A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6602 |
Resumo: | A Revisão de Literatura específica alertou-nos para um conjunto de factores determinantes da (in)satisfação docente, realidade acompanhada de urna diversidade de manifestações negativas, das quais, entre outras, sobressai o mal-estar dos professores. Apoiados numa metodologia de sondagem de opinião por questionário, verificámos que os professores efectivos do distrito de Bragança (3° Ciclo e Secundário) assumem uma posição pessimista, quase generalizada, face á sua situação profissional , com incidência nas dimensões sócio-económico- institucional, sendo igualmente notório o seu empenhamento na redução da insatisfação pela proposta de mudanças educativas. La Révision de la Littérature spécifique nous a ouvert les yeux sur un ensemble de facteurs déterminants de (i n)satisfaction professorale, réalité accompagné d 'une diversité de manifestations négatives. desquelles, entre mitres. se détache te malaise des professeurs. En s 'appuyant sur une méthodologie de sondage d'opinions par questionnaire, nous constatons que les professeurs titulaires du département de Bragança (3e Cycle et Secondaire) assument une position pessimiste, presque généralisée, face à leur situation professionnelle, en insistant sur les dimensions socio-économique-institutionelle, leur engagement à réduire l’insatisfaction, en proposant des changements éducatifs , étant également notoire. The review of specific literature alerted us to the existence of factors which are decisive in the (dis)satisfaction of teachers. This fact was accompanied by a diversity of negative manifestations of which, among others, the unrest of teachers is preponderant. Based on a methodology of an opinion poll by questionnaire, we verified that the tenured teachers of the District of Bragança (3rd Cycle and Secondary levels) take an almost generalized pessimistic stance toward their professional situation in the light of its social, economic and institutional dimensions. It is also more than evident than they are earnestly engaged in reducing this dissatisfaction by proposing changes within the education framework. |
id |
RCAP_e5aa98dde85b7bf42b42e11911f1edeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6602 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele BragançaA Revisão de Literatura específica alertou-nos para um conjunto de factores determinantes da (in)satisfação docente, realidade acompanhada de urna diversidade de manifestações negativas, das quais, entre outras, sobressai o mal-estar dos professores. Apoiados numa metodologia de sondagem de opinião por questionário, verificámos que os professores efectivos do distrito de Bragança (3° Ciclo e Secundário) assumem uma posição pessimista, quase generalizada, face á sua situação profissional , com incidência nas dimensões sócio-económico- institucional, sendo igualmente notório o seu empenhamento na redução da insatisfação pela proposta de mudanças educativas. La Révision de la Littérature spécifique nous a ouvert les yeux sur un ensemble de facteurs déterminants de (i n)satisfaction professorale, réalité accompagné d 'une diversité de manifestations négatives. desquelles, entre mitres. se détache te malaise des professeurs. En s 'appuyant sur une méthodologie de sondage d'opinions par questionnaire, nous constatons que les professeurs titulaires du département de Bragança (3e Cycle et Secondaire) assument une position pessimiste, presque généralisée, face à leur situation professionnelle, en insistant sur les dimensions socio-économique-institutionelle, leur engagement à réduire l’insatisfaction, en proposant des changements éducatifs , étant également notoire. The review of specific literature alerted us to the existence of factors which are decisive in the (dis)satisfaction of teachers. This fact was accompanied by a diversity of negative manifestations of which, among others, the unrest of teachers is preponderant. Based on a methodology of an opinion poll by questionnaire, we verified that the tenured teachers of the District of Bragança (3rd Cycle and Secondary levels) take an almost generalized pessimistic stance toward their professional situation in the light of its social, economic and institutional dimensions. It is also more than evident than they are earnestly engaged in reducing this dissatisfaction by proposing changes within the education framework.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBAlves, Francisco Cordeiro2012-02-02T14:40:06Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6602porAlves, Francisco Cordeiro (1994). A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança. Bragança: Instituto Politécnico. (Série Estudos; 30)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:38.751243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
title |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
spellingShingle |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança Alves, Francisco Cordeiro |
title_short |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
title_full |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
title_fullStr |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
title_full_unstemmed |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
title_sort |
A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança |
author |
Alves, Francisco Cordeiro |
author_facet |
Alves, Francisco Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Cordeiro |
description |
A Revisão de Literatura específica alertou-nos para um conjunto de factores determinantes da (in)satisfação docente, realidade acompanhada de urna diversidade de manifestações negativas, das quais, entre outras, sobressai o mal-estar dos professores. Apoiados numa metodologia de sondagem de opinião por questionário, verificámos que os professores efectivos do distrito de Bragança (3° Ciclo e Secundário) assumem uma posição pessimista, quase generalizada, face á sua situação profissional , com incidência nas dimensões sócio-económico- institucional, sendo igualmente notório o seu empenhamento na redução da insatisfação pela proposta de mudanças educativas. La Révision de la Littérature spécifique nous a ouvert les yeux sur un ensemble de facteurs déterminants de (i n)satisfaction professorale, réalité accompagné d 'une diversité de manifestations négatives. desquelles, entre mitres. se détache te malaise des professeurs. En s 'appuyant sur une méthodologie de sondage d'opinions par questionnaire, nous constatons que les professeurs titulaires du département de Bragança (3e Cycle et Secondaire) assument une position pessimiste, presque généralisée, face à leur situation professionnelle, en insistant sur les dimensions socio-économique-institutionelle, leur engagement à réduire l’insatisfaction, en proposant des changements éducatifs , étant également notoire. The review of specific literature alerted us to the existence of factors which are decisive in the (dis)satisfaction of teachers. This fact was accompanied by a diversity of negative manifestations of which, among others, the unrest of teachers is preponderant. Based on a methodology of an opinion poll by questionnaire, we verified that the tenured teachers of the District of Bragança (3rd Cycle and Secondary levels) take an almost generalized pessimistic stance toward their professional situation in the light of its social, economic and institutional dimensions. It is also more than evident than they are earnestly engaged in reducing this dissatisfaction by proposing changes within the education framework. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z 2012-02-02T14:40:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6602 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Francisco Cordeiro (1994). A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança. Bragança: Instituto Politécnico. (Série Estudos; 30) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135206137921536 |