Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17876 |
Resumo: | Este trabalho incidiu sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório I e II (P.E.S.R.) realizadas na escola E.B. 2/3 André Soares ao longo do ano letivo de 2012/2013 no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática e descreve de forma reflexiva as atividades realizadas tanto neste âmbito quanto no âmbito de investigação científica complementar ao estágio. Este documento aborda duas componentes distintas, contudo, interligadas se pensarmos no desenvolvimento profissional docente e no que isso implica em iniciativas de empowerment: a pedagógica e a científica sendo que no primeiro capítulo apresentamos a componente pedagógica e no segundo a componente científica. No que à prática supervisionada da atividade letiva diz respeito, iniciámos com uma descrição reflexiva sobre o contexto social e educativo do local de estágio. Prosseguimos com a conceção de currículo e sua aplicação prática no estágio. Por último abordamos a supervisão científica, técnica e pedagógica. Quanto à prática supervisionada da atividade não letiva, fazemos uma breve reflexão sobre a participação em reuniões, bem como, projetos desenvolvidos no contexto de estágio. Por último é apresentado a componente de investigação com o fim de desenvolver competências docentes neste domínio. Tratasse de um projeto sobre “Wikis – Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto de ensino e aprendizagem”, onde se pretendeu analisar as potencialidades que as ferramentas colaborativas baseadas em wiki (mais concretamente a wikipédia) oferecem à educação, e do qual extraímos um artigo sobre “Wikis – Potencialidades e sua utilização em contexto educativo”, que foi apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática (JEI/2013) da responsabilidade de alunos e professores deste mestrado. Para o efeito, este projeto de investigação procura uma fundamentação teórica na análise de estudos levados a cabo por investigadores, a qual se complementa com o estudo de caso de natureza exploratória. Para a realização do mesmo, utilizámos as técnicas de inquérito por questionário e observação direta como instrumentos de recolha de dados. Os resultados deste estudo indiciam entre outros aspetos que apesar da wikipédia ainda ser vista com uma certa desconfiança, esta é muito conhecida pela comunidade educativa, tem vindo cada vez mais a ser utilizada pelos alunos como fonte de pesquisa para a realização dos trabalhos escolares e apesar da percentagem de recomendação ser inferior à aceitação, a classe docente aceita os trabalhos produzidos com recurso a esta fonte sempre que citada, revelando-se um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte. |
id |
RCAP_e5af05fdd18f7ea0d1f972a453a29255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17876 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissionalWikipédiaInformaçãoEducaçãoConhecimentoTecnologias de Informação e ComunicaçãoPráticas de Ensino Supervisionada e RelatórioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste trabalho incidiu sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório I e II (P.E.S.R.) realizadas na escola E.B. 2/3 André Soares ao longo do ano letivo de 2012/2013 no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática e descreve de forma reflexiva as atividades realizadas tanto neste âmbito quanto no âmbito de investigação científica complementar ao estágio. Este documento aborda duas componentes distintas, contudo, interligadas se pensarmos no desenvolvimento profissional docente e no que isso implica em iniciativas de empowerment: a pedagógica e a científica sendo que no primeiro capítulo apresentamos a componente pedagógica e no segundo a componente científica. No que à prática supervisionada da atividade letiva diz respeito, iniciámos com uma descrição reflexiva sobre o contexto social e educativo do local de estágio. Prosseguimos com a conceção de currículo e sua aplicação prática no estágio. Por último abordamos a supervisão científica, técnica e pedagógica. Quanto à prática supervisionada da atividade não letiva, fazemos uma breve reflexão sobre a participação em reuniões, bem como, projetos desenvolvidos no contexto de estágio. Por último é apresentado a componente de investigação com o fim de desenvolver competências docentes neste domínio. Tratasse de um projeto sobre “Wikis – Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto de ensino e aprendizagem”, onde se pretendeu analisar as potencialidades que as ferramentas colaborativas baseadas em wiki (mais concretamente a wikipédia) oferecem à educação, e do qual extraímos um artigo sobre “Wikis – Potencialidades e sua utilização em contexto educativo”, que foi apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática (JEI/2013) da responsabilidade de alunos e professores deste mestrado. Para o efeito, este projeto de investigação procura uma fundamentação teórica na análise de estudos levados a cabo por investigadores, a qual se complementa com o estudo de caso de natureza exploratória. Para a realização do mesmo, utilizámos as técnicas de inquérito por questionário e observação direta como instrumentos de recolha de dados. Os resultados deste estudo indiciam entre outros aspetos que apesar da wikipédia ainda ser vista com uma certa desconfiança, esta é muito conhecida pela comunidade educativa, tem vindo cada vez mais a ser utilizada pelos alunos como fonte de pesquisa para a realização dos trabalhos escolares e apesar da percentagem de recomendação ser inferior à aceitação, a classe docente aceita os trabalhos produzidos com recurso a esta fonte sempre que citada, revelando-se um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte.Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMatias, Carla Simone Azenha2015-06-22T08:06:57Z2013-08-0120132013-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17876TID:203017358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:38:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:55.265616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
title |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
spellingShingle |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional Matias, Carla Simone Azenha Wikipédia Informação Educação Conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação Práticas de Ensino Supervisionada e Relatório Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
title_full |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
title_fullStr |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
title_full_unstemmed |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
title_sort |
Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissional |
author |
Matias, Carla Simone Azenha |
author_facet |
Matias, Carla Simone Azenha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Carla Simone Azenha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wikipédia Informação Educação Conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação Práticas de Ensino Supervisionada e Relatório Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Wikipédia Informação Educação Conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação Práticas de Ensino Supervisionada e Relatório Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este trabalho incidiu sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório I e II (P.E.S.R.) realizadas na escola E.B. 2/3 André Soares ao longo do ano letivo de 2012/2013 no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática e descreve de forma reflexiva as atividades realizadas tanto neste âmbito quanto no âmbito de investigação científica complementar ao estágio. Este documento aborda duas componentes distintas, contudo, interligadas se pensarmos no desenvolvimento profissional docente e no que isso implica em iniciativas de empowerment: a pedagógica e a científica sendo que no primeiro capítulo apresentamos a componente pedagógica e no segundo a componente científica. No que à prática supervisionada da atividade letiva diz respeito, iniciámos com uma descrição reflexiva sobre o contexto social e educativo do local de estágio. Prosseguimos com a conceção de currículo e sua aplicação prática no estágio. Por último abordamos a supervisão científica, técnica e pedagógica. Quanto à prática supervisionada da atividade não letiva, fazemos uma breve reflexão sobre a participação em reuniões, bem como, projetos desenvolvidos no contexto de estágio. Por último é apresentado a componente de investigação com o fim de desenvolver competências docentes neste domínio. Tratasse de um projeto sobre “Wikis – Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto de ensino e aprendizagem”, onde se pretendeu analisar as potencialidades que as ferramentas colaborativas baseadas em wiki (mais concretamente a wikipédia) oferecem à educação, e do qual extraímos um artigo sobre “Wikis – Potencialidades e sua utilização em contexto educativo”, que foi apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática (JEI/2013) da responsabilidade de alunos e professores deste mestrado. Para o efeito, este projeto de investigação procura uma fundamentação teórica na análise de estudos levados a cabo por investigadores, a qual se complementa com o estudo de caso de natureza exploratória. Para a realização do mesmo, utilizámos as técnicas de inquérito por questionário e observação direta como instrumentos de recolha de dados. Os resultados deste estudo indiciam entre outros aspetos que apesar da wikipédia ainda ser vista com uma certa desconfiança, esta é muito conhecida pela comunidade educativa, tem vindo cada vez mais a ser utilizada pelos alunos como fonte de pesquisa para a realização dos trabalhos escolares e apesar da percentagem de recomendação ser inferior à aceitação, a classe docente aceita os trabalhos produzidos com recurso a esta fonte sempre que citada, revelando-se um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 2013 2013-08-01T00:00:00Z 2015-06-22T08:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17876 TID:203017358 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17876 |
identifier_str_mv |
TID:203017358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131828052819968 |