A reconfiguração da ação da inspeção da educação : o caso da atividade de tutoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula Rafaela Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36377
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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spelling A reconfiguração da ação da inspeção da educação : o caso da atividade de tutoriaTutoriaAprendizagemAutorregulaçãoInspecção escolarRelatórios de estágio de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório reflete o meu percurso e estágio curricular que teve lugar na Inspeção – Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, com especialização na área de Organização e Gestão da Educação e Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nele reflito sobre a importância acrescida que ao longo do tempo vem sido atribuída à inspeção da educação, assim como à redefinição da ação inspetiva que lhe é implícita. Além de espelhar os programas e atividades presentes nesta organização e de proceder à sua devida caraterização, procedo igualmente a uma breve análise referente à dimensão de identidade da organização, mediante um questionário de perguntas abertas aplicado a nove inspetores. O Projeto de Investigação desenvolvido teve em vista o estudo da atividade Apoio Tutorial Especifico (ATE) do Programa de Acompanhamento, tendo como referencial o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (2017), o despacho normativo n.º4 – A/2016 de 16 de Junho e o Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.This report reflects my path and curricular training at the General Inspectorate of Education and Science (IGEC), in the scope of the Master in Education and Training - specialization in the area of Organization and Management of Education and Training, at the Institute of Education University of Lisbon. In the report I reflect on the increased importance that over time has been attributed to school inspection, as well as the redefinition of the inspection itself. Besides reflecting on the programs and activities performed by this organization and to characterize it, I also make a brief analysis regarding the identity dimension of the organization, through a questionnaire with open questions applied to a number of inspectors. The Research project was aimed at studying the Monitoring Activity of Specific Tutorial Support (ATE), having as reference the profile of students out of compulsory schooling (2017), and the normative dispatch no. 4 - A / 2016 , June 16.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Paula Rafaela Coelho2019-01-14T10:28:58Z20182018-10-152018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36377TID:202200701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:40.466380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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