Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23414 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2015 |
id |
RCAP_3c1d5d82620c36a70a94f035a1c72d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23414 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetosWebBases de dadosSistemas de informaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório tem como finalidade apresentar os resultados da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária de Camões, sediada em Lisboa. A intervenção pedagógica foi realizada durante as primeiras 5 aulas de 90 minutos do Módulo 8, da disciplina de Sistemas de Informação, numa turma do 3ºano, do Curso Profissional de Informática de Gestão. O Módulo 8 designa-se “Projeto” e tem como objetivos que seja feita uma consolidação de todos os conceitos adquiridos, ao longo dos 7 módulos anteriores da disciplina. A partir de uma análise de necessidades da escola, verificou-se que existia uma lacuna nas inscrições online relativas à oferta formativa. Desta forma, optou-se por desenvolver um Projeto, cuja finalidade era a realização de uma Aplicação Web com ligação a Bases de Dados, que fizesse a gestão das inscrições online. As estratégias e metodologia de ensino aplicadas na intervenção pedagógica, para a realização do Projeto foram com recurso à Aprendizagem Baseada em Projetos. A avaliação da intervenção centrou-se em vários tipos e instrumentos de avaliação, ao longo do decorrer das 5 aulas: a avaliação diagnóstica, a avaliação formativa/contínua e a observação através do registo diário. A análise dos dados recolhidos demonstra que os alunos ultrapassaram as expetativas e atingiram de forma plena os objetivos propostos. A metodologia adotada foi uma mais-valia para as aprendizagens, ficando assim os alunos melhor preparados e aptos para a realização de projetos futuros, como a prova de aptidão profissional e o estágio profissional.The present report was written in order to present the results of the supervised teaching practice, carried out at the Secondary School of Camões, in Lisbon. The pedagogical intervention was made during five classes of 90 minutes each in a 3rd year class of the Professional Course of Information Technology Management. It was carried out during Module 8 of the Information Systems subject. Module 8 is called “Projeto” (Project) and the students are supposed to receive a reinforcement of all concepts acquired throughout the previous seven modules. After having analysed the school’s main necessities, a gap was found in the online registrations related to the educational options. Therefore, it was decided to develop a project in which it would be possible to make a Web Application, attached to Databases, which would manage the online registrations. The teaching strategies and methodology applied in this pedagogical intervention were based on the Project Based Learning. The evaluation of the intervention was focused on several evaluation methods and materials throughout the five classes: the diagnostic evaluation, the formative evaluation and observation through daily registration. The analysis of the gathered data will show that the students have overcome all expectations and that they have fully achieved the proposed objectives. Therefore, the chosen methodology was certainly an excellent option for the learning objectives. In this way, it is possible to conclude that the students were better prepared and capable of realising their future projects, like their professional capability test and their professional internship.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Ferreira, António Manuel Silva, 1974-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Sónia da Silva, 1980-2016-04-15T17:48:27Z20152015-06-262015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23414TID:201220610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:46.536010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
title |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
spellingShingle |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos Santos, Sónia da Silva, 1980- Web Bases de dados Sistemas de informação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
title_short |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
title_full |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
title_fullStr |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
title_full_unstemmed |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
title_sort |
Ensino de aplicações Web com bases de dados recorrendo a aprendizagem baseada em projetos |
author |
Santos, Sónia da Silva, 1980- |
author_facet |
Santos, Sónia da Silva, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958- Ferreira, António Manuel Silva, 1974- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sónia da Silva, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web Bases de dados Sistemas de informação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
topic |
Web Bases de dados Sistemas de informação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-06-26 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-15T17:48:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23414 TID:201220610 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23414 |
identifier_str_mv |
TID:201220610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134318133510144 |