Balcão Único do Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amraoui, Yasmine Alexandra Nóbrega de Sales Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10563
Resumo: Ao longo do tempo, o volume de dados existente nas Instituições de Ensino Superior (IES) com objetivo de ser transformado em informação, tem vindo a aumentar. É importante notar que a informação é um recurso fundamental e indispensável para estas, fazendo as IES alcançar o bom funcionamento e criar uma vantagem competitiva. Esta competitividade, dependendo não só de fatores externos às IES, depende também da identificação das tecnologias adequadas ao seu funcionamento. Com vista a resposta a essas necessidades, surgem os Sistemas de Informação (SI) suportados pelas Tecnologias de Informação (TI), que levam ao auxílio e inovação por parte das instituições. Particularmente, no caso da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), que é uma IES com um grande número de membros, é importante realizar o estudo dos serviços disponibilizados aos estudantes para que possa haver inovação, vantagem competitiva e que possa ser trazida a centralização, informatização e mais qualidade aos serviços desta. Assim, a grande maioria da atividade no âmbito do planeamento, gestão e suporte dos SI e aplicações web da UTAD são disponibilizadas pelo Núcleo de Sistemas de Informação (NSI) desta instituição. Tomando isto em consideração, este documento retrata um projeto experimental implementado no NSI, devidamente apoiado pela metodologia Design Science Research (DSR). Dada a importância dos SI e do vasto número de serviços destinados aos estudantes da UTAD, torna-se essencial fazer uma boa gestão e organização desses recursos. De maneira a proporcionar o ganho de eficiência e qualidade nestes, foi proposta uma aplicação web intuitiva, inovadora e de fácil manuseamento com o objetivo de centralizar os serviços nesta. Assim, surge a aplicação Balcão Único do Aluno (BUDA) como forma de organizar os processos relativos aos serviços bem como toda a gestão dos pedidos a estes, realizados pelos estudantes. Com o desenvolvimento deste projeto de dissertação pretendeu-se demonstrar que a aplicação BUDA é uma ferramenta útil e vantajosa para os serviços da UTAD. Os resultados apresentados demonstram a insatisfação dos estudantes relativamente aos serviços fornecidos pela instituição, a preferência pelo atendimento online mesmo com a desvantagem de utilizar diversas plataformas para diferentes serviços. Assim, provou-se não só a vantagem do uso de uma aplicação web que aglomerasse os diversos serviços, como o usufruto que os estudantes iriam obter da plataforma BUDA para a resolução dos seus assuntos académicos.
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Particularmente, no caso da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro (UTAD), que é uma IES com um grande número de membros, é importante realizar o estudo dos serviços disponibilizados aos estudantes para que possa haver inovação, vantagem competitiva e que possa ser trazida a centralização, informatização e mais qualidade aos serviços desta. Assim, a grande maioria da atividade no âmbito do planeamento, gestão e suporte dos SI e aplicações web da UTAD são disponibilizadas pelo Núcleo de Sistemas de Informação (NSI) desta instituição. Tomando isto em consideração, este documento retrata um projeto experimental implementado no NSI, devidamente apoiado pela metodologia Design Science Research (DSR). Dada a importância dos SI e do vasto número de serviços destinados aos estudantes da UTAD, torna-se essencial fazer uma boa gestão e organização desses recursos. De maneira a proporcionar o ganho de eficiência e qualidade nestes, foi proposta uma aplicação web intuitiva, inovadora e de fácil manuseamento com o objetivo de centralizar os serviços nesta. Assim, surge a aplicação Balcão Único do Aluno (BUDA) como forma de organizar os processos relativos aos serviços bem como toda a gestão dos pedidos a estes, realizados pelos estudantes. Com o desenvolvimento deste projeto de dissertação pretendeu-se demonstrar que a aplicação BUDA é uma ferramenta útil e vantajosa para os serviços da UTAD. Os resultados apresentados demonstram a insatisfação dos estudantes relativamente aos serviços fornecidos pela instituição, a preferência pelo atendimento online mesmo com a desvantagem de utilizar diversas plataformas para diferentes serviços. Assim, provou-se não só a vantagem do uso de uma aplicação web que aglomerasse os diversos serviços, como o usufruto que os estudantes iriam obter da plataforma BUDA para a resolução dos seus assuntos académicos.Over time, the volume of data existing in Higher Education Institutions (HEIs) in order to be transformed into information, has been increasing. It’s important to note that information is a fundamental and indispensable resource for them, making HEIs achieve proper functioning and create a competitive advantage. This competitiveness, depending not only on external factors to HEIs, also depends on the identification of the appropriate technologies for its functioning. In order to respond to these needs, Information Systems (SI) supported by Information Technologies (IT) emerge, leading to aid and innovation by the institutions. Particularly, in the case of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), which is an HEI with a large number of members, it’s important to study the services available to students so that there can be innovation, competitive advantage and that centralization, informatization and more quality can be brought to its services. Thus, the vast majority of activity in the scope of planning, management and support of UTAD's Information Systems and web applications are made available by the Information Systems Center (NSI) of this institution. With this in mind, this document details an experimental project executed in the NSI, duly supported by the Design Science Research (DSR) methodology. Given the importance of SI and the vast number of UTAD’s services for students, it is essential to make a good management and organization of these resources. In order to provide gains in efficiency and quality in these services, an intuitive, innovative and easy to use web application was proposed with the aim of centralizing services. Thus, the application “Single Student Desk” (BUDA) appears as a way of organizing the processes related to services as well as all the management of the requests to these services made by students. The development of this dissertation aims to demonstrate that the BUDA application is a useful and advantageous tool for UTAD’s services. The results presented demonstrate the little contentment of students regarding the services provided by the institution, the preference for online service even with the disadvantage of using different platforms for different services. Thus, it proved not only the advantage of using a web application to bring together the various services, but also the satisfaction that students would obtain from the BUDA platform for the resolution of their academic matters.2021-07-08T11:43:57Z2021-05-11T00:00:00Z2021-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10563pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmraoui, Yasmine Alexandra Nóbrega de Sales Gomesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:30.472037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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