Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sónia da Silva, 1980-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23414
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_3c1d5d82620c36a70a94f035a1c72d0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetosWebBases de dadosSistemas de informaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório tem como finalidade apresentar os resultados da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária de Camões, sediada em Lisboa. A intervenção pedagógica foi realizada durante as primeiras 5 aulas de 90 minutos do Módulo 8, da disciplina de Sistemas de Informação, numa turma do 3ºano, do Curso Profissional de Informática de Gestão. O Módulo 8 designa-se “Projeto” e tem como objetivos que seja feita uma consolidação de todos os conceitos adquiridos, ao longo dos 7 módulos anteriores da disciplina. A partir de uma análise de necessidades da escola, verificou-se que existia uma lacuna nas inscrições online relativas à oferta formativa. Desta forma, optou-se por desenvolver um Projeto, cuja finalidade era a realização de uma Aplicação Web com ligação a Bases de Dados, que fizesse a gestão das inscrições online. As estratégias e metodologia de ensino aplicadas na intervenção pedagógica, para a realização do Projeto foram com recurso à Aprendizagem Baseada em Projetos. A avaliação da intervenção centrou-se em vários tipos e instrumentos de avaliação, ao longo do decorrer das 5 aulas: a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa/contínua e a observação através do registo diário. A análise dos dados recolhidos demonstra que os alunos ultrapassaram as expetativas e atingiram de forma plena os objetivos propostos. A metodologia adotada foi uma mais-valia para as aprendizagens, ficando assim os alunos melhor preparados e aptos para a realização de projetos futuros, como a prova de aptidão profissional e o estágio profissional.The present report was written in order to present the results of the supervised teaching practice, carried out at the Secondary School of Camões, in Lisbon. The pedagogical intervention was made during five classes of 90 minutes each in a 3rd year class of the Professional Course of Information Technology Management. It was carried out during Module 8 of the Information Systems subject. Module 8 is called “Projeto” (Project) and the students are supposed to receive a reinforcement of all concepts acquired throughout the previous seven modules. After having analysed the school’s main necessities, a gap was found in the online registrations related to the educational options. Therefore, it was decided to develop a project in which it would be possible to make a Web Application, attached to Databases, which would manage the online registrations. The teaching strategies and methodology applied in this pedagogical intervention were based on the Project Based Learning. The evaluation of the intervention was focused on several evaluation methods and materials throughout the five classes: the diagnostic evaluation, the formative evaluation and observation through daily registration. The analysis of the gathered data will show that the students have overcome all expectations and that they have fully achieved the proposed objectives. Therefore, the chosen methodology was certainly an excellent option for the learning objectives. In this way, it is possible to conclude that the students were better prepared and capable of realising their future projects, like their professional capability test and their professional internship.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Ferreira, António Manuel Silva, 1974-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Sónia da Silva, 1980-2016-04-15T17:48:27Z20152015-06-262015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23414TID:201220610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:46.536010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
title Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
spellingShingle Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
Santos, Sónia da Silva, 1980-
Web
Bases de dados
Sistemas de informação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
title_full Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
title_fullStr Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
title_full_unstemmed Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
title_sort Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
author Santos, Sónia da Silva, 1980-
author_facet Santos, Sónia da Silva, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Ferreira, António Manuel Silva, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sónia da Silva, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Web
Bases de dados
Sistemas de informação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Web
Bases de dados
Sistemas de informação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-06-26
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-15T17:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23414
TID:201220610
url http://hdl.handle.net/10451/23414
identifier_str_mv TID:201220610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134318133510144