Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filomena Neves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/145256
Resumo: A doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia.
id RCAP_e61bcbd2e96aebcedc50ab0767cbd95e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/145256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social FacebookPandemiaEstratégias de comunicaçãoComunicação de criseCovid-19PandemicCrisisCommunication strategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia.The disease caused by coronavirus (Covid-19), was declared as a pandemic on March 11, 2020 by the World Health Organization (WHO) creating an event in the history of the whole world. Government agencies in countries around the world had to quickly prepare their communication strategies to deal with a public, economic, and social health crisis. Since the dissemination of a pandemic is an event that is hand in hand with disinformation and regarding the amount of data that is released every day, at every moment, it is necessary to establish a communicational strategy that serves the purpose of establishing a communication route between the organs of sovereignty and the population. The purpose of this work is to carry out a detailed analysis of communication by Direção-Geral da Saúde (DGS) on the social network Facebook. For this purpose, data will be collected and the communication between May and June of 2020 will be compared to May and June of 2021. This work was divided into three pillars: crisis communication in public health, the analysis of the communication model implemented by Direção-Geral da Saúde (DGS) and the communication strategy used by Direção-Geral da Saúde (DGS) on Facebook in the context of crisis communication. This work aims, therefore, to present a report on the crisis communication practices used by the Direção-Geral da Saúde (DGS) in social networks during a turbulent period of a pandemic situation.Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira daRUNSilva, Filomena Neves da2022-11-05T13:03:47Z2022-09-232022-04-062022-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/145256TID:203074912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:06:25Zoai:run.unl.pt:10362/145256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:06:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
title Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
spellingShingle Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
Silva, Filomena Neves da
Pandemia
Estratégias de comunicação
Comunicação de crise
Covid-19
Pandemic
Crisis
Communication strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
title_full Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
title_fullStr Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
title_full_unstemmed Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
title_sort Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
author Silva, Filomena Neves da
author_facet Silva, Filomena Neves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filomena Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Estratégias de comunicação
Comunicação de crise
Covid-19
Pandemic
Crisis
Communication strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Pandemia
Estratégias de comunicação
Comunicação de crise
Covid-19
Pandemic
Crisis
Communication strategies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-05T13:03:47Z
2022-09-23
2022-04-06
2022-09-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/145256
TID:203074912
url http://hdl.handle.net/10362/145256
identifier_str_mv TID:203074912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545897088647168