Atividades práticas na aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica : um estudo com alunos do 11º ano do emsino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28194 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
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Atividades práticas na aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica : um estudo com alunos do 11º ano do emsino secundárioLimitaçõesEvolução biológicaContexto escolarRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Este estudo pretendeu desvendar as potencialidades e limitações de diferentes tipos de atividades práticas, na aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica, por alunos do 11º ano do ensino secundário, em biologia e geologia. Com base nesta questão-problema, foi necessário averiguar que dificuldades demonstram os alunos na execução das atividades, e na aplicação dos conceitos sobre a evolução biológica. Uma vez detetadas essas dificuldades, a sua análise reflexiva desvendou de que forma pode o professor ajudar os alunos a contorná-las, quando estes desenvolvem atividades práticas sobre evolução. A disciplina de Biologia e Geologia, neste nível de escolaridade, visa demonstrar aos alunos como se pode explicar a grande diversidade de seres vivos na natureza. Em particular, na unidade temática abordada nesta intervenção letiva, o estudo da evolução biológica pretende explicar a origem dos seres eucariontes, da multicelularidade e das espécies. Para tal, têm sido propostas, ao longo do tempo, diversas teorias explicativas destes processos evolutivos, apoiadas e fragilizadas por argumentos de outros ramos da biologia e da geologia. Para dar resposta ao problema desta investigação, a intervenção letiva proposta incluiu a execução de atividades práticas de natureza diversa. Foi privilegiado um modelo educativo centrado na construção do saber pelo próprio aluno, de acordo com a perspetiva construtivista da aprendizagem. Para tal, foram realizadas atividades de diagnóstico e de auto-avaliação, de pesquisa, de debate e de resolução de problemas. Foram ainda enfatizadas atividades em campo e em laboratório, para a recolha de dados e do tipo investigativo, respetivamente. Os dados obtidos com estas atividades, combinados com as observações descritivas efetuadas, permitiram uma metodologia de investigação de natureza interpretativa. As considerações resultantes permitem compreender que as maiores dificuldades dos alunos referem-se às competências técnicas na execução de procedimentos experimentais, à capacidade argumentativa e de comunicação em debates, e à aplicação dos conceitos sobre evolução biológica a casos concretos. O papel auxiliador do professor, a adaptação das metodologias, das estratégias e dos conteúdos deverá ser o caminho a adotar para ajudar os alunos a ultrapassar essas dificuldades. Posto isto, as potencialidades das atividades propostas mostraram ser superiores às suas limitações, ao nível do desenvolvimento de várias competências fundamentais não apenas num aluno de biologia e geologia, mas sim num futuro cidadão do mundo.This study was designed to reveal the strengths and weaknesses of different kinds of practical activities, in the leaning processes of biological evolution, by 11th grade students, on the subject of biology and geology. Based on this guiding-problem, it was necessary to find out the difficulties shown by the students in performing these activities, and in their use of concepts about biological evolution. Once this difficulties were detected, their reflexive analysis unveiled in which way the teacher may help their students to overcome them, when they are developing practical activities regarding evolution. Biology and geology wishes to show the students how biodiversity can be explain. In this case, the study of biological evolution wants to explain the origin of eukaryotic beings, multicellular beings and species. To do so, there have been suggested many theories explaining the evolving processes, supported or weakened by arguments from other branches of biology and geology. To give a response to the problem in this investigation, my intervention included performing practical activities of various nature. The educational model was centred on the student’s self-constructive learning process, according to constructive perspectives. In this case, diagnostic and self-evaluating activities were developed, as well as research, debating as problem-solving activities too. There was, also, a special emphasis on field and laboratory activities, in which there was data collection and research work. The evidence shown from this activities, combined with the descriptions in observations that took place, allowed a research methodology based on interpretation. These results made me understand that the major difficulties are related to technical knowledge in experimental proceedings, their argumentative and communicational abilities in debates, and evolution-related concepts application on real cases. Teacher’s tutoring, methodology and strategies management, as well as adjusting contents to the student reality, must be the way to help student to overcome these difficulties. This been said, the strengths of the activities developed have shown to be greater than its weaknesses, because they allowed fundamental abilities to be developed by science students and future citizens of the world.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Diana Isabel Máximo, 1986-2017-06-27T15:53:58Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28194TID:201695618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:25.649411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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