Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paleczek, Lisa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Krammer, Mathias, Ederer, Elfriede, Klicpera, Barbara Gasteiger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5205
Resumo: Este artigo pretende descrever vários aspetos da segregação, integração e inclusão dentro do sistema educativo obrigatório austríaco. Após uma introdução que contém definições e um resumo internacional, será brevemente descrito o sistema educativo da Áustria. Subsequentemente, três temas de interesse serão debatidos. Primeiro será caracterizada a situação atual referente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Esta situação difere bastante entre estados federais. Serão descritos os desenvolvimentos que conduziram à situação atual. Em segundo serão apresentados estudos empíricos recentes relativos ao movimento austríaco que almeja a inclusão. Em terceiro e a título exemplificativo serão apresentados em detalhe alguns desenvolvimentos recentes, alguns planos e visões futuras de três estados federais austríacos.
id RCAP_e5f85d4a69129c91606dc0ccc229ae40
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational systemInclusãoNecessidades educativas especiaisInclusionSpecial educational needsEste artigo pretende descrever vários aspetos da segregação, integração e inclusão dentro do sistema educativo obrigatório austríaco. Após uma introdução que contém definições e um resumo internacional, será brevemente descrito o sistema educativo da Áustria. Subsequentemente, três temas de interesse serão debatidos. Primeiro será caracterizada a situação atual referente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Esta situação difere bastante entre estados federais. Serão descritos os desenvolvimentos que conduziram à situação atual. Em segundo serão apresentados estudos empíricos recentes relativos ao movimento austríaco que almeja a inclusão. Em terceiro e a título exemplificativo serão apresentados em detalhe alguns desenvolvimentos recentes, alguns planos e visões futuras de três estados federais austríacos.Abstract The present paper aims at describing various aspects of segregation, integration and inclusion within the Austrian compulsory school system. After a general introduction which includes definitions and a short international overview, the Austrian compulsory school system is described shortly. Subsequently, three subjects of interest are discussed. Firstly, the current situation of inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) is characterized. This is very different in each one of the federal states, and the various developments which led to this situation are described. Secondly, recent empirical studies on the Austrian movement towards inclusion are shown in a brief overview. Thirdly, by way of example, recent developments, further plans and future visions of three federal states of Austria are presented in more detail.Résumé Cet article prétend décrire les différents aspects de la ségrégation, intégration et inclusion dans le système éducatif obligatoire autrichien. Après une introduction générale qui comprend des définitions et une perspective internationale, nous décrirons le système éducatif en Autriche. Ensuite, trois thèmes d’intérêt seront discutés. En premier lieu, la situation actuelle d’inclusion des enfants ayant des besoins éducatifs particuliers sera décrite. Cette situation diffère dans chacun des états fédéraux; les diverses conditions qui conduisent à la situation actuelle seront présentées. Deuxièmement, de récentes études empiriques qui abordent le mouvement vers l’inclusion seront présentées. Troisièmement et à titre d’exemple, les développements récents, plans et visions futures de trois états fédéraux seront présentés plus en détail.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLPaleczek, LisaKrammer, MathiasEderer, ElfriedeKlicpera, Barbara Gasteiger2015-09-21T11:39:06Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5205porPaleczek, L., Krammer, M., Ederer, E., Gasteiger-Klicpera, B., (2014) Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system, Da Investigação às Práticas, 5(2), 20 - 432182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.917242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
title Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
spellingShingle Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
Paleczek, Lisa
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Special educational needs
title_short Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
title_full Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
title_fullStr Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
title_full_unstemmed Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
title_sort Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system
author Paleczek, Lisa
author_facet Paleczek, Lisa
Krammer, Mathias
Ederer, Elfriede
Klicpera, Barbara Gasteiger
author_role author
author2 Krammer, Mathias
Ederer, Elfriede
Klicpera, Barbara Gasteiger
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Paleczek, Lisa
Krammer, Mathias
Ederer, Elfriede
Klicpera, Barbara Gasteiger
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Special educational needs
topic Inclusão
Necessidades educativas especiais
Inclusion
Special educational needs
description Este artigo pretende descrever vários aspetos da segregação, integração e inclusão dentro do sistema educativo obrigatório austríaco. Após uma introdução que contém definições e um resumo internacional, será brevemente descrito o sistema educativo da Áustria. Subsequentemente, três temas de interesse serão debatidos. Primeiro será caracterizada a situação atual referente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Esta situação difere bastante entre estados federais. Serão descritos os desenvolvimentos que conduziram à situação atual. Em segundo serão apresentados estudos empíricos recentes relativos ao movimento austríaco que almeja a inclusão. Em terceiro e a título exemplificativo serão apresentados em detalhe alguns desenvolvimentos recentes, alguns planos e visões futuras de três estados federais austríacos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21T11:39:06Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5205
url http://hdl.handle.net/10400.21/5205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Paleczek, L., Krammer, M., Ederer, E., Gasteiger-Klicpera, B., (2014) Inclusion of children identified as having special educational needs (SEN) within the Austrian compulsory educational system, Da Investigação às Práticas, 5(2), 20 - 43
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403243610112