Escalando o pódio: a performatividade académica no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44249 |
Resumo: | Discutimos neste texto o processo de construção da excelência académica na escola pública portuguesa a partir de uma análise ancorada em três escalas de observação: macro (políticas de regulação da educação); meso (efeito-estabelecimento, designadamente as dimensões da gestão e liderança); e micro (percursos escolares e não-escolares a partir de experiências juvenis). Por um lado, a abordagem incidirá sobre uma noção mais ampla do quotidiano educativo, para além das lógicas da cultura escolar e dos modos de regulação oficiais do sistema de ensino; por outro lado, o design metodológico privilegiará o estudo em profundidade do fenómeno a partir de quatro estudos de caso, elegendo como população-alvo o universo de alunos com desempenhos excelentes (classificações iguais e superiores a 18 valores, numa escala de 0 a 20 valores), em contraponto com uma amostra representativa de alunos não excelentes pertencentes às escolas selecionadas. Do extenso corpus empírico disponível, serão mobilizados os dados de um inquérito por questionário administrado a uma amostra de 1022 alunos de 4 escolas com ensino secundário, entrevistas grupais (focus group) e individuais a alunos, num total de 40. Os resultados apontam para a relevância de múltiplos fatores na fabricação da excelência: as aprendizagens informais (e não formais), o projeto pessoal e o trabalho escolar no interior da escola e as estratégias de gestão organizacional e pedagógica como investimento na construção de uma elite escolar. |
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Escalando o pódio: a performatividade académica no ensino secundárioExcelência académicaCultura organizacional escolarLiderançaAcademic excellenceSchool organizational culturesLeadershipCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDiscutimos neste texto o processo de construção da excelência académica na escola pública portuguesa a partir de uma análise ancorada em três escalas de observação: macro (políticas de regulação da educação); meso (efeito-estabelecimento, designadamente as dimensões da gestão e liderança); e micro (percursos escolares e não-escolares a partir de experiências juvenis). Por um lado, a abordagem incidirá sobre uma noção mais ampla do quotidiano educativo, para além das lógicas da cultura escolar e dos modos de regulação oficiais do sistema de ensino; por outro lado, o design metodológico privilegiará o estudo em profundidade do fenómeno a partir de quatro estudos de caso, elegendo como população-alvo o universo de alunos com desempenhos excelentes (classificações iguais e superiores a 18 valores, numa escala de 0 a 20 valores), em contraponto com uma amostra representativa de alunos não excelentes pertencentes às escolas selecionadas. Do extenso corpus empírico disponível, serão mobilizados os dados de um inquérito por questionário administrado a uma amostra de 1022 alunos de 4 escolas com ensino secundário, entrevistas grupais (focus group) e individuais a alunos, num total de 40. Os resultados apontam para a relevância de múltiplos fatores na fabricação da excelência: as aprendizagens informais (e não formais), o projeto pessoal e o trabalho escolar no interior da escola e as estratégias de gestão organizacional e pedagógica como investimento na construção de uma elite escolar.This paper discusses the construction process of academic excellence in the Por - tuguese state school from an analysis anchored in three scales of observation: 615 macro (regulatory policies of education); meso (school effect, particularly the dimensions of management and leadership) and micro (school and non-school pathways and experiences of students). On one hand, the approach will focus on a wider notion of daily school life, beyond the logic of the school culture and official modes of regulation of the educational system; on the other hand, the methodological design will focus on study of the phenomenon from four case studies, choosing as a target all students with excellent performances, opposing them to a representative sample of non-excellent students from the four schools selected. We will mobilize data from a survey of 1022 students from 4 schools with secondary education, focus group and individual interview, involving 40 students. The results show the impact of multiple factors in the construction of excellence: the informal and non-formal learning, the individual project of life and school work, the strategies of organizational and pedagogical management as investment in production of a school eliteCentro de Investigação em Educação da Universidade do Minho; Trabalho financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa.Associação Portuguesa de Sociologia (APS)Universidade do MinhoTorres, Leonor LimaPalhares, José Augusto2016-012016-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44249porhttp://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR45f990cfec622_1.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:48:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:48:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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