Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24899
Resumo: O conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações.
id RCAP_e50a9693ec8919ddec134ff89d244681
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizaçõesFelicidadeFelicidade no trabalhoMarketingMarketing internoBoas práticasO conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações.The concept of happiness, due to its scope and different ways in which it can be analysed in the work context, is capable of constituting itself as a management tool associated with internal marketing issues. Properly valued, this tool can contribute to greater employee satisfaction and commitment to the organization. This dissertation approaches the theme of happiness at work and aims to inventory a set of good practices and recommendations that can be constituted as contributors of happiness in organizations. The idea of happiness at work and the possibility of the concept to change practices of the organizations, led us to formulate several research questions. In fact, we try to perceive that specific types of strategies capable of contributing to an increase in happiness are susceptible of being modified in the practices of the organizations; and that practical recommendations that may constitute themselves as contributors to happiness can be indicated to organizations. To meet the challenge proposed and based on the review article of Fisher (2010), we opted for a qualitative descriptive methodology coupled with a developmental research. The results obtained by the theoretical study developed allow us to present a set of suggestions that may be presented as a manual of good practices for organizations.2018-12-13T12:05:45Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24899TID:202237427porMagalhães, Sandrina de Jesus Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:39Zoai:ria.ua.pt:10773/24899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:24.973330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
title Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
spellingShingle Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro
Felicidade
Felicidade no trabalho
Marketing
Marketing interno
Boas práticas
title_short Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
title_full Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
title_fullStr Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
title_full_unstemmed Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
title_sort Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
author Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro
author_facet Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade
Felicidade no trabalho
Marketing
Marketing interno
Boas práticas
topic Felicidade
Felicidade no trabalho
Marketing
Marketing interno
Boas práticas
description O conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13T12:05:45Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24899
TID:202237427
url http://hdl.handle.net/10773/24899
identifier_str_mv TID:202237427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137638180978688