Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8799 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada , apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto. |
id |
RCAP_e602e9e07df0ecb06a09468299fd7fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares1º Ciclo do Ensino BásicoMomentos de trabalho coletivoInteraçõesPrimary schoolCollective workInteractionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada , apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.O presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e assume como principal propósito apresentar uma investigação decorrente da experiência e atividades desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A prática desenvolveu-se numa instituição privada, com uma turma constituída por dezanove alunos do 1.º ciclo de quatro anos de escolaridade diferentes, que se revelou, desde o início do período de estágio, muito participativa e envolvida nas propostas de trabalho curricular. Devido, sobretudo, à constituição invulgar desta turma, procurei focar o meu estudo nos momentos coletivos, essencialmente nos que decorrem das aprendizagens curriculares, para compreender mais detalhadamente como se desenrolam as interações em que estão incluídas todas as crianças do grupo. Atendendo a este objetivo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à observação naturalista e participante e à entrevista, como técnicas de investigação. Privilegiou-se, como instrumentos de investigação, o diário de bordo e as gravações de áudio, que pretendiam registar principalmente as interações entre a professora titular e alunos e, depois, entre estes e a estagiária, nos momentos coletivos. Os dados recolhidos permitiram analisar aprofundadamente o tipo de questionamento usado pelo professor, a maneira como envolvia as crianças nas discussões e o modo como adequava o seu discurso à heterogeneidade do grupo. Permitiu perceber, ainda, a importância dos momentos coletivos e como estes se traduzem em grandes oportunidades para que todos os alunos, com as suas diferenças e saberes distintos e através da mediação certa, possam construir conhecimento.This report was carried out within the scope of the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and its main purpose is to present an investigation resulting from the experience and activities developed in the Supervised Teaching Practice. The practice took place in a private institution, in a classroom attended by nineteen primary school students from four different years of schooling, which, from the beginning of the internship period, proved to be very participatory and involved in the proposals for curriculum work. Due, above all, to the unusual constitution of this group, I tried to focus my study on collective moments, essentially those that result from curricular learning, to understand in more detail how the interactions unfold in which all the children in the group are included. With this objective in mind, a qualitative methodology was used, using naturalistic and participant observation and interviews as research techniques. As research instruments, the logbook and audio recordings were privileged, which mainly intended to record the interactions between the teacher and the students and, later, between them and the intern, in collective moments. The data collected made it possible to analyze in depth the type of questioning used by the teacher, the way in which she involved the children in the discussions and the way in which she adapted her speech to the heterogeneity of the group. It also made it possible to perceive the importance of collective moments and how they create great opportunities for all students, with their differences and distinct knowledge and through the right mediation, to build knowledge.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPABurnay, Catarina Domingues2022-09-29T10:11:10Z2022-07-13T00:00:00Z2022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8799203054849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T02:15:18Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.877542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
title |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
spellingShingle |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares Burnay, Catarina Domingues 1º Ciclo do Ensino Básico Momentos de trabalho coletivo Interações Primary school Collective work Interactions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
title_full |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
title_fullStr |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
title_full_unstemmed |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
title_sort |
Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares |
author |
Burnay, Catarina Domingues |
author_facet |
Burnay, Catarina Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burnay, Catarina Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º Ciclo do Ensino Básico Momentos de trabalho coletivo Interações Primary school Collective work Interactions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
1º Ciclo do Ensino Básico Momentos de trabalho coletivo Interações Primary school Collective work Interactions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada , apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29T10:11:10Z 2022-07-13T00:00:00Z 2022-07-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/8799 203054849 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/8799 |
identifier_str_mv |
203054849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130561922465792 |