Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino. |
id |
RCAP_e53fe9b089a05bd0e58af426aa4115d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742021000400108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemáticaeducação matemáticaformação de professorestrajetórias hipotéticas de aprendizagemResumo O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108Sisyphus - Journal of Education v.9 n.1 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108Ferreira,Pamela Emanueli AlvesSantos,João Ricardo Viola dosRossetto,Hallynnee Hellenn Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:20Zoai:scielo:S2182-84742021000400108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.535587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
title |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
spellingShingle |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática Ferreira,Pamela Emanueli Alves educação matemática formação de professores trajetórias hipotéticas de aprendizagem |
title_short |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
title_full |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
title_fullStr |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
title_full_unstemmed |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
title_sort |
Elaboração de Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem como Oportunidade para a Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática |
author |
Ferreira,Pamela Emanueli Alves |
author_facet |
Ferreira,Pamela Emanueli Alves Santos,João Ricardo Viola dos Rossetto,Hallynnee Hellenn Pires |
author_role |
author |
author2 |
Santos,João Ricardo Viola dos Rossetto,Hallynnee Hellenn Pires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Pamela Emanueli Alves Santos,João Ricardo Viola dos Rossetto,Hallynnee Hellenn Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática formação de professores trajetórias hipotéticas de aprendizagem |
topic |
educação matemática formação de professores trajetórias hipotéticas de aprendizagem |
description |
Resumo O objetivo deste artigo é descrever e analisar os elementos constituintes das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA), elaboradas por professores que ensinam matemática, em um contexto de formação continuada. A recolha de dados se baseou nas produções escritas de oito THA elaboradas no âmbito de uma oficina de formação continuada. A pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e se baseia na análise de conteúdo. Os resultados indicam que: os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica; os elementos constituintes das THA elaboradas se aproximam de suas práticas escolares; e estes elementos se associam aos domínios do conhecimento matemático para o ensino. A elaboração de THA realizada por professores de matemática se mostra como uma oportunidade para formação docente, na qual demandas matemáticas e pedagógicas se configuram como cenário para discussões, problematizações e produções de conhecimentos matemáticos para o ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000400108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.9 n.1 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392374841344 |