O envolvimento em tarefa de uma aluna com transtorno do défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Maria de Fátima dos Santos Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18210
Resumo: Brown (2005) refere que 7 a 10 por cento da população mundial sofre desta síndrome cognitiva, atualmente conhecida com Transtorno do Défice de Atenção (TDA). Este transtorno existe e afeta os alunos das nossas escolas, prejudicando, indubitavelmente, a sua aprendizagem. Este facto levou-nos a realizar uma reflexão acerca dos alunos com TDA e sobre as estratégias mais adequadas para aumentar os níveis de atenção e o seu envolvimento em tarefa. O objetivo do nosso trabalho é apontar aos professores estratégias mais adequadas e eficazes para promover o sucesso escolar dos alunos com esta problemática, tentando dar resposta a uma questão:  Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas pelos professores para melhorar a atenção de uma aluna com TDA, aumentar o seu envolvimento em tarefa e, simultaneamente, promover o seu sucesso educativo? A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica e baseia-se nos princípios de modificação do comportamento. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas em sala de aula com vista ao sucesso educativo de uma aluna com TDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento deste transtorno cognitivo, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam o sucesso educativo de crianças com TDA.
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