linguísticas utilizadas nesta fusão entre domínios conceptuais foram estudadas e exemplificadas.UA Editora - Universidade de Aveiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692Forma Breve; No 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-60Forma Breve; n.º 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-602183-47091645-927Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692/4210Coimbra, Rosa Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T18:46:42Zoai:proa.ua.pt:article/5692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:54.468301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
title O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
spellingShingle O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
Coimbra, Rosa Lídia
title_short O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
title_full O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
title_fullStr O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
title_full_unstemmed O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
title_sort O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
author Coimbra, Rosa Lídia
author_facet Coimbra, Rosa Lídia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Rosa Lídia
description The ultimate aim of advertising is to convince the target audience to purchase goods or services. In order to make the message more appealing and easily recalled by the consumer, all rhetorical strategies are, therefore, used. One of the most interesting is the presence of intertextual links to familiar texts such as children’s short stories. For this search, I selected a corpus of 30 advertisements published in Portugal containing either text or image extracted from well -known fairy tales. The pictorial and linguistic strategies used in this fusion between conceptual domains were studied and exemplified.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692
https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692
url https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692
https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692/4210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv UA Editora - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Forma Breve; No 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-60
Forma Breve; n.º 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-60
2183-4709
1645-927X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130493551116288