O atendimento educacional especializado de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de São Luís/MA : na perspectiva de Vygotsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Priscila de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6751
Resumo: No presente estudo buscou-se compreender como o Atendimento Educacional Especializado é realizado com os alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e a sua relação com as contribuições de Vygotsky no que diz respeito à zona de desenvolvimento proximal. Utilizou-se como base para a escolha dos pressupostos de Vygotsky a importância do processo de mediação para a aprendizagem de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental segundo a perspectiva de Zona de Desenvolvimento e a conceitualização de Vygotsky em relação à defectologia e interferência mediada. A pesquisa teve natureza qualitativa e caráter exploratório descritivo, contou com a participação de 09 professoras que realizam o Atendimento Educacional Especializado de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental da Rede Municipal de Educação de São Luís/MA do Núcleo Centro. Como instrumento de coleta de dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, que visa não padronizar as respostas, mas oferecer um ambiente de pesquisa flexível e que possibilita demonstrar as motivações e anseios sobre os dados coletados. Os resultados demonstram que as contribuições de Vygotsky são válidas para o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Educação de São Luís/MA, porém ainda há falta de maiores conhecimentos sobre a Defectologia e a Teoria da Zona de Desenvolvimento, pela maioria dos profissionais que atuam no referido serviço.
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