Características das brincadeiras e interações sociais estabelecidas entre alunos com multideficiência e os seus pares no recreio do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cláudia da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17091
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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Com este estudo pretendemos caracterizar as brincadeiras e as interações sociais estabelecidas entre alunos com e sem multideficiência nos espaços do recreio do 1º CEB, assim como conhecer a opinião / posicionamento de alunos do 1º CEB sobre as brincadeiras em que se envolvem com os seus pares com multideficiência. O estudo desenvolveu-se num estabelecimento do 1º CEB com Jardim de Infância, público, da zona da Grande Lisboa. Optou-se por uma pesquisa enquadrada no paradigma qualitativo, assumindo uma natureza descritiva. No estudo participaram seis alunos com multideficiência e seis alunos com desenvolvimento típico. Para a recolha de dados recorremos à pesquisa documental, à observação das brincadeiras destes alunos realizadas no espaço de recreio e à entrevista semiestruturada a alunos sem multideficiência. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a presença muito frequente de comportamento de não brincadeira por parte dos alunos com multideficiência, durante os momentos passados no recreio. As características particulares destes alunos parecem colocá-los numa situação desvantajosa em termos de oportunidades de brincar e de interação voluntária com os pares, ficando muitas vezes alheados ou a observar o que os outros estão a fazer, particularmente os que precisam de ajuda para se deslocar e não usam a fala para comunicar. No que se refere às interações, os alunos com multideficiência interagiram apenas com seis colegas sem multideficiência, o que se considera ser um número muito reduzido, representou somente 5,7% do total de alunos. No que diz respeito às brincadeiras privilegiaram as realizadas em grupo, portanto as que implicaram interações com os pares. A bola / balão constituiu um dos brinquedos escolhido por todos os alunos, independentemente das suas competências motoras, cognitivas e comunicacionais. Os seis alunos com desenvolvimento considerado típico manifestam sentimentos positivos e promotores de uma inclusão social dos seus colegas no espaço exterior.The subject of this research is related to the playing activities of students with profound and multiple disabilities in the playground of Primary Education schools. It assumes that playing is a fundamental right that should be guaranteed to all children, as it is essential for their development and well-being, and because it is a natural activity in childhood. It is therefore important to ensure that everyone can be actively involved in this type of activity. The aim of this study was to characterise the playing patterns and social interactions established between students with and without profound and multiple disabilities in the playgrounds of primary schools, as well as to find out the opinion/position of primary school on the play they engage in with their peers with profound and multiple disabilities. The study took place in a public primary school with a kindergarten in the Lisbon area. We opted for a qualitative research paradigm, which was descriptive in nature. Six students with profound and multiple disabilities and six students with typical development took part in the study. To collect the data, we used documentary research, observation of these pupils' play in the playground and semi-structured interviews with pupils without profound and multiple disabilities. The data collected was processed using content analysis. The results show that there is very frequent non-play behaviour on the part of students with profound and multiple disabilities during playtime. The particular characteristics of these students seem to put them at a disadvantage in terms of opportunities to play and voluntarily interact with their peers, often remaining oblivious or watching what the other pupils are doing, particularly those who need help to get around and don't use speech to communicate. As far as interactions are concerned, students with profound and multiple disabilities only interacted with six peers without multiple disabilities, which is a very small number, representing only 5.7 per cent of the total number of students. As far as playing activities is concerned, they favoured those that took place in groups, and therefore those that involved interactions with peers. The ball was one of the toys chosen by all the students, regardless of their motor, cognitive and communication skills. The six students with what are typical development expressed positive feelings that promoted the social inclusion of their peers in the outdoor space.Nunes, ClarisseRCIPLSousa, Cláudia da Costa2024-02-09T11:33:05Z2023-12-132023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17091TID:203478401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T02:16:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:12.576171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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