Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria do Céu
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Queirós, Telma Maria Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6539
Resumo: Tendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinares
id RCAP_79328cf13333b217811752600e4667ad
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiáriosProfessor-estagiárioIndisciplinaFormação inicialGestão de sala de aulaSupervisão pedagógicaTendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinaresInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria do CéuQueirós, Telma Maria Gonçalves2011-12-28T15:12:49Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6539porRibeiro, Maria do Céu; Queirós, Telma Maria Gonçalves (2010). Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 83-1051645-477410.34620/eduser.v2i1.17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:34.784775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
title Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
spellingShingle Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
Ribeiro, Maria do Céu
Professor-estagiário
Indisciplina
Formação inicial
Gestão de sala de aula
Supervisão pedagógica
title_short Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
title_full Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
title_fullStr Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
title_full_unstemmed Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
title_sort Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários
author Ribeiro, Maria do Céu
author_facet Ribeiro, Maria do Céu
Queirós, Telma Maria Gonçalves
author_role author
author2 Queirós, Telma Maria Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria do Céu
Queirós, Telma Maria Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Professor-estagiário
Indisciplina
Formação inicial
Gestão de sala de aula
Supervisão pedagógica
topic Professor-estagiário
Indisciplina
Formação inicial
Gestão de sala de aula
Supervisão pedagógica
description Tendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinares
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-12-28T15:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6539
url http://hdl.handle.net/10198/6539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria do Céu; Queirós, Telma Maria Gonçalves (2010). Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspectiva de professores-estagiários. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 2:1, p. 83-105
1645-4774
10.34620/eduser.v2i1.17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135205282283520