Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Filipa Miranda de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36495
Resumo: A planificação é um instrumento essencial na organização da prática pedagógica e encontra-se entre os aspetos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a problemática deste projeto de investigação surgiu do interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a planificação em creche, valorizando o envolvimento das crianças nas suas explorações e brincadeiras espontâneas e documentando-as em forma de narrativas de aprendizagem. Importa ainda salientar que o estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido ao longo da prática educativa num contexto de estágio em creche, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar, procurando retratar e refletir sobre todo esse itinerário formativo. Neste estudo, procurámos assim determinar como é que as narrativas de aprendizagem podem ser a base para uma planificação que vá ao encontro dos desafios enfrentados pelas crianças, dos seus interesses e necessidades. Deste modo, foram elaboradas quatro narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças e respetivos registos, com a finalidade de partir das mesmas para a planificação de atividades, dando novas oportunidades de aprendizagem ao grupo em geral e à criança em particular. Em resultado desta intervenção foi possível concluir que o uso das narrativas de aprendizagem possui um enorme potencial para a planificação em creche, para o reajuste de determinadas práticas e para o envolvimento dos pais na mesma bem como no processo de desenvolvimento dos seus filhos.
id RCAP_e543b9892ce9d541345da4c1173341a6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagemCrecheNarrativas de AprendizagemPlanificaçãoA planificação é um instrumento essencial na organização da prática pedagógica e encontra-se entre os aspetos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a problemática deste projeto de investigação surgiu do interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a planificação em creche, valorizando o envolvimento das crianças nas suas explorações e brincadeiras espontâneas e documentando-as em forma de narrativas de aprendizagem. Importa ainda salientar que o estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido ao longo da prática educativa num contexto de estágio em creche, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar, procurando retratar e refletir sobre todo esse itinerário formativo. Neste estudo, procurámos assim determinar como é que as narrativas de aprendizagem podem ser a base para uma planificação que vá ao encontro dos desafios enfrentados pelas crianças, dos seus interesses e necessidades. Deste modo, foram elaboradas quatro narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças e respetivos registos, com a finalidade de partir das mesmas para a planificação de atividades, dando novas oportunidades de aprendizagem ao grupo em geral e à criança em particular. Em resultado desta intervenção foi possível concluir que o uso das narrativas de aprendizagem possui um enorme potencial para a planificação em creche, para o reajuste de determinadas práticas e para o envolvimento dos pais na mesma bem como no processo de desenvolvimento dos seus filhos.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCastro, Filipa Miranda de2021-05-14T07:52:58Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36495202720187porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
title Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
spellingShingle Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
Castro, Filipa Miranda de
Creche
Narrativas de Aprendizagem
Planificação
title_short Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
title_full Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
title_fullStr Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
title_full_unstemmed Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
title_sort Planificar em contexto de creche através das narrativas de aprendizagem
author Castro, Filipa Miranda de
author_facet Castro, Filipa Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Filipa Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Narrativas de Aprendizagem
Planificação
topic Creche
Narrativas de Aprendizagem
Planificação
description A planificação é um instrumento essencial na organização da prática pedagógica e encontra-se entre os aspetos mais importantes do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a problemática deste projeto de investigação surgiu do interesse em refletir e aprofundar conhecimentos sobre a planificação em creche, valorizando o envolvimento das crianças nas suas explorações e brincadeiras espontâneas e documentando-as em forma de narrativas de aprendizagem. Importa ainda salientar que o estudo apresentado neste relatório foi desenvolvido ao longo da prática educativa num contexto de estágio em creche, durante o percurso do Mestrado de Educação Pré-Escolar, procurando retratar e refletir sobre todo esse itinerário formativo. Neste estudo, procurámos assim determinar como é que as narrativas de aprendizagem podem ser a base para uma planificação que vá ao encontro dos desafios enfrentados pelas crianças, dos seus interesses e necessidades. Deste modo, foram elaboradas quatro narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças e respetivos registos, com a finalidade de partir das mesmas para a planificação de atividades, dando novas oportunidades de aprendizagem ao grupo em geral e à criança em particular. Em resultado desta intervenção foi possível concluir que o uso das narrativas de aprendizagem possui um enorme potencial para a planificação em creche, para o reajuste de determinadas práticas e para o envolvimento dos pais na mesma bem como no processo de desenvolvimento dos seus filhos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-05-14T07:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36495
202720187
url http://hdl.handle.net/10400.26/36495
identifier_str_mv 202720187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301286626000896