Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupani, Kukola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9656
Resumo: Nota: 18 valores
id RCAP_e5e8c2cffb428419fa0d021dc7cf4b26
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015Ambiente externoAmbiente internoDesempenhoModelo de ajustamento parcialInternal environmentPartial adjustment modelExternal environmentPerformanceGestãoNota: 18 valoresO ambiente económico, em particular o macroeconómico, tem sido assumido como influenciador do desempenho das empresas. Assim, o principal objetivo do presente estudo é analisar o impacto de determinados fatores macroeconómicos (e.g., taxa de inflação, preço das matérias-primas e taxa de imposto sobre o consumo) nas vendas da NOCAL, entre 2010 e 2015. Através de uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), de natureza exploratória e correlacional de corte transversal, foram recolhidos os dados da empresa através da análise financeira, com base documental, e utilizado um guião que serviu de suporte à realização de entrevistas presenciais a nove colaboradores de diferentes áreas. O enquadramento da investigação focou-se no aspeto estratégico e social da empresa; no ambiente interno e externo, na produção, na cadeia de valor e na análise SWOT. Os principais resultados vão no sentido que existe uma influência da taxa de inflação, da taxa de imposto sobre o consumo e do preço total das matérias-primas sobre as vendas da NOCAL. Estas três variáveis económicas assumemse como preditores explicativos de 84% da variância das vendas da NOCAL no modelo de ajustamento parcial desenvolvido. Conclui-se a inexistência de uma resposta imediata (completa) das vendas face às alterações das variáveis causais. Com efeito, o coeficiente de ajustamento é de cerca de 7 meses. A elasticidade do valor das vendas face ao custo das matérias-primas é, no curto prazo, de 0,3% e no longo prazo de 1,9%. Perante um aumento da taxa de imposto sobre o consumo, corrigida pela taxa de inflação, o efeito sobre o valor das vendas é de cerca de 0,5% no curto prazo e de 3,4% no longo prazo. Investigações futuras devem preocupar-se em estudar os fatores macroeconómicos com relevância no desempenho das empresas e identificar as principais estratégias de gestão que se revelam mais adequadas para fazerem face à influência destes fatores.The economic environment, particularly the macro economical, has been assumed as influencing companies’ performance. As such, the main goal of this study is to analyse the impact of certain macro-economic factors (e.g., inflation rate, raw materials’ price, VAT rate over consumption) on NOCAL’s sales, between 2010 and 2015. Through a mixed methodology (quantitative and qualitative), of exploratory, correlational, and transversal design, the company’s data were collected through financial analysis, with a documental basis, and a script was used to make interviews to nine workers from different areas. The investigation’s framing was focused on the strategic and social aspect of the company; on the internal and external environment, on production, on the value chain, and on the SWOT analysis. The main results indicate that there’s an influence of the inflation rate, of the VAT rate over consumption and, of the total price of raw materials over NOCAL’s sales. These three economic variables explained 84% of NOCAL’s sales’ variance in the partial adjustment model developed. We can conclude the inexistence of an immediate response (complete) of sales face variations of causal variables. In fact, the adjustment coefficient is about 7 months. The elasticity of the sales value facing the raw materials 'cost, is on the short term, 0.3% and in the long term 1.9%. Regarding the variation of the VAT rate over consumption, corrected by the inflation rate, the effect of the values' sales is round 0.5% in short term, and 3.4% in long term. Future research should study the macroeconomic factors that are relevant in businesses companies' performance, and identify key management strategies which are more suitable to cope with the influence of these factors.Ribeiro, Maria Clara Dias PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoKupani, Kukola2017-03-21T14:22:49Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9656TID:201635550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:11.755120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
title Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
spellingShingle Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
Kupani, Kukola
Ambiente externo
Ambiente interno
Desempenho
Modelo de ajustamento parcial
Internal environment
Partial adjustment model
External environment
Performance
Gestão
title_short Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
title_full Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
title_fullStr Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
title_full_unstemmed Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
title_sort Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015
author Kupani, Kukola
author_facet Kupani, Kukola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Kupani, Kukola
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente externo
Ambiente interno
Desempenho
Modelo de ajustamento parcial
Internal environment
Partial adjustment model
External environment
Performance
Gestão
topic Ambiente externo
Ambiente interno
Desempenho
Modelo de ajustamento parcial
Internal environment
Partial adjustment model
External environment
Performance
Gestão
description Nota: 18 valores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-21T14:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9656
TID:201635550
url http://hdl.handle.net/10400.22/9656
identifier_str_mv TID:201635550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131397842010112