A importância da felicidade organizacional no desenvolvimento de uma estratégia de marketing interno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Matilde Mota Magalhães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41333
Resumo: A presente investigação aborda um tema com o qual as empresas, investigadores, profissionais e futuros integrantes no mercado de trabalho estão cada vez mais familiarizados: a Felicidade Organizacional. Embora a temática seja frequentemente associada ao papel dos Recursos Humanos, a Felicidade Organizacional possui um papel decisivo na implementação de uma estratégia de Marketing Interno e na gestão de uma empresa. Tal é conseguido através da implementação de práticas que visem fomentar o bom ambiente e a boa experiência organizacional, fortalecer relações, gerar compromisso afetivo, aumentar a satisfação e motivação dos colaborares, bem como a sua produtividade e, por conseguinte, a sua retenção. Neste sentido, a Socialized, agência de Marketing Digital e resultados, proporcionou a realização de um estudo de caso que teve como principal objetivo compreender a importância da Felicidade Organizacional na criação de um departamento de Marketing Interno. Atualmente, a empresa não dispõe de um departamento que se dedique exclusivamente ao Marketing Interno, ainda assim, os gestores procuram trabalhar a Felicidade Organizacional, através da promoção de algumas práticas. Posto isto, foi necessário entrevistar todos os colaboradores da empresa, oito no seu total, todos eles com funções distintas, para identificar que práticas de Marketing Interno já são promovidas internamente, de que forma a Felicidade Organizacional é trabalhada e compreender o seu contributo para o bom funcionamento da organização. No final deste estudo serão feitas recomendações que a Socialized poderá colocar em prática, tendo em vista aumentar a felicidade dos colaboradores.
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