Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2205 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se assistido a um investimento no estudo da excelência humana, nomeadamente na excelência académica. O objetivo deste trabalho é analisar algumas das características psicológicas que possam estar associadas à elevada realização académica dos alunos que constam no quadro de honra escolar ao nível do ensino secundário. No estudo disponibilizaram-se a participar 10 alunos de uma Escola Básica e Secundária, na Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano. Os dados foram recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), de uma bateria de aptidões (BPR-10/12), de um teste de criatividade (TPCT) e de uma entrevista individual. Os resultados apontam para perfis de desempenho heterogéneos, verificando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao desempenho criativo, sendo que os alunos apresentam também elevada motivação, métodos e hábitos de estudo, e expetativas de prosseguimento de estudos a nível superior. Finalizamos com uma discussão dos resultados e apontando pistas para o desenvolvimento de trabalhos futuros. |
id |
RCAP_e56dbde8a10cbc4ce824dffc7a563649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevadoHonours students at secondary education: exploratory study of psichlogical factors related to high academic achievementExcelência académicaQudro de honraCraterísticas pessoaisAcademic excellenceRoll of honourPesonal characteristics.Faculdade de Artes e HumanidadesNos últimos anos tem-se assistido a um investimento no estudo da excelência humana, nomeadamente na excelência académica. O objetivo deste trabalho é analisar algumas das características psicológicas que possam estar associadas à elevada realização académica dos alunos que constam no quadro de honra escolar ao nível do ensino secundário. No estudo disponibilizaram-se a participar 10 alunos de uma Escola Básica e Secundária, na Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano. Os dados foram recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), de uma bateria de aptidões (BPR-10/12), de um teste de criatividade (TPCT) e de uma entrevista individual. Os resultados apontam para perfis de desempenho heterogéneos, verificando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao desempenho criativo, sendo que os alunos apresentam também elevada motivação, métodos e hábitos de estudo, e expetativas de prosseguimento de estudos a nível superior. Finalizamos com uma discussão dos resultados e apontando pistas para o desenvolvimento de trabalhos futuros.In recent years there has been an increasing interest in the study of human excellence, particularly in academic excellence. The objective of this paper is to analyse some of the psychological factors that may be associated with the high academic achievement of the students listed in the roll of honour at secondary education. In this study, 10 students from a school in Madeira Island agreed to participate: three students of the 10th school year, five students of the 11th school year and two students of the 12th school year. Data collection was carried out through the individual administration of an intelligence test (WISC-III), a reasoning tests battery (BPR-10/12), a creativity test (TTCT) and a semi-structured interview. The results reveal heterogeneous performance profiles, and a superior intellectual and academic performance in comparison with creative performance. Results also show that students are highly motivated, have study methods, and all of them want to continue their studies at higher education. Finally, the results are discussed and some clues for future studies are presented.Instituto Superior Politécnico de GayaDigitUMaAntunes, Ana P.Freitas, Dina2019-01-28T14:19:38Z2013-12-01T00:00:00Z2013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:58.330102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado Honours students at secondary education: exploratory study of psichlogical factors related to high academic achievement |
title |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado |
spellingShingle |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado Antunes, Ana P. Excelência académica Qudro de honra Craterísticas pessoais Academic excellence Roll of honour Pesonal characteristics . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado |
title_full |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado |
title_fullStr |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado |
title_full_unstemmed |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado |
title_sort |
Alunos de mérito escolar no ensino secundário: estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado |
author |
Antunes, Ana P. |
author_facet |
Antunes, Ana P. Freitas, Dina |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Dina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana P. Freitas, Dina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excelência académica Qudro de honra Craterísticas pessoais Academic excellence Roll of honour Pesonal characteristics . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Excelência académica Qudro de honra Craterísticas pessoais Academic excellence Roll of honour Pesonal characteristics . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
Nos últimos anos tem-se assistido a um investimento no estudo da excelência humana, nomeadamente na excelência académica. O objetivo deste trabalho é analisar algumas das características psicológicas que possam estar associadas à elevada realização académica dos alunos que constam no quadro de honra escolar ao nível do ensino secundário. No estudo disponibilizaram-se a participar 10 alunos de uma Escola Básica e Secundária, na Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano. Os dados foram recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), de uma bateria de aptidões (BPR-10/12), de um teste de criatividade (TPCT) e de uma entrevista individual. Os resultados apontam para perfis de desempenho heterogéneos, verificando-se uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao desempenho criativo, sendo que os alunos apresentam também elevada motivação, métodos e hábitos de estudo, e expetativas de prosseguimento de estudos a nível superior. Finalizamos com uma discussão dos resultados e apontando pistas para o desenvolvimento de trabalhos futuros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01T00:00:00Z 2013-12-01T00:00:00Z 2019-01-28T14:19:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2205 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico de Gaya |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico de Gaya |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129920040861696 |