A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carriço, André Nogueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38146
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_e5e3c76a60f7c81d74cf49ddc20b85a4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violonceloThe pedagogical applicability of singing in cello teachingEnsino de músicaViolonceloCantoInstrumentoCompetênciasPedagogiaMusic teachingCelloSingingSkillsPedagogyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoHumanidades::ArtesRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório final de Estágio tem como tema A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo. O objetivo desta intervenção foi averiguar qual o potencial pedagógico do canto quando aplicado nas aulas de violoncelo, através da implementação de várias estratégias compiladas após uma pesquisa detalhada sobre a literatura relacionada com o tema. A utilização frequente deste recurso é vista de uma forma positiva pela maioria dos autores citados, uma vez que é potenciadora da aquisição e desenvolvimento de várias competências necessárias a um instrumentista, tais como, a facilidade de leitura à primeira vista, a capacidade de perceção e leitura musical, expressividade, fraseio e articulação, a afinação, memória, organização mental, entre outros. Esta investigação consistiu num estudo de caso múltiplo, realizado com um total de cinco alunos de duas instituições distintas, ARTAVE e CCM, tendo dois dos alunos trabalhado em contexto de aula individual três em contexto de aula de grupo. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em questionários e registos de observação dos momentos de intervenção. Os resultados deste estudo foram francamente positivos. Ao analisarmos os dados recolhidos torna-se evidente a evolução dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às competências que se procurou desenvolver através das estratégias implementadas.This internship final report is correlated to an Educational Intervention Project in partial fulfillment of the requirements for the Masters in Music Teaching - Cello. The theme that was chosen for this intervention is The pedagogical applicability of singing in Cello teaching. The primary objective of this intervention was to ascertain the pedagogical potential of singing when applied in Cello lessons, through the implementation of various strategies and exercises compiled after a careful research on the literature related to this matter. The frequent utilization of this resource is seen as very beneficial by many of the cited authors, since it has the ability to potentiate the acquisition and development of many skills that are needed by instrumentalist, such as, sight-reading, expressiveness, articulation, intonation, memorization, mental organization, amongst others. Therefore, this resource must be implemented since the beginning of instrumental learning, since it is more efficient as it is bigger the interval of time in which this resource is utilized. This investigation consisted in a multiple case study carried out at two different institutions, ARTAVE and CCM, and focused a total of five students of which two attended individual Cello classes and the other three attended group Cello classes. The results were sincerely positive. The analysis of the data that was collected shows the student´s performing skills evolution through the application of a set of strategies correlated to this study theme.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroUniversidade do MinhoCarriço, André Nogueira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38146por201513889info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:05.741687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
The pedagogical applicability of singing in cello teaching
title A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
spellingShingle A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
Carriço, André Nogueira
Ensino de música
Violoncelo
Canto
Instrumento
Competências
Pedagogia
Music teaching
Cello
Singing
Skills
Pedagogy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Humanidades::Artes
title_short A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
title_full A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
title_fullStr A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
title_full_unstemmed A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
title_sort A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
author Carriço, André Nogueira
author_facet Carriço, André Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carriço, André Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Violoncelo
Canto
Instrumento
Competências
Pedagogia
Music teaching
Cello
Singing
Skills
Pedagogy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Humanidades::Artes
topic Ensino de música
Violoncelo
Canto
Instrumento
Competências
Pedagogia
Music teaching
Cello
Singing
Skills
Pedagogy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Humanidades::Artes
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38146
url http://hdl.handle.net/1822/38146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132581981061120