A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38146 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_e5e3c76a60f7c81d74cf49ddc20b85a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violonceloThe pedagogical applicability of singing in cello teachingEnsino de músicaViolonceloCantoInstrumentoCompetênciasPedagogiaMusic teachingCelloSingingSkillsPedagogyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoHumanidades::ArtesRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório final de Estágio tem como tema A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo. O objetivo desta intervenção foi averiguar qual o potencial pedagógico do canto quando aplicado nas aulas de violoncelo, através da implementação de várias estratégias compiladas após uma pesquisa detalhada sobre a literatura relacionada com o tema. A utilização frequente deste recurso é vista de uma forma positiva pela maioria dos autores citados, uma vez que é potenciadora da aquisição e desenvolvimento de várias competências necessárias a um instrumentista, tais como, a facilidade de leitura à primeira vista, a capacidade de perceção e leitura musical, expressividade, fraseio e articulação, a afinação, memória, organização mental, entre outros. Esta investigação consistiu num estudo de caso múltiplo, realizado com um total de cinco alunos de duas instituições distintas, ARTAVE e CCM, tendo dois dos alunos trabalhado em contexto de aula individual três em contexto de aula de grupo. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em questionários e registos de observação dos momentos de intervenção. Os resultados deste estudo foram francamente positivos. Ao analisarmos os dados recolhidos torna-se evidente a evolução dos alunos, nomeadamente no que diz respeito às competências que se procurou desenvolver através das estratégias implementadas.This internship final report is correlated to an Educational Intervention Project in partial fulfillment of the requirements for the Masters in Music Teaching - Cello. The theme that was chosen for this intervention is The pedagogical applicability of singing in Cello teaching. The primary objective of this intervention was to ascertain the pedagogical potential of singing when applied in Cello lessons, through the implementation of various strategies and exercises compiled after a careful research on the literature related to this matter. The frequent utilization of this resource is seen as very beneficial by many of the cited authors, since it has the ability to potentiate the acquisition and development of many skills that are needed by instrumentalist, such as, sight-reading, expressiveness, articulation, intonation, memorization, mental organization, amongst others. Therefore, this resource must be implemented since the beginning of instrumental learning, since it is more efficient as it is bigger the interval of time in which this resource is utilized. This investigation consisted in a multiple case study carried out at two different institutions, ARTAVE and CCM, and focused a total of five students of which two attended individual Cello classes and the other three attended group Cello classes. The results were sincerely positive. The analysis of the data that was collected shows the student´s performing skills evolution through the application of a set of strategies correlated to this study theme.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroUniversidade do MinhoCarriço, André Nogueira20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38146por201513889info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:05.741687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo The pedagogical applicability of singing in cello teaching |
title |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo |
spellingShingle |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo Carriço, André Nogueira Ensino de música Violoncelo Canto Instrumento Competências Pedagogia Music teaching Cello Singing Skills Pedagogy Ciências Sociais::Ciências da Educação Humanidades::Artes |
title_short |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo |
title_full |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo |
title_fullStr |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo |
title_full_unstemmed |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo |
title_sort |
A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo |
author |
Carriço, André Nogueira |
author_facet |
Carriço, André Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carriço, André Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Violoncelo Canto Instrumento Competências Pedagogia Music teaching Cello Singing Skills Pedagogy Ciências Sociais::Ciências da Educação Humanidades::Artes |
topic |
Ensino de música Violoncelo Canto Instrumento Competências Pedagogia Music teaching Cello Singing Skills Pedagogy Ciências Sociais::Ciências da Educação Humanidades::Artes |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38146 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201513889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132581981061120 |