A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Cordeiro
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6602
Resumo: A Revisão de Literatura específica alertou-nos para um conjunto de factores determinantes da (in)satisfação docente, realidade acompanhada de urna diversidade de manifestações negativas, das quais, entre outras, sobressai o mal-estar dos professores. Apoiados numa metodologia de sondagem de opinião por questionário, verificámos que os professores efectivos do distrito de Bragança (3° Ciclo e Secundário) assumem uma posição pessimista, quase generalizada, face á sua situação profissional , com incidência nas dimensões sócio-económico- institucional, sendo igualmente notório o seu empenhamento na redução da insatisfação pela proposta de mudanças educativas. La Révision de la Littérature spécifique nous a ouvert les yeux sur un ensemble de facteurs déterminants de (i n)satisfaction professorale, réalité accompagné d 'une diversité de manifestations négatives. desquelles, entre mitres. se détache te malaise des professeurs. En s 'appuyant sur une méthodologie de sondage d'opinions par questionnaire, nous constatons que les professeurs titulaires du département de Bragança (3e Cycle et Secondaire) assument une position pessimiste, presque généralisée, face à leur situation professionnelle, en insistant sur les dimensions socio-économique-institutionelle, leur engagement à réduire l’insatisfaction, en proposant des changements éducatifs , étant également notoire. The review of specific literature alerted us to the existence of factors which are decisive in the (dis)satisfaction of teachers. This fact was accompanied by a diversity of negative manifestations of which, among others, the unrest of teachers is preponderant. Based on a methodology of an opinion poll by questionnaire, we verified that the tenured teachers of the District of Bragança (3rd Cycle and Secondary levels) take an almost generalized pessimistic stance toward their professional situation in the light of its social, economic and institutional dimensions. It is also more than evident than they are earnestly engaged in reducing this dissatisfaction by proposing changes within the education framework.
id RCAP_e5aa98dde85b7bf42b42e11911f1edeb
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele BragançaA Revisão de Literatura específica alertou-nos para um conjunto de factores determinantes da (in)satisfação docente, realidade acompanhada de urna diversidade de manifestações negativas, das quais, entre outras, sobressai o mal-estar dos professores. Apoiados numa metodologia de sondagem de opinião por questionário, verificámos que os professores efectivos do distrito de Bragança (3° Ciclo e Secundário) assumem uma posição pessimista, quase generalizada, face á sua situação profissional , com incidência nas dimensões sócio-económico- institucional, sendo igualmente notório o seu empenhamento na redução da insatisfação pela proposta de mudanças educativas. La Révision de la Littérature spécifique nous a ouvert les yeux sur un ensemble de facteurs déterminants de (i n)satisfaction professorale, réalité accompagné d 'une diversité de manifestations négatives. desquelles, entre mitres. se détache te malaise des professeurs. En s 'appuyant sur une méthodologie de sondage d'opinions par questionnaire, nous constatons que les professeurs titulaires du département de Bragança (3e Cycle et Secondaire) assument une position pessimiste, presque généralisée, face à leur situation professionnelle, en insistant sur les dimensions socio-économique-institutionelle, leur engagement à réduire l’insatisfaction, en proposant des changements éducatifs , étant également notoire. The review of specific literature alerted us to the existence of factors which are decisive in the (dis)satisfaction of teachers. This fact was accompanied by a diversity of negative manifestations of which, among others, the unrest of teachers is preponderant. Based on a methodology of an opinion poll by questionnaire, we verified that the tenured teachers of the District of Bragança (3rd Cycle and Secondary levels) take an almost generalized pessimistic stance toward their professional situation in the light of its social, economic and institutional dimensions. It is also more than evident than they are earnestly engaged in reducing this dissatisfaction by proposing changes within the education framework.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBAlves, Francisco Cordeiro2012-02-02T14:40:06Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6602porAlves, Francisco Cordeiro (1994). A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança. Bragança: Instituto Politécnico. (Série Estudos; 30)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:38.751243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
title A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
spellingShingle A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
Alves, Francisco Cordeiro
title_short A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
title_full A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
title_fullStr A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
title_full_unstemmed A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
title_sort A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança
author Alves, Francisco Cordeiro
author_facet Alves, Francisco Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco Cordeiro
description A Revisão de Literatura específica alertou-nos para um conjunto de factores determinantes da (in)satisfação docente, realidade acompanhada de urna diversidade de manifestações negativas, das quais, entre outras, sobressai o mal-estar dos professores. Apoiados numa metodologia de sondagem de opinião por questionário, verificámos que os professores efectivos do distrito de Bragança (3° Ciclo e Secundário) assumem uma posição pessimista, quase generalizada, face á sua situação profissional , com incidência nas dimensões sócio-económico- institucional, sendo igualmente notório o seu empenhamento na redução da insatisfação pela proposta de mudanças educativas. La Révision de la Littérature spécifique nous a ouvert les yeux sur un ensemble de facteurs déterminants de (i n)satisfaction professorale, réalité accompagné d 'une diversité de manifestations négatives. desquelles, entre mitres. se détache te malaise des professeurs. En s 'appuyant sur une méthodologie de sondage d'opinions par questionnaire, nous constatons que les professeurs titulaires du département de Bragança (3e Cycle et Secondaire) assument une position pessimiste, presque généralisée, face à leur situation professionnelle, en insistant sur les dimensions socio-économique-institutionelle, leur engagement à réduire l’insatisfaction, en proposant des changements éducatifs , étant également notoire. The review of specific literature alerted us to the existence of factors which are decisive in the (dis)satisfaction of teachers. This fact was accompanied by a diversity of negative manifestations of which, among others, the unrest of teachers is preponderant. Based on a methodology of an opinion poll by questionnaire, we verified that the tenured teachers of the District of Bragança (3rd Cycle and Secondary levels) take an almost generalized pessimistic stance toward their professional situation in the light of its social, economic and institutional dimensions. It is also more than evident than they are earnestly engaged in reducing this dissatisfaction by proposing changes within the education framework.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T14:40:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6602
url http://hdl.handle.net/10198/6602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Francisco Cordeiro (1994). A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3" ciclo do ensino básico e do ensino secundário elo distrito ele Bragança. Bragança: Instituto Politécnico. (Série Estudos; 30)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135206137921536