Papel da aprendizagem através de testing repetido na determinação de estratégias de codificação categórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rafael Alexandre Marcelino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41633
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
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spelling Papel da aprendizagem através de testing repetido na determinação de estratégias de codificação categóricaCategorizaçãoAprendizagemCodificaçãoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019O objetivo desta investigação foi explorar o efeito da aprendizagem da estrutura do teste na dominância de determinada categoria (relevante). Contextualmente, tem existido debate quanto às condições que determinam, por um lado, a dominância da codificação de estímulos dentro de uma categoria percetivamente básica (como o género ou idade) (Bodenhausen & Macrae, 1998), ou, por outro, de a inevitabilidade de que se processem múltiplas categorias em simultâneo (Petko & Bodenhausen, 2019). Mais concretamente, pretende-se verificar se os participantes conseguem extrair apenas a categoria pretendida (género ou idade) do cabelo de uma face alvo, quando incentivados pela estrutura do teste. O cabelo tem sido demonstrado como sendo uma pista facial diagnóstica de duas categorias percetivamente básicas (género e idade) e foi manipulado quanto ao comprimento (que será uma pista diagnóstica de género) e à cor (que será uma pista diagnóstica de idade), ao longo de quatro ciclos de estudo e teste, de modo a perceber então se é possível condicionar a escolha sobre qual das pistas diagnósticas presentes no cabelo o participante se deve focar. Os resultados demonstram que quando existe uma pista que está correlacionada com o teste e se permite a aprendizagem (pelos participantes) de que esta característica é determinante para o sucesso na tarefa futura, o foco será cada vez maior nessa pista concreta, causando inibição da consideração das restantes pistas.Palma, Tomás Alexandre CampaniçoRepositório da Universidade de LisboaNeves, Rafael Alexandre Marcelino2020-02-05T14:22:32Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41633TID:202693635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:53.696686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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