Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/6343 |
Resumo: | As sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico. |
id |
RCAP_e50de02615aaa7e59f6ce2b963fba463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/6343 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVTCriação artísticaEducação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)Arte modernaTrabalho de projectoActividades de aprendizagemAprendizagem pela descobertaAs sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico.The successive transformations that characterize the current days propose new patterns, where the education system plays a major role, seeking to give an answer to the needs that arise over time. The search for new methodologies and practices is relentless and tries to follow to the amount of information and the ease access to knowledge. The diversity of resources and the meeting of numerous subjects are components of this process, which is called contemporary. This study raises the importance of Arts Education through an approach to contemporary art in the school subject of Visual and Technological Education. It was prepared in a three-moment project, which aims to bring together different languages. It explores new possibilities to develop in an educational context that encourages significant learning in which students give answers to their on-going discovery process. It is a proposal that intends to resituate the exploration of the subject Visual and Technological Education in the current context. The Environment rises as a device that, from the usual, develops different looks, in which the experimentation process is central to grow students artistic and aesthetic sense.Universidade de Aveiro2012-02-14T14:46:45Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6343porVargues, Ângela Cristina Matias Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:05Zoai:ria.ua.pt:10773/6343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:31.638179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
title |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
spellingShingle |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT Vargues, Ângela Cristina Matias Correia Criação artística Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal) Arte moderna Trabalho de projecto Actividades de aprendizagem Aprendizagem pela descoberta |
title_short |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
title_full |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
title_fullStr |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
title_full_unstemmed |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
title_sort |
Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
author |
Vargues, Ângela Cristina Matias Correia |
author_facet |
Vargues, Ângela Cristina Matias Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargues, Ângela Cristina Matias Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação artística Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal) Arte moderna Trabalho de projecto Actividades de aprendizagem Aprendizagem pela descoberta |
topic |
Criação artística Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal) Arte moderna Trabalho de projecto Actividades de aprendizagem Aprendizagem pela descoberta |
description |
As sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-02-14T14:46:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/6343 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/6343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137496508923904 |