A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipe Manuel Ferreira dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34932
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_7ec23242f91983ac3ba7ce5371a046d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissionalTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino profissionalAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho foi elaborado para conclusão do mestrado de ensino de economia e contabilidade, no âmbito da unidade curricular Iniciação à Prática Profissional IV do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O trabalho foi desenvolvido na escola secundária António Sérgio, localizada em Vila Nova de Gaia, numa turma do 11º ano do curso técnico de receção. O tema escolhido para ser desenvolvido foi a utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema, de forma a obter suporte teórico para fundamentar a parte prática que se viria a desenvolver. Seguidamente, foi construído um site que passou a ser o foco de todo o trabalho desenvolvido na escola. Foram então realizadas planificações de todo o trabalho, tendo as mesmas sido cumpridas, o que permitiu a obtenção de bons resultados. O uso de tecnologias no ensino profissional foi uma mais valia pois cativou o interesse e a motivação dos alunos para as tarefas propostas. No decorrer deste ano letivo uma primeira parte incidiu sobre o módulo seis e uma segunda parte sobre o módulo 8 da disciplina de economia, tendo sido este o centro principal deste trabalho.This paper was written for the conclusion of the master’s degree in education of economy and accounting, specifically for the course Iniciação à Prática Profissional IV of the Institute of Education of the University of Lisbon. The work was developed in the António Sérgio high school, located in Vila Nova de Gaia, and took place during the 11º grade of the technical course of reception. The chosen theme focused on the use of a website to leverage the learning of economics in vocational education. This work began with an exhaustive bibliographical research on the subject, in order to create a solid theoretical support for the practical portion that followed. Then, it was created a website that became the focus of all the work developed at the school. A work plan was then conceived and completed to its fullest, and with that good outcomes were achieved. The use of technology in the context of professional education made the students more interested and motivated for the tasks proposed. During the current academic year, the focus was split between the sixth (for the first part) and eighth (for the second part) module of the economy course, this being the primary focus of this work.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Filipe Manuel Ferreira dos2018-10-04T16:10:39Z20182018-06-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34932TID:202193497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:32.659538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
title A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
spellingShingle A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
Santos, Filipe Manuel Ferreira dos
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino profissional
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
title_full A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
title_fullStr A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
title_full_unstemmed A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
title_sort A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
author Santos, Filipe Manuel Ferreira dos
author_facet Santos, Filipe Manuel Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipe Manuel Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino profissional
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino profissional
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04T16:10:39Z
2018
2018-06-13
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34932
TID:202193497
url http://hdl.handle.net/10451/34932
identifier_str_mv TID:202193497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134427519909888