Relendo Anrique da Mota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Elisa Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16867
Resumo: O artigo constitui uma síntese reflexiva e crítica do trabalho editorial e de análise realizados em torno da produção literária de Anrique da Mota, privilegiando particularmente as edições e estudos da Carta sobre a morte de Dona Inês de Castro. Defendemos a revisitação deste poeta e o seu resgate de uma posição de subordinação em que tem sido colocado, nomeadamente em relação a Gil Vicente, no caso dos diálogos dramáticos e a António Ferreira, no que se refere à Carta. Seria desejável que uma nova edição crítica da obra reconhecesse a importância deste texto no corpus poético de Anrique da Mota e estabelecesse com maior rigor a sua identidade literária, valorizando, a par da poderosa e eficaz marca satírica, por vezes de matiz burlesco, das pequenas farsas e dos poemas mais curtos, o inspirado lirismo da Carta sobre Inês de Castro.
id RCAP_e5ca7869b62013fff803e1713118fd4a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relendo Anrique da MotaAnrique da MotaCancioneiro GeralCarat sobre Inês de CastroediçãoO artigo constitui uma síntese reflexiva e crítica do trabalho editorial e de análise realizados em torno da produção literária de Anrique da Mota, privilegiando particularmente as edições e estudos da Carta sobre a morte de Dona Inês de Castro. Defendemos a revisitação deste poeta e o seu resgate de uma posição de subordinação em que tem sido colocado, nomeadamente em relação a Gil Vicente, no caso dos diálogos dramáticos e a António Ferreira, no que se refere à Carta. Seria desejável que uma nova edição crítica da obra reconhecesse a importância deste texto no corpus poético de Anrique da Mota e estabelecesse com maior rigor a sua identidade literária, valorizando, a par da poderosa e eficaz marca satírica, por vezes de matiz burlesco, das pequenas farsas e dos poemas mais curtos, o inspirado lirismo da Carta sobre Inês de Castro.Veredas - Associação Internacional de Lusitanistas2016-01-26T15:51:12Z2016-01-262015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/16867http://hdl.handle.net/10174/16867porEsteves, Elisa Nunes, 2015, “Relendo Anrique da Mota”, Veredas, Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, volume 23 – O Renascimento Português. Desafios e Novas Linhas de Investigação, Santiago de Compostela.ene@uevora.pt296Esteves, Elisa Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:09.270635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relendo Anrique da Mota
title Relendo Anrique da Mota
spellingShingle Relendo Anrique da Mota
Esteves, Elisa Nunes
Anrique da Mota
Cancioneiro Geral
Carat sobre Inês de Castro
edição
title_short Relendo Anrique da Mota
title_full Relendo Anrique da Mota
title_fullStr Relendo Anrique da Mota
title_full_unstemmed Relendo Anrique da Mota
title_sort Relendo Anrique da Mota
author Esteves, Elisa Nunes
author_facet Esteves, Elisa Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Elisa Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Anrique da Mota
Cancioneiro Geral
Carat sobre Inês de Castro
edição
topic Anrique da Mota
Cancioneiro Geral
Carat sobre Inês de Castro
edição
description O artigo constitui uma síntese reflexiva e crítica do trabalho editorial e de análise realizados em torno da produção literária de Anrique da Mota, privilegiando particularmente as edições e estudos da Carta sobre a morte de Dona Inês de Castro. Defendemos a revisitação deste poeta e o seu resgate de uma posição de subordinação em que tem sido colocado, nomeadamente em relação a Gil Vicente, no caso dos diálogos dramáticos e a António Ferreira, no que se refere à Carta. Seria desejável que uma nova edição crítica da obra reconhecesse a importância deste texto no corpus poético de Anrique da Mota e estabelecesse com maior rigor a sua identidade literária, valorizando, a par da poderosa e eficaz marca satírica, por vezes de matiz burlesco, das pequenas farsas e dos poemas mais curtos, o inspirado lirismo da Carta sobre Inês de Castro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-26T15:51:12Z
2016-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16867
http://hdl.handle.net/10174/16867
url http://hdl.handle.net/10174/16867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esteves, Elisa Nunes, 2015, “Relendo Anrique da Mota”, Veredas, Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, volume 23 – O Renascimento Português. Desafios e Novas Linhas de Investigação, Santiago de Compostela.
ene@uevora.pt
296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Veredas - Associação Internacional de Lusitanistas
publisher.none.fl_str_mv Veredas - Associação Internacional de Lusitanistas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136574089199616