A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34932 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_7ec23242f91983ac3ba7ce5371a046d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissionalTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino profissionalAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho foi elaborado para conclusão do mestrado de ensino de economia e contabilidade, no âmbito da unidade curricular Iniciação à Prática Profissional IV do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O trabalho foi desenvolvido na escola secundária António Sérgio, localizada em Vila Nova de Gaia, numa turma do 11º ano do curso técnico de receção. O tema escolhido para ser desenvolvido foi a utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema, de forma a obter suporte teórico para fundamentar a parte prática que se viria a desenvolver. Seguidamente, foi construído um site que passou a ser o foco de todo o trabalho desenvolvido na escola. Foram então realizadas planificações de todo o trabalho, tendo as mesmas sido cumpridas, o que permitiu a obtenção de bons resultados. O uso de tecnologias no ensino profissional foi uma mais valia pois cativou o interesse e a motivação dos alunos para as tarefas propostas. No decorrer deste ano letivo uma primeira parte incidiu sobre o módulo seis e uma segunda parte sobre o módulo 8 da disciplina de economia, tendo sido este o centro principal deste trabalho.This paper was written for the conclusion of the master’s degree in education of economy and accounting, specifically for the course Iniciação à Prática Profissional IV of the Institute of Education of the University of Lisbon. The work was developed in the António Sérgio high school, located in Vila Nova de Gaia, and took place during the 11º grade of the technical course of reception. The chosen theme focused on the use of a website to leverage the learning of economics in vocational education. This work began with an exhaustive bibliographical research on the subject, in order to create a solid theoretical support for the practical portion that followed. Then, it was created a website that became the focus of all the work developed at the school. A work plan was then conceived and completed to its fullest, and with that good outcomes were achieved. The use of technology in the context of professional education made the students more interested and motivated for the tasks proposed. During the current academic year, the focus was split between the sixth (for the first part) and eighth (for the second part) module of the economy course, this being the primary focus of this work.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Filipe Manuel Ferreira dos2018-10-04T16:10:39Z20182018-06-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34932TID:202193497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:32.659538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
title |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
spellingShingle |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional Santos, Filipe Manuel Ferreira dos Tecnologias da informação e da comunicação Ensino profissional Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
title_full |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
title_fullStr |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
title_sort |
A utilização de um site como recurso à organização da aprendizagem da Economia no ensino profissional |
author |
Santos, Filipe Manuel Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Filipe Manuel Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabrito, Belmiro Gil, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Filipe Manuel Ferreira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação Ensino profissional Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação Ensino profissional Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-04T16:10:39Z 2018 2018-06-13 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34932 TID:202193497 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34932 |
identifier_str_mv |
TID:202193497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134427519909888 |