Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/238
Resumo: Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades. O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos. - This work describes the conception, implementation and qualitative evaluation of a professional development initiative aimed at developing teachers’ motivation, confidence and pedagogical knowledge for teaching controversial socio-scientific issues. The aims of the research were to identify which professional development approaches are most effective in supporting teachers through the planning and implementation of classroom discussion activities about socio-scientific issues. This study identifies several obstacles to the undertaking of discussion activities about socio-scientific issues in science lessons, and also the study of personal and professional development strategies that can contribute to overcoming these obstacles. During the workshop it was clear that the implementation of the discussion activities about controversial issues depends decisively on: a) the teachers’ convictions about the educational relevance of these activities; b) the knowledge needed for their design, management and assessment; and c) the existence of suitable teaching material with examples of activities. The results obtained indicate the need to focus on these aspects in in-service teaching education initiatives.
id RCAP_e0e901d371c3d7db0cd3b2a119a2b183
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aulaDesenvolvimento profissionalNatureza da ciênciaQuestões sociocientíficasActividades de discussãoControvérsiaEste artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades. O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos. - This work describes the conception, implementation and qualitative evaluation of a professional development initiative aimed at developing teachers’ motivation, confidence and pedagogical knowledge for teaching controversial socio-scientific issues. The aims of the research were to identify which professional development approaches are most effective in supporting teachers through the planning and implementation of classroom discussion activities about socio-scientific issues. This study identifies several obstacles to the undertaking of discussion activities about socio-scientific issues in science lessons, and also the study of personal and professional development strategies that can contribute to overcoming these obstacles. During the workshop it was clear that the implementation of the discussion activities about controversial issues depends decisively on: a) the teachers’ convictions about the educational relevance of these activities; b) the knowledge needed for their design, management and assessment; and c) the existence of suitable teaching material with examples of activities. The results obtained indicate the need to focus on these aspects in in-service teaching education initiatives.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémReis, Pedro2010-11-10T16:07:04Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/238porREIS, Pedro - Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.64-1071646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:56Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:53.956350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
title Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
spellingShingle Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
Reis, Pedro
Desenvolvimento profissional
Natureza da ciência
Questões sociocientíficas
Actividades de discussão
Controvérsia
title_short Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
title_full Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
title_fullStr Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
title_full_unstemmed Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
title_sort Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Natureza da ciência
Questões sociocientíficas
Actividades de discussão
Controvérsia
topic Desenvolvimento profissional
Natureza da ciência
Questões sociocientíficas
Actividades de discussão
Controvérsia
description Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades. O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos. - This work describes the conception, implementation and qualitative evaluation of a professional development initiative aimed at developing teachers’ motivation, confidence and pedagogical knowledge for teaching controversial socio-scientific issues. The aims of the research were to identify which professional development approaches are most effective in supporting teachers through the planning and implementation of classroom discussion activities about socio-scientific issues. This study identifies several obstacles to the undertaking of discussion activities about socio-scientific issues in science lessons, and also the study of personal and professional development strategies that can contribute to overcoming these obstacles. During the workshop it was clear that the implementation of the discussion activities about controversial issues depends decisively on: a) the teachers’ convictions about the educational relevance of these activities; b) the knowledge needed for their design, management and assessment; and c) the existence of suitable teaching material with examples of activities. The results obtained indicate the need to focus on these aspects in in-service teaching education initiatives.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2010-11-10T16:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/238
url http://hdl.handle.net/10400.15/238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv REIS, Pedro - Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.64-107
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020196421632