Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargues, Ângela Cristina Matias Correia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/6343
Resumo: As sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico.
id RCAP_e50de02615aaa7e59f6ce2b963fba463
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/6343
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVTCriação artísticaEducação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)Arte modernaTrabalho de projectoActividades de aprendizagemAprendizagem pela descobertaAs sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico.The successive transformations that characterize the current days propose new patterns, where the education system plays a major role, seeking to give an answer to the needs that arise over time. The search for new methodologies and practices is relentless and tries to follow to the amount of information and the ease access to knowledge. The diversity of resources and the meeting of numerous subjects are components of this process, which is called contemporary. This study raises the importance of Arts Education through an approach to contemporary art in the school subject of Visual and Technological Education. It was prepared in a three-moment project, which aims to bring together different languages. It explores new possibilities to develop in an educational context that encourages significant learning in which students give answers to their on-going discovery process. It is a proposal that intends to resituate the exploration of the subject Visual and Technological Education in the current context. The Environment rises as a device that, from the usual, develops different looks, in which the experimentation process is central to grow students artistic and aesthetic sense.Universidade de Aveiro2012-02-14T14:46:45Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6343porVargues, Ângela Cristina Matias Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:05Zoai:ria.ua.pt:10773/6343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:31.638179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
title Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
spellingShingle Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
Vargues, Ângela Cristina Matias Correia
Criação artística
Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)
Arte moderna
Trabalho de projecto
Actividades de aprendizagem
Aprendizagem pela descoberta
title_short Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
title_full Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
title_fullStr Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
title_full_unstemmed Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
title_sort Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT
author Vargues, Ângela Cristina Matias Correia
author_facet Vargues, Ângela Cristina Matias Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargues, Ângela Cristina Matias Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)
Arte moderna
Trabalho de projecto
Actividades de aprendizagem
Aprendizagem pela descoberta
topic Criação artística
Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal)
Arte moderna
Trabalho de projecto
Actividades de aprendizagem
Aprendizagem pela descoberta
description As sucessivas transformações que caraterizam a atualidade propõem novas configurações, onde o sistema educativo desempenha um dos mais importantes papéis, procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao longo dos tempos. A procura de novas práticas e metodologias é uma constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se como componentes deste processo, a que designamos contemporâneo. Este estudo coloca a importância da Educação Artística através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos, que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na prática o seu processo de descoberta. É uma proposta que pretende ressituar a exploração da disciplina no contexto atual. O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido estético e artístico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-14T14:46:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/6343
url http://hdl.handle.net/10773/6343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137496508923904