O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692 |
Resumo: | The ultimate aim of advertising is to convince the target audience to purchase goods or services. In order to make the message more appealing and easily recalled by the consumer, all rhetorical strategies are, therefore, used. One of the most interesting is the presence of intertextual links to familiar texts such as children’s short stories. For this search, I selected a corpus of 30 advertisements published in Portugal containing either text or image extracted from well -known fairy tales. The pictorial and linguistic strategies used in this fusion between conceptual domains were studied and exemplified. |
id |
RCAP_e50a5004b054ccf4612f95e105138e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/5692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricasThe ultimate aim of advertising is to convince the target audience to purchase goods or services. In order to make the message more appealing and easily recalled by the consumer, all rhetorical strategies are, therefore, used. One of the most interesting is the presence of intertextual links to familiar texts such as children’s short stories. For this search, I selected a corpus of 30 advertisements published in Portugal containing either text or image extracted from well -known fairy tales. The pictorial and linguistic strategies used in this fusion between conceptual domains were studied and exemplified.O texto publicitário tem como finalidade última convencer o público -alvo a adquirir o bem ou o serviço publicitado. A fim de tornar a mensagem mais apelativa e facilmente inscrita na memória do consumidor, todas as estratégias retóricas são utilizadas. Uma das mais interessantes é a presença de pontes intertextuais para textos familiares, como é o caso das histórias infantis. Nesta pesquisa, selecionámos um corpus de 30 textos publicitários publicados em Portugal, apresentando, no texto ou na imagem, elementos extraídos de contos maravilhosos conhecidos. As estratégias pictóricas e linguísticas utilizadas nesta fusão entre domínios conceptuais foram estudadas e exemplificadas.UA Editora - Universidade de Aveiro2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692Forma Breve; No 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-60Forma Breve; n.º 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-602183-47091645-927Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692/4210Coimbra, Rosa Lídiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T18:46:42Zoai:proa.ua.pt:article/5692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:54.468301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
title |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
spellingShingle |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas Coimbra, Rosa Lídia |
title_short |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
title_full |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
title_fullStr |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
title_full_unstemmed |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
title_sort |
O conto infantil no anúncio publicitário em Portugal: Estratégias linguísticas e pictóricas |
author |
Coimbra, Rosa Lídia |
author_facet |
Coimbra, Rosa Lídia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coimbra, Rosa Lídia |
description |
The ultimate aim of advertising is to convince the target audience to purchase goods or services. In order to make the message more appealing and easily recalled by the consumer, all rhetorical strategies are, therefore, used. One of the most interesting is the presence of intertextual links to familiar texts such as children’s short stories. For this search, I selected a corpus of 30 advertisements published in Portugal containing either text or image extracted from well -known fairy tales. The pictorial and linguistic strategies used in this fusion between conceptual domains were studied and exemplified. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692 https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692 |
url |
https://doi.org/10.34624/fb.v0i9.5692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692 https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/5692/4210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Forma Breve; No 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-60 Forma Breve; n.º 9 (2012): Conto interpolado: ciclo de contos; 45-60 2183-4709 1645-927X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130493551116288 |