A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, António Jorge Simões Vasques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10179
Resumo: Capítulo 1 O primeiro capítulo deste Relatório de Estágio Pedagógico apresenta resumindamente todo o ano letivo 2017/2018, realizado na Escola Professor Mendes dos Remédios que é sede do Agrupamento de Escolas de Nisa. O trabalho desenvolvido visa aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, tanto ao nível académico como extracurricular e foi acompanhado de perto pelo Orientador Cooperante José Louro. Numa primeira fase está descrita a Escola, os seus objetivos e caraterísticas, e numa fase seguinte estão descriminados os métodos utilizados, as tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. No decorrer do Estágio Pedagógico ocorreu uma colaboração direta com as turmas do 12º ano e um acompanhamento do Desporto Escolar na modalidade de atletismo e do Diretor de turma. No final do capítulo será apresentada uma reflexão final,que aborda todos os aspetos positivos e menos positivos de todo o trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico. Capítulo 2 No capítulo dois é apresentado o estudo realizado, a sua aplicação prática e são posteriormente retiradas as devidas conclusões. O objetivo do estudo foi perceber se existe uma relação entre a Educação Física e a melhoria do desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas curriculares. Foram observados os 94 alunos das turmas de 10º, 11º e 12º ano de escolaridade da Escola Professor Mendes dos Remédios. Para a obtenção de resultados utilizaram-se os seguintes testes: Teste de KolmogorovSmirnov (K-S) para testar a normalidade para (n=30) e o Coeficiente de Correlação de Spearman para a obtenção dos resultados finais. Conclui-se assim que a Educação Física tem influência positiva no desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas.
id RCAP_e51b18ebbdd7492804fe54c7a8ceb4f0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino SecundárioRelatório de Estágio PedagógicoAlunosDesempenho AcadémicoDesporto EscolarEducação FísicaEscolaEstágio PedagógicoInfluência PositivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoCapítulo 1 O primeiro capítulo deste Relatório de Estágio Pedagógico apresenta resumindamente todo o ano letivo 2017/2018, realizado na Escola Professor Mendes dos Remédios que é sede do Agrupamento de Escolas de Nisa. O trabalho desenvolvido visa aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, tanto ao nível académico como extracurricular e foi acompanhado de perto pelo Orientador Cooperante José Louro. Numa primeira fase está descrita a Escola, os seus objetivos e caraterísticas, e numa fase seguinte estão descriminados os métodos utilizados, as tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. No decorrer do Estágio Pedagógico ocorreu uma colaboração direta com as turmas do 12º ano e um acompanhamento do Desporto Escolar na modalidade de atletismo e do Diretor de turma. No final do capítulo será apresentada uma reflexão final,que aborda todos os aspetos positivos e menos positivos de todo o trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico. Capítulo 2 No capítulo dois é apresentado o estudo realizado, a sua aplicação prática e são posteriormente retiradas as devidas conclusões. O objetivo do estudo foi perceber se existe uma relação entre a Educação Física e a melhoria do desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas curriculares. Foram observados os 94 alunos das turmas de 10º, 11º e 12º ano de escolaridade da Escola Professor Mendes dos Remédios. Para a obtenção de resultados utilizaram-se os seguintes testes: Teste de KolmogorovSmirnov (K-S) para testar a normalidade para (n=30) e o Coeficiente de Correlação de Spearman para a obtenção dos resultados finais. Conclui-se assim que a Educação Física tem influência positiva no desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas.Chapter 1 The first chapter of this Pedagogical Stage Report summarizes the entire 2017/2018 school year, held at the Professor Mendes dos Remédios School, which is the headquarters of the Nisa School Group. The work developed aims to apply all the knowledge acquired during the training, both at the academic and extracurricular level and was closely monitored by the Cooperative Advisor José Louro. In a first phase the School is described, its objectives and characteristics, and in a next phase are described the methods used, the tasks and activities carried out throughout the school year. In the course of the Pedagogical Stage there was a direct collaboration with the classes of the 12th year, a follow-up of the School Sport in the athletics modality and also of the Class Director. At the end of the chapter is a final reflection, which addresses all the positive and less positive aspects of all the work done during the Pedagogical Stage. Chapter 2 In this chapter two the study is presented, its practical application and conclusions are drawn later. The objective of the study was to understand if there is a relationship between Physical Education and the improvement of academic performance of students in other curricular subjects. It was observed the 94 students of the classes of 10º, 11º and 12º of schooling of the Professor Mendes of the Remedies. To obtain results, the following tests were used: Kolmogorov-Smirnov test (K-S) to test normality for (n=30) and Spearman's Correlation Coefficient to obtain the final results. It is concluded that Physical Education has a positive influence on the academic performance of students in the remaining disciplines.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumLeal, António Jorge Simões Vasques2020-03-23T16:11:31Z2018-11-122018-10-082018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10179TID:202356019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:12.309996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
Relatório de Estágio Pedagógico
title A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
spellingShingle A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
Leal, António Jorge Simões Vasques
Alunos
Desempenho Académico
Desporto Escolar
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Influência Positiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
title_full A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
title_fullStr A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
title_full_unstemmed A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
title_sort A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino Secundário
author Leal, António Jorge Simões Vasques
author_facet Leal, António Jorge Simões Vasques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, António Jorge Simões Vasques
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Desempenho Académico
Desporto Escolar
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Influência Positiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Alunos
Desempenho Académico
Desporto Escolar
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Influência Positiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Capítulo 1 O primeiro capítulo deste Relatório de Estágio Pedagógico apresenta resumindamente todo o ano letivo 2017/2018, realizado na Escola Professor Mendes dos Remédios que é sede do Agrupamento de Escolas de Nisa. O trabalho desenvolvido visa aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, tanto ao nível académico como extracurricular e foi acompanhado de perto pelo Orientador Cooperante José Louro. Numa primeira fase está descrita a Escola, os seus objetivos e caraterísticas, e numa fase seguinte estão descriminados os métodos utilizados, as tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. No decorrer do Estágio Pedagógico ocorreu uma colaboração direta com as turmas do 12º ano e um acompanhamento do Desporto Escolar na modalidade de atletismo e do Diretor de turma. No final do capítulo será apresentada uma reflexão final,que aborda todos os aspetos positivos e menos positivos de todo o trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico. Capítulo 2 No capítulo dois é apresentado o estudo realizado, a sua aplicação prática e são posteriormente retiradas as devidas conclusões. O objetivo do estudo foi perceber se existe uma relação entre a Educação Física e a melhoria do desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas curriculares. Foram observados os 94 alunos das turmas de 10º, 11º e 12º ano de escolaridade da Escola Professor Mendes dos Remédios. Para a obtenção de resultados utilizaram-se os seguintes testes: Teste de KolmogorovSmirnov (K-S) para testar a normalidade para (n=30) e o Coeficiente de Correlação de Spearman para a obtenção dos resultados finais. Conclui-se assim que a Educação Física tem influência positiva no desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2018-10-08
2018-11-12T00:00:00Z
2020-03-23T16:11:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10179
TID:202356019
url http://hdl.handle.net/10400.6/10179
identifier_str_mv TID:202356019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136392184332288