O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18210 |
Resumo: | Brown (2005) refere que 7 a 10 por cento da população mundial sofre desta síndrome cognitiva, atualmente conhecida com Transtorno do Défice de Atenção (TDA). Este transtorno existe e afeta os alunos das nossas escolas, prejudicando, indubitavelmente, a sua aprendizagem. Este facto levou-nos a realizar uma reflexão acerca dos alunos com TDA e sobre as estratégias mais adequadas para aumentar os níveis de atenção e o seu envolvimento em tarefa. O objetivo do nosso trabalho é apontar aos professores estratégias mais adequadas e eficazes para promover o sucesso escolar dos alunos com esta problemática, tentando dar resposta a uma questão: Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas pelos professores para melhorar a atenção de uma aluna com TDA, aumentar o seu envolvimento em tarefa e, simultaneamente, promover o seu sucesso educativo? A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica e baseia-se nos princípios de modificação do comportamento. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas em sala de aula com vista ao sucesso educativo de uma aluna com TDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento deste transtorno cognitivo, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam o sucesso educativo de crianças com TDA. |
id |
RCAP_e56015d0ebd953b54198f81a2596f4ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atençãoNecessidades Educativas EspeciaisDéfice de AtençãoAtençãoPrincípios de Modificação do ComportamentoDificuldades de AprendizagemBrown (2005) refere que 7 a 10 por cento da população mundial sofre desta síndrome cognitiva, atualmente conhecida com Transtorno do Défice de Atenção (TDA). Este transtorno existe e afeta os alunos das nossas escolas, prejudicando, indubitavelmente, a sua aprendizagem. Este facto levou-nos a realizar uma reflexão acerca dos alunos com TDA e sobre as estratégias mais adequadas para aumentar os níveis de atenção e o seu envolvimento em tarefa. O objetivo do nosso trabalho é apontar aos professores estratégias mais adequadas e eficazes para promover o sucesso escolar dos alunos com esta problemática, tentando dar resposta a uma questão: Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas pelos professores para melhorar a atenção de uma aluna com TDA, aumentar o seu envolvimento em tarefa e, simultaneamente, promover o seu sucesso educativo? A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica e baseia-se nos princípios de modificação do comportamento. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas em sala de aula com vista ao sucesso educativo de uma aluna com TDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento deste transtorno cognitivo, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam o sucesso educativo de crianças com TDA.Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-Repositório ComumVentura, Maria de Fátima dos Santos Martins2017-04-20T09:45:22Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18210201648881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:45.799634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
title |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
spellingShingle |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção Ventura, Maria de Fátima dos Santos Martins Necessidades Educativas Especiais Défice de Atenção Atenção Princípios de Modificação do Comportamento Dificuldades de Aprendizagem |
title_short |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
title_full |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
title_fullStr |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
title_full_unstemmed |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
title_sort |
O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção |
author |
Ventura, Maria de Fátima dos Santos Martins |
author_facet |
Ventura, Maria de Fátima dos Santos Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Maria de Fátima dos Santos Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Educativas Especiais Défice de Atenção Atenção Princípios de Modificação do Comportamento Dificuldades de Aprendizagem |
topic |
Necessidades Educativas Especiais Défice de Atenção Atenção Princípios de Modificação do Comportamento Dificuldades de Aprendizagem |
description |
Brown (2005) refere que 7 a 10 por cento da população mundial sofre desta síndrome cognitiva, atualmente conhecida com Transtorno do Défice de Atenção (TDA). Este transtorno existe e afeta os alunos das nossas escolas, prejudicando, indubitavelmente, a sua aprendizagem. Este facto levou-nos a realizar uma reflexão acerca dos alunos com TDA e sobre as estratégias mais adequadas para aumentar os níveis de atenção e o seu envolvimento em tarefa. O objetivo do nosso trabalho é apontar aos professores estratégias mais adequadas e eficazes para promover o sucesso escolar dos alunos com esta problemática, tentando dar resposta a uma questão: Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas pelos professores para melhorar a atenção de uma aluna com TDA, aumentar o seu envolvimento em tarefa e, simultaneamente, promover o seu sucesso educativo? A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica e baseia-se nos princípios de modificação do comportamento. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas em sala de aula com vista ao sucesso educativo de uma aluna com TDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento deste transtorno cognitivo, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam o sucesso educativo de crianças com TDA. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-20T09:45:22Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18210 201648881 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18210 |
identifier_str_mv |
201648881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021798871040 |