Representação e interpretação de dados e medidas estatísticas por alunos do 3º ano do curso de matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié-Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34982 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade de Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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Representação e interpretação de dados e medidas estatísticas por alunos do 3º ano do curso de matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié-AngolaEstatística - ensinoGráficos estatísticosEnsino superiorTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade de Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este estudo surge motivado pela minha preocupação em melhorar as minhas práticas de ensino, contribuindo igualmente para o ensino e aprendizagem da Estatística no contexto onde as desenvolvo. Tem como objetivo analisar o desempenho dos alunos do 3º ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié-Angola, no final da unidade de Estatística descritiva, em tarefas envolvendo a representação e interpretação de dados e medidas estatísticas de localização. O estudo é fundamentado nas orientações curriculares e por uma revisão de literatura sobre o ensino e aprendizagem da Estatística e as dificuldades dos alunos neste tema. Os dados foram recolhidos a partir das resoluções escritas individuais dos alunos das seis tarefas propostas em sala de aula no final da lecionação da disciplina de Probabilidade e Estatística II. As suas respostas foram descritas quantitativamente, tendo em conta a sua classificação em corretas, incorretas e não resposta e posteriormente, analisadas qualitativamente no que respeita ao modo como os alunos constroem e interpretam tabelas de frequência e representações gráficas e à compreensão que revelam das medidas estatísticas de localização. Foram analisadas também as suas dificuldades nestes aspetos. Os resultados do estudo mostram que os alunos revelam dificuldades na identificação da variável em estudo e em relacionar o seu tipo com as características e potencialidades das representações para organizar os dados, levando-os a cometer erros na construção da tabela de frequências e na seleção de gráficos. Na construção dos diferentes tipos de gráficos, os alunos apresentaram essencialmente falta de rigor. Quanto à compreensão de gráficos, os alunos revelaram bom desempenho nas questões de leitura dos dados mas mostram dificuldades nas questões que requerem, para além da leitura, realizar operações matemáticas e identificar tendências nos dados e fazer inferências com base neles. Para além disso, os alunos revelaram pouca compreensão em atribuir significado assim como em reconhecer as propriedades das medidas estatísticas de localização.This study is motivated by my concern in improving my teaching practices, contributing also to improve the teaching and learning of Statistics in the context where I develop them. The objective of this study is to analyze the performance of 3rd year students from the graduation in Mathematics at the Higher Pedagogical School of Bié-Angola, after finnishing the descriptive statistics unit, in tasks involving the representation and interpretation of data and statistical measurements of location. The rational of the study is the curricular guidelines and a review of the literature on the teaching and learning of Statistics and the difficulties of students in this topic. Data were collected from students' individual written resolutions of the six tasks proposed in the classroom at the end of the Probability and Statistics II course. The students’ answers to the tasks were quantitatively described, taking into account their classification as correct, incorrect and non-response, and then were analyzed qualitatively on how students construct and interpret frequency tables and graphical representations and their understanding of statistical measures of location. Their difficulties were also analyzed regarding these aspects. The results of the study reveal students’ difficulties in identifying the variable in study and in relating its type to the characteristics and potentialities of the graphical representations to organize the data, leading them to make errors in the construction of the frequency table and in the selection of graphs. In the construction of the different types of graphs, the students showed essentialy lack of rigor. Concerning graph comprehension, the students have good performance on questions requiring reading the data but show difficulties in questions that require, in addition to the reading, to perform mathematical operations and to identify trends in the data as well as to make inferences based on them. Students also revealed little understanding in assigning meaning and in recognizing the properties of statistical measurements of location.Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Repositório da Universidade de LisboaAndré, Amado Leonardo, 1983-2018-10-10T12:27:33Z20182018-05-102018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34982TID:202200469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:34.111826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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