Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24899 |
Resumo: | O conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações. |
id |
RCAP_e50a9693ec8919ddec134ff89d244681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/24899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizaçõesFelicidadeFelicidade no trabalhoMarketingMarketing internoBoas práticasO conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações.The concept of happiness, due to its scope and different ways in which it can be analysed in the work context, is capable of constituting itself as a management tool associated with internal marketing issues. Properly valued, this tool can contribute to greater employee satisfaction and commitment to the organization. This dissertation approaches the theme of happiness at work and aims to inventory a set of good practices and recommendations that can be constituted as contributors of happiness in organizations. The idea of happiness at work and the possibility of the concept to change practices of the organizations, led us to formulate several research questions. In fact, we try to perceive that specific types of strategies capable of contributing to an increase in happiness are susceptible of being modified in the practices of the organizations; and that practical recommendations that may constitute themselves as contributors to happiness can be indicated to organizations. To meet the challenge proposed and based on the review article of Fisher (2010), we opted for a qualitative descriptive methodology coupled with a developmental research. The results obtained by the theoretical study developed allow us to present a set of suggestions that may be presented as a manual of good practices for organizations.2018-12-13T12:05:45Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24899TID:202237427porMagalhães, Sandrina de Jesus Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:39Zoai:ria.ua.pt:10773/24899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:24.973330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
title |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
spellingShingle |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro Felicidade Felicidade no trabalho Marketing Marketing interno Boas práticas |
title_short |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
title_full |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
title_fullStr |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
title_full_unstemmed |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
title_sort |
Felicidade no trabalho: proposta de um manual de boas práticas para as organizações |
author |
Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro |
author_facet |
Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Sandrina de Jesus Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Felicidade Felicidade no trabalho Marketing Marketing interno Boas práticas |
topic |
Felicidade Felicidade no trabalho Marketing Marketing interno Boas práticas |
description |
O conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, é passível de se constituir como ferramenta de gestão associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do funcionário com a organização. Esta dissertação aborda a temática da felicidade no trabalho e tem como objetivo inventariar um conjunto de boas práticas e recomendações que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade das organizações. A ideia de felicidade no trabalho e a eventual possibilidade do conceito poder alterar práticas das organizações, induziu-nos a formular diversas questões de investigação. Com efeito, procuramos perceber que tipos de estratégias específicas capazes de contribuírem para um aumento da felicidade são suscetíveis de serem modificadas nas práticas das organizações, e que recomendações práticas que possam constituir-se como contribuintes da felicidade podem ser indicadas às organizações. Para fazer face ao desafio proposto e utilizando como base o artigo de revisão de Fisher (2010), optamos por uma metodologia descritiva do tipo qualitativa conjugada com uma investigação de desenvolvimento. Os resultados conseguidos pelo estudo teórico desenvolvido permitem-nos apresentar um conjungo de sugestões que possam constituir-se como um manual de boas práticas para as organizações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13T12:05:45Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/24899 TID:202237427 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/24899 |
identifier_str_mv |
TID:202237427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137638180978688 |