Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana P.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, Dina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2205
Resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a um investimento no estudo da excelência humana, nomeadamente na excelência académica. O objetivo deste trabalho é analisar algumas das características psicológicas que possam estar associadas à elevada realização académica dos alunos que constam no quadro de honra escolar ao nível do ensino secundário. No estudo disponibilizaram-se a participar 10 alunos de uma Escola Básica e Secundária, na Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano. Os dados foram recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), de uma bateria de aptidões (BPR-10/12), de um teste de criatividade (TPCT) e de uma entrevista individual. Os resultados apontam para perfis de desempenho heterogéneos, verificando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao desempenho criativo, sendo que os alunos apresentam também elevada motivação, métodos e hábitos de estudo, e expetativas de prosseguimento de estudos a nível superior. Finalizamos com uma discussão dos resultados e apontando pistas para o desenvolvimento de trabalhos futuros.
id RCAP_e56dbde8a10cbc4ce824dffc7a563649
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevadoHonours students at secondary education: exploratory study of psichlogical factors related to high academic achievementExcelência académicaQudro de honraCraterísticas pessoaisAcademic excellenceRoll of honourPesonal characteristics.Faculdade de Artes e HumanidadesNos últimos anos tem-se assistido a um investimento no estudo da excelência humana, nomeadamente na excelência académica. O objetivo deste trabalho é analisar algumas das características psicológicas que possam estar associadas à elevada realização académica dos alunos que constam no quadro de honra escolar ao nível do ensino secundário. No estudo disponibilizaram-se a participar 10 alunos de uma Escola Básica e Secundária, na Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano. Os dados foram recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), de uma bateria de aptidões (BPR-10/12), de um teste de criatividade (TPCT) e de uma entrevista individual. Os resultados apontam para perfis de desempenho heterogéneos, verificando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao desempenho criativo, sendo que os alunos apresentam também elevada motivação, métodos e hábitos de estudo, e expetativas de prosseguimento de estudos a nível superior. Finalizamos com uma discussão dos resultados e apontando pistas para o desenvolvimento de trabalhos futuros.In recent years there has been an increasing interest in the study of human excellence, particularly in academic excellence. The objective of this paper is to analyse some of the psychological factors that may be associated with the high academic achievement of the students listed in the roll of honour at secondary education. In this study, 10 students from a school in Madeira Island agreed to participate: three students of the 10th school year, five students of the 11th school year and two students of the 12th school year. Data collection was carried out through the individual administration of an intelligence test (WISC-III), a reasoning tests battery (BPR-10/12), a creativity test (TTCT) and a semi-structured interview. The results reveal heterogeneous performance profiles, and a superior intellectual and academic performance in comparison with creative performance. Results also show that students are highly motivated, have study methods, and all of them want to continue their studies at higher education. Finally, the results are discussed and some clues for future studies are presented.Instituto Superior Politécnico de GayaDigitUMaAntunes, Ana P.Freitas, Dina2019-01-28T14:19:38Z2013-12-01T00:00:00Z2013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:58.330102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
Honours students at secondary education: exploratory study of psichlogical factors related to high academic achievement
title Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
spellingShingle Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
Antunes, Ana P.
Excelência académica
Qudro de honra
Craterísticas pessoais
Academic excellence
Roll of honour
Pesonal characteristics
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
title_full Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
title_fullStr Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
title_full_unstemmed Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
title_sort Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
author Antunes, Ana P.
author_facet Antunes, Ana P.
Freitas, Dina
author_role author
author2 Freitas, Dina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana P.
Freitas, Dina
dc.subject.por.fl_str_mv Excelência académica
Qudro de honra
Craterísticas pessoais
Academic excellence
Roll of honour
Pesonal characteristics
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Excelência académica
Qudro de honra
Craterísticas pessoais
Academic excellence
Roll of honour
Pesonal characteristics
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Nos últimos anos tem-se assistido a um investimento no estudo da excelência humana, nomeadamente na excelência académica. O objetivo deste trabalho é analisar algumas das características psicológicas que possam estar associadas à elevada realização académica dos alunos que constam no quadro de honra escolar ao nível do ensino secundário. No estudo disponibilizaram-se a participar 10 alunos de uma Escola Básica e Secundária, na Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano. Os dados foram recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), de uma bateria de aptidões (BPR-10/12), de um teste de criatividade (TPCT) e de uma entrevista individual. Os resultados apontam para perfis de desempenho heterogéneos, verificando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao desempenho criativo, sendo que os alunos apresentam também elevada motivação, métodos e hábitos de estudo, e expetativas de prosseguimento de estudos a nível superior. Finalizamos com uma discussão dos resultados e apontando pistas para o desenvolvimento de trabalhos futuros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01T00:00:00Z
2013-12-01T00:00:00Z
2019-01-28T14:19:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2205
url http://hdl.handle.net/10400.13/2205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaya
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920040861696