Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36495 |
Resumo: | A planificação é um instrumento essencial na organização da prática pedagógica e encontra-se entre os aspetos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a problemática deste projeto de investigação surgiu do interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a planificação em creche, valorizando o envolvimento das crianças nas suas explorações e brincadeiras espontâneas e documentando-as em forma de narrativas de aprendizagem. Importa ainda salientar que o estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido ao longo da prática educativa num contexto de estágio em creche, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar, procurando retratar e refletir sobre todo esse itinerário formativo. Neste estudo, procurámos assim determinar como é que as narrativas de aprendizagem podem ser a base para uma planificação que vá ao encontro dos desafios enfrentados pelas crianças, dos seus interesses e necessidades. Deste modo, foram elaboradas quatro narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças e respetivos registos, com a finalidade de partir das mesmas para a planificação de atividades, dando novas oportunidades de aprendizagem ao grupo em geral e à criança em particular. Em resultado desta intervenção foi possível concluir que o uso das narrativas de aprendizagem possui um enorme potencial para a planificação em creche, para o reajuste de determinadas práticas e para o envolvimento dos pais na mesma bem como no processo de desenvolvimento dos seus filhos. |
id |
RCAP_e543b9892ce9d541345da4c1173341a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36495 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagemCrecheNarrativas de AprendizagemPlanificaçãoA planificação é um instrumento essencial na organização da prática pedagógica e encontra-se entre os aspetos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a problemática deste projeto de investigação surgiu do interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a planificação em creche, valorizando o envolvimento das crianças nas suas explorações e brincadeiras espontâneas e documentando-as em forma de narrativas de aprendizagem. Importa ainda salientar que o estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido ao longo da prática educativa num contexto de estágio em creche, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar, procurando retratar e refletir sobre todo esse itinerário formativo. Neste estudo, procurámos assim determinar como é que as narrativas de aprendizagem podem ser a base para uma planificação que vá ao encontro dos desafios enfrentados pelas crianças, dos seus interesses e necessidades. Deste modo, foram elaboradas quatro narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças e respetivos registos, com a finalidade de partir das mesmas para a planificação de atividades, dando novas oportunidades de aprendizagem ao grupo em geral e à criança em particular. Em resultado desta intervenção foi possível concluir que o uso das narrativas de aprendizagem possui um enorme potencial para a planificação em creche, para o reajuste de determinadas práticas e para o envolvimento dos pais na mesma bem como no processo de desenvolvimento dos seus filhos.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCastro, Filipa Miranda de2021-05-14T07:52:58Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36495202720187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:24ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
title |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
spellingShingle |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem Castro, Filipa Miranda de Creche Narrativas de Aprendizagem Planificação |
title_short |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
title_full |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
title_fullStr |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
title_sort |
Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem |
author |
Castro, Filipa Miranda de |
author_facet |
Castro, Filipa Miranda de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Filipa Miranda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Narrativas de Aprendizagem Planificação |
topic |
Creche Narrativas de Aprendizagem Planificação |
description |
A planificação é um instrumento essencial na organização da prática pedagógica e encontra-se entre os aspetos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a problemática deste projeto de investigação surgiu do interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a planificação em creche, valorizando o envolvimento das crianças nas suas explorações e brincadeiras espontâneas e documentando-as em forma de narrativas de aprendizagem. Importa ainda salientar que o estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido ao longo da prática educativa num contexto de estágio em creche, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar, procurando retratar e refletir sobre todo esse itinerário formativo. Neste estudo, procurámos assim determinar como é que as narrativas de aprendizagem podem ser a base para uma planificação que vá ao encontro dos desafios enfrentados pelas crianças, dos seus interesses e necessidades. Deste modo, foram elaboradas quatro narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças e respetivos registos, com a finalidade de partir das mesmas para a planificação de atividades, dando novas oportunidades de aprendizagem ao grupo em geral e à criança em particular. Em resultado desta intervenção foi possível concluir que o uso das narrativas de aprendizagem possui um enorme potencial para a planificação em creche, para o reajuste de determinadas práticas e para o envolvimento dos pais na mesma bem como no processo de desenvolvimento dos seus filhos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z 2021-05-14T07:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36495 202720187 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36495 |
identifier_str_mv |
202720187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301286626000896 |