Gestão do conhecimento: estudo de caso no comércio exterior brasileiro O Centro de Distribuição (CD) da APEX Brasil em Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2443 |
Resumo: | O presente trabalho busca avaliar as características de uma organização voltada para a Gestão do Conhecimento. Para tanto, foi desenvolvido estudo de caso referente ao Centro de Distribuição (CD) implementado em Lisboa, Portugal, pela APEX Brasil, agência oficial de promoção das exportações e investimentos, que estimula a participação de empresas nacionais em mercados externos. A escolha deste caso específico deveu-se à análise da razão do fechamento de uma unidade externa que tinha como objeto facilitar a negociação de empresas brasileiras com pronta entrega de mercadorias. Buscou-se avaliar os efeitos dos ambientes externo (internacional e nacional) e interno à organização, no que tange à formação de valores e pressões sobre o desempenho interno da unidade estudada. Para que se possa conferir se a organização estudada preteriu a aplicação da Gestão do Conhecimento por uma visão weberiana, foi desenvolvido quadro que sintetizou as principais características da gestão baseada no conhecimento, permitindo uma comparação com as principais características do modelo weberiano. Foram também aplicadas entrevistas a empresas, entidades de classe e órgãos de governo que, de forma direta ou indireta, influenciaram o desempenho e decisões sobre o CD Lisboa. |
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Gestão do conhecimento: estudo de caso no comércio exterior brasileiro O Centro de Distribuição (CD) da APEX Brasil em Lisboaestruturas organizacionaisambiente externoambiente internogestão do conhecimentoorganizational structuresexternal environmentinternal environmentknowledge management (learning organization)O presente trabalho busca avaliar as características de uma organização voltada para a Gestão do Conhecimento. Para tanto, foi desenvolvido estudo de caso referente ao Centro de Distribuição (CD) implementado em Lisboa, Portugal, pela APEX Brasil, agência oficial de promoção das exportações e investimentos, que estimula a participação de empresas nacionais em mercados externos. A escolha deste caso específico deveu-se à análise da razão do fechamento de uma unidade externa que tinha como objeto facilitar a negociação de empresas brasileiras com pronta entrega de mercadorias. Buscou-se avaliar os efeitos dos ambientes externo (internacional e nacional) e interno à organização, no que tange à formação de valores e pressões sobre o desempenho interno da unidade estudada. Para que se possa conferir se a organização estudada preteriu a aplicação da Gestão do Conhecimento por uma visão weberiana, foi desenvolvido quadro que sintetizou as principais características da gestão baseada no conhecimento, permitindo uma comparação com as principais características do modelo weberiano. Foram também aplicadas entrevistas a empresas, entidades de classe e órgãos de governo que, de forma direta ou indireta, influenciaram o desempenho e decisões sobre o CD Lisboa.This work intends to study the characteristics of an organization focused on knowledge management, a learning organization. To this end, was developed a case study about the Distribution Center (DC) implemented in Lisbon, Portugal, by Apex Brasil, the Brazilian official body of Trade and Investment Promotion Agency, that stimulates the national enterprises to participate in external markets. The reason for the choice of this particular case was to analyze the closing an external subsidiary, that was created to facilitate the negotiation of Brazilian companies with ready supply of goods. This work sought to assess the effects of external environments (both international and national) and the effects of internal to the organization, with respect to the formation of values and pressure on the internal performance on the studied CD. In order to examine whether in the studied Organization was not applied the knowledge management, but a weberian model, was developed a framework which synthesized the key characteristics of knowledge-based management, allowing a comparison with the main features of the webernian model. Interviews were also applied to businesses, trade associations and government representatives that has affected directly or indirectly the APEX Brasil decision.2011-03-11T12:49:18Z2011-03-11T00:00:00Z2011-03-112009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2443porMarinho, Mônica Romero Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:46.232052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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