Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68691 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_e55b976d8b5d26479cc47e8171d7e770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68691 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências NaturaisDiscussion of scientific issues around the theme of “Water” in Sciences LessonsÁguaConstrutivismoDiscussãoQuestões sociocientíficasConstructivismDiscussionScientific questionsWaterCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio apresenta uma investigação pedagógica e sua avaliação desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 4.º ano de escolaridade e numa turma do 5.º ano de escolaridade e centrouse em torno da discussão de assuntos sócio científicos no tema “água”. Para tal, foram pensadas atividades de discussão para ambas as turmas, relacionadas com os conteúdos programáticos e implementadas após a abordagem dos mesmos. Em termos investigativos procurou-se avaliar como os alunos se envolvem com as atividades de discussão, como evolui esse envolvimento ao longo da intervenção e como apoiei o envolvimento dos alunos nas atividades de discussão propostas. Os dados foram recolhidos a partir de documentos, como trabalhos realizados pelos alunos e o meu diário de observação e gravação de aulas. A análise dos dados recolhidos permitiu constatar em relação ao objetivo – avaliar como os alunos se envolvem com as atividades de discussão e como evolui esse envolvimento ao longo da intervenção - que os alunos de ambas as turmas, numa fase inicial, não estavam familiarizados com a discussão temas sociocientíficos em contexto de sala de aula o que dificultou a sua participação. Após esta fase inicial, os alunos demonstraram interesse nas atividades de discussão e a sua participação aumentou. No que se refere ao segundo objetivo de investigação - analisar como apoiei o envolvimento dos alunos nas atividades de discussão propostas – é possível concluir que o meu desempenho na mediação das atividades de discussão melhorou ao longo do tempo de intervenção. Reconhece-se algumas limitações deste estudo, quer em termos didáticos quer em termos de investigação que devem ser tidos em consideração em trabalhos similares a este.This report presents a pedagogical investigation and its evaluation developed in the scope of the Master's Degree Course in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The pedagogical intervention was implemented one in a class of the fourth grade of the Primary Level, the other one in a fifth-grade class of the second cycle of the Portuguese Basic Education. The aim of this work was to analyze how social and scientific subjects related to water are discussed in the curricular subject of Science. To this end, discussion activities were designed for both classes, related to the syllabus and implemented after their approach. In investigative terms we sought to evaluate how students engage with discussion activities, how this involvement evolves throughout the intervention, and how I supported student involvement in the proposed discussion activities. Data were collected from documents such as student work and my observation journal, and class recording. The analysis of the collected data allowed us to verify in relation to the objective - to evaluate how the students are involved with the discussion activities and how this involvement evolves during the intervention - that the students of both classes, at an early stage, were not familiar with discusses socio-scientific themes in the classroom context, which hindered their participation. After this initial phase, students showed interest in the discussion activities and their participation increased. Regarding the second research objective - analyzing how I supported the students' involvement in the proposed discussion activities - it can be concluded that my performance in the mediation of the discussion activities improved over the intervention time. There are some limitations of this study, both in terms of teaching and research that should be taken into consideration in works similar to this one.Afonso, Ana SofiaUniversidade do MinhoDias, Ana Lúcia da Costa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68691por202537439info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:41.223001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais Discussion of scientific issues around the theme of “Water” in Sciences Lessons |
title |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais |
spellingShingle |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais Dias, Ana Lúcia da Costa Água Construtivismo Discussão Questões sociocientíficas Constructivism Discussion Scientific questions Water Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais |
title_full |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais |
title_fullStr |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais |
title_sort |
Discussão de assuntos científicos em torno do tema “Água” nas aulas de Estudo do Meio e Ciências Naturais |
author |
Dias, Ana Lúcia da Costa |
author_facet |
Dias, Ana Lúcia da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Sofia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ana Lúcia da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Água Construtivismo Discussão Questões sociocientíficas Constructivism Discussion Scientific questions Water Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Água Construtivismo Discussão Questões sociocientíficas Constructivism Discussion Scientific questions Water Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68691 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202537439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132925075128320 |