Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burnay, Catarina Domingues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8799
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada , apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.
id RCAP_e602e9e07df0ecb06a09468299fd7fef
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares1º Ciclo do Ensino BásicoMomentos de trabalho coletivoInteraçõesPrimary schoolCollective workInteractionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada , apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.O presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e assume como principal propósito apresentar uma investigação decorrente da experiência e atividades desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A prática desenvolveu-se numa instituição privada, com uma turma constituída por dezanove alunos do 1.º ciclo de quatro anos de escolaridade diferentes, que se revelou, desde o início do período de estágio, muito participativa e envolvida nas propostas de trabalho curricular. Devido, sobretudo, à constituição invulgar desta turma, procurei focar o meu estudo nos momentos coletivos, essencialmente nos que decorrem das aprendizagens curriculares, para compreender mais detalhadamente como se desenrolam as interações em que estão incluídas todas as crianças do grupo. Atendendo a este objetivo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à observação naturalista e participante e à entrevista, como técnicas de investigação. Privilegiou-se, como instrumentos de investigação, o diário de bordo e as gravações de áudio, que pretendiam registar principalmente as interações entre a professora titular e alunos e, depois, entre estes e a estagiária, nos momentos coletivos. Os dados recolhidos permitiram analisar aprofundadamente o tipo de questionamento usado pelo professor, a maneira como envolvia as crianças nas discussões e o modo como adequava o seu discurso à heterogeneidade do grupo. Permitiu perceber, ainda, a importância dos momentos coletivos e como estes se traduzem em grandes oportunidades para que todos os alunos, com as suas diferenças e saberes distintos e através da mediação certa, possam construir conhecimento.This report was carried out within the scope of the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and its main purpose is to present an investigation resulting from the experience and activities developed in the Supervised Teaching Practice. The practice took place in a private institution, in a classroom attended by nineteen primary school students from four different years of schooling, which, from the beginning of the internship period, proved to be very participatory and involved in the proposals for curriculum work. Due, above all, to the unusual constitution of this group, I tried to focus my study on collective moments, essentially those that result from curricular learning, to understand in more detail how the interactions unfold in which all the children in the group are included. With this objective in mind, a qualitative methodology was used, using naturalistic and participant observation and interviews as research techniques. As research instruments, the logbook and audio recordings were privileged, which mainly intended to record the interactions between the teacher and the students and, later, between them and the intern, in collective moments. The data collected made it possible to analyze in depth the type of questioning used by the teacher, the way in which she involved the children in the discussions and the way in which she adapted her speech to the heterogeneity of the group. It also made it possible to perceive the importance of collective moments and how they create great opportunities for all students, with their differences and distinct knowledge and through the right mediation, to build knowledge.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPABurnay, Catarina Domingues2022-09-29T10:11:10Z2022-07-13T00:00:00Z2022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8799203054849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T02:15:18Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.877542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
title Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
spellingShingle Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
Burnay, Catarina Domingues
1º Ciclo do Ensino Básico
Momentos de trabalho coletivo
Interações
Primary school
Collective work
Interactions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
title_full Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
title_fullStr Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
title_full_unstemmed Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
title_sort Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curriculares
author Burnay, Catarina Domingues
author_facet Burnay, Catarina Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Burnay, Catarina Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
Momentos de trabalho coletivo
Interações
Primary school
Collective work
Interactions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
Momentos de trabalho coletivo
Interações
Primary school
Collective work
Interactions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada , apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T10:11:10Z
2022-07-13T00:00:00Z
2022-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8799
203054849
url http://hdl.handle.net/10400.12/8799
identifier_str_mv 203054849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561922465792