Implementação do Decreto-Lei n° 54/2018: opiniões e experiências de uma equipa multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Susana Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18772
Resumo: Objetivo: Em 2018, uma nova política educativa foi introduzida no nosso país, o Decreto-Lei nº54/2018, propondo mudanças que geraram desafios e oportunidades para os profissionais das escolas. Esta investigação tem como objetivo o estudo das experiências e opiniões de profissionais pertencentes à equipa multidisciplinar permanente, de um Agrupamento de Escolas, na implementação do novo Diploma de Educação Inclusiva. Método: Os dados constantes desta investigação foram obtidos em dois momentos distintos: no 1º período e no 3º período do presente ano letivo, através de entrevistas a seis profissionais de um Agrupamento de Escolas do Norte do país. Os tópicos de discussão dizem respeito ao objeto e âmbito do novo Decreto-Lei; à equipa multidisciplinar na condução do processo de identificação das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão; à reconfiguração do CAA e ao envolvimento dos elementos da equipa no processo de identificação de medidas de suporte e na construção do RTP e do PEI, por referência à CIF. Resultados: Os resultados apontam que os profissionais estão cada vez mais conscientes e envolvidos no novo quadro de políticas inclusivas. Contudo, os coordenadores de ciclo anuem e reconhecem a importância do psicólogo, do adjunto da direção e do coordenador de educação especial na implementação do diploma. Aferimos que à medida que adquirem mais conhecimento e experiência as preocupações envolvem a informação/formação, o tempo e recursos para a implementação, a sensibilização na escola e a definição de medidas de suporte à aprendizagem.
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