A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8458 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_e5dbb4f17825147d8655152b0c01ef9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratórioescolha da universidade a frequentartomada de decisãocritérios de decisãomarketing de universidadescollege choicedecision makingchoice criteriauniversity marketingMestrado em MarketingEm Portugal, milhares de jovens concorrem todos os anos por um lugar no ensino superior, sendo o curso de Gestão um dos mais procurados por parte dos estudantes que terminam o ensino secundário. Na área de Gestão há uma forte concorrência entre diversas faculdades da região de Lisboa, nomeadamente ISCTE, ISEG, Universidade Católica e Universidade Nova para recrutar os melhores candidatos, ou seja, aqueles que terminam o ensino secundário com as melhores classificações. A eficácia do marketing destas faculdades pode melhorar se entenderem o processo de tomada de decisão dos melhores candidatos, nomeadamente em termos da integração que estes fazem da informação recolhida de múltiplas fontes e dos atributos críticos da decisão de escolha da faculdade a frequentar. Adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo sido realizado um focus group com estudantes que entraram numas das faculdades referidas com classificações elevadas. Os resultados revelam que o processo de decisão é complexo, sendo explorados os principais critérios de decisão e as suas implicações para o marketing das universidades.In Portugal, thousands of young people compete each year for a place in higher education institutions, and the course of business administration is one of the most sought after by students who complete high school. In this field, competition is fierce among different faculties of the Lisbon region (e.g., ISCTE, ISEG, Catholic University and Nova University) to recruit the best candidates, that is, those who graduate high school with the best grades. The effectiveness of the marketing of these schools can improve with a better understanding of (1) the decision-making process of the best candidates, particularly in terms of how they process and integrate information gathered from multiple sources, and (2) critical attributes in the decision of which college to attend. This research followed a qualitative approach and a focus group was implemented with a small group of students admitted with the highest grades in one of the colleges listed above. The results reveal that the decision making process is complex and highlight key decision criteria for college choice and the implications for the marketing of universities.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos2015-04-22T09:29:18Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8458porSantos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos (2014). "A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:27.914046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
title |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
spellingShingle |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos escolha da universidade a frequentar tomada de decisão critérios de decisão marketing de universidades college choice decision making choice criteria university marketing |
title_short |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
title_full |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
title_fullStr |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
title_sort |
A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório |
author |
Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos |
author_facet |
Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolha da universidade a frequentar tomada de decisão critérios de decisão marketing de universidades college choice decision making choice criteria university marketing |
topic |
escolha da universidade a frequentar tomada de decisão critérios de decisão marketing de universidades college choice decision making choice criteria university marketing |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-04-22T09:29:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8458 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos (2014). "A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131033371672576 |