Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Luísa da Silva Gomes Rosado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15075
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_e53dc71b981053a6f88ce9215d6aeb70
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de PalmelaAnsiedade na performance musicalComportamentos de evitamentoAuto-depreciaçãoEnsinoEstratégiasContrabaixoConservatório Regional de PalmelaMusic performance anxietyAvoidance behaviourSelf-depreciat ionTeachingStrategiesDoublebassRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - Esta secção incide na prática pedagógica do Estágio realizado no Conservatório Regional de Palmela (CRP) durante o ano lectivo de 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Primeiramente, foi feita a caracterização da escola, com uma breve contextualização histórica, e dos alunos visados pelo estágio. Foram seleccionados três alunos de níveis diferentes: um aluno do segundo ano de iniciação, um aluno de segundo grau (ensino básico) e um aluno de oitavo grau (ensino secundário) e, para cada um deles, foram realizados trinta planos de aula e uma planificação anual. De seguida, são descritos as estratégias e os métodos utilizados, o repertório trabalhado e os objectivos definidos, consoante o nível de ensino e dificuldades sentidas por cada aluno. Finalmente, foi feita uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido durante este ano lectivo com estes alunos.Resumo II (Investigação) - Nesta secção, debruço-me sobre as estratégias que podem ser aplicadas na sala de aula por alunos e professores, no contexto da aula individual de instrumento, com o objectivo de mitigar os comportamentos de evitamento e de auto-depreciação, que potenciam o aparecimento de ansiedade na performance musical. Apliquei questionários aos alunos participantes, com vista a avaliar a sua percepção de ansiedade em diversas situações, assim como identificar as estratégias que os alunos utilizam conscientemente para superar as suas dificuldades. De seguida, foram pesquisadas várias estratégias e técnicas, referidas e testadas em estudos realizados com músicos profissionais e estudantes, das quais foram selecionadas três para serem aplicadas na sala de aula. Os alunos tornaram a responder ao questionário, para conferir se as suas percepções sobre a sua ansiedade e se as suas opiniões sobre a eficácia das técnicas de estudo regularmente utilizadas foram alteradas após a aplicação das estratégias referidas. Pretendi aferir se o resultado final da performance destes alunos, avaliado externamente pelos professores, tendia a ser mais positivo e, adicionalmente, se, internamente, os alunos tinham a mesma percepção de eficácia. Esta secção termina com uma reflexão, onde são tiradas algumas conclusões.Abstract I (Teaching) - This section focuses on the teaching practice of the Internship Report, regarding the Masters in Education of the University Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). The internship took place in the music school Conservatório Regional de Palmela (CRP) during the school year of 2016/2017. First, the school (CRP) and the students involved were described, including a brief history. Three students of different levels were selected: one from the second year, one from the second grade and one from the eighth grade. For each student, thirty lesson plans were made in addition to an annual plan. Afterwards, the strategies and methods that were used are described, the repertoire that each student worked on is defined and the main goals are set for each student depending on their level and perceived challenges. Lastly, a critical reflection was made focusing on the work done with these three students during the year.Abstract II (Research) - In this section, I focus on the strategies than can be used in the classroom by students and teachers, within an individual instrument lesson, aiming the lessening of avoidance and selfdepreciation behaviors, that can lead to musical performance anxiety. I applied questionnaires to the participants students, with the intent of evaluating each student perception of its own anxiety levels and understand which strategies they consciously use to overcome their weaknesses. Several strategies and techniques that were mentioned in studies involving professional musicians and music students are referred and three were selected to be applied in the classroom. Afterwards, the students were asked to complete the questionnaire again to realize if their own perception of anxiety and if their opinion on the effectiveness of the study techniques they ususally apply alone have changed after the implementation of the classroom strategies. I aimed to assess if the final result of these students performance, as evaluated externally by teachers, was more sucessful and, furthermore, if the students had the same internal perception of effectiveness. This section ends with a reflection, where some conclusions are drawn.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRêgo, Manuel Luís ConductoRosa, João Manuel dos SantosRCIPLMarcelino, Luísa da Silva Gomes Rosado2022-11-04T16:41:15Z2021-04-222021-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15075TID:202764931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:48.604085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
title Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
spellingShingle Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
Marcelino, Luísa da Silva Gomes Rosado
Ansiedade na performance musical
Comportamentos de evitamento
Auto-depreciação
Ensino
Estratégias
Contrabaixo
Conservatório Regional de Palmela
Music performance anxiety
Avoidance behaviour
Self-depreciat ion
Teaching
Strategies
Doublebass
title_short Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
title_full Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
title_fullStr Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
title_full_unstemmed Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
title_sort Comportamentos de auto-depreciação e evitamento, potenciadores de ansiedade na performance musical: um estudo de caso com a classe de contrabaixo do Conservatório Regional de Palmela
author Marcelino, Luísa da Silva Gomes Rosado
author_facet Marcelino, Luísa da Silva Gomes Rosado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Manuel Luís Conducto
Rosa, João Manuel dos Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Luísa da Silva Gomes Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade na performance musical
Comportamentos de evitamento
Auto-depreciação
Ensino
Estratégias
Contrabaixo
Conservatório Regional de Palmela
Music performance anxiety
Avoidance behaviour
Self-depreciat ion
Teaching
Strategies
Doublebass
topic Ansiedade na performance musical
Comportamentos de evitamento
Auto-depreciação
Ensino
Estratégias
Contrabaixo
Conservatório Regional de Palmela
Music performance anxiety
Avoidance behaviour
Self-depreciat ion
Teaching
Strategies
Doublebass
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
2021-04-22T00:00:00Z
2022-11-04T16:41:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15075
TID:202764931
url http://hdl.handle.net/10400.21/15075
identifier_str_mv TID:202764931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133500510568448