O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Maria Elvira Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7905
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning,
id RCAP_f77f70e166a5192d6eaa2f33b1cd8e4f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vidaAprendizagem ao longo da vidaE-LearningB-LearningWeb 2.0Formação de professoresUnião EuropeiaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning,Nas últimas décadas a aprendizagem ao longo da vida adquiriu particular destaque face à necessidade de aquisição e/ou atualização de competências motivada, por um lado, pelos problemas que a Europa enfrenta entre os quais o desemprego, a falta de mão-de-obra qualificada, envelhecimento da população, por outro, e a um nível global, a generalização da utilização de tecnologias de informação e comunicação digitais que evidenciou a falta de competências neste domínio. Acresce, ainda, a este contexto o facto de se assistir a uma mudança de paradigma no ensino – aprendizagem, em que os alunos caraterizados por serem digital learners ocupam um papel central, reclamando uma maior autonomia pelas suas aprendizagens. Tendo presente este panorama, que transforma a formação e o desenvolvimento/atualização de competências dos professores numa necessidade premente, foram realizados cursos de formação, na modalidade blended learning no âmbito da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia que tiveram como objetivos, por um lado, a aquisição/aprofundamento de conhecimentos sobre as temáticas europeias, por outro, a utilização das ferramentas Web 2.0 no intuito de estimular os professores a utilizá-las nas suas práticas pedagógicas. A presente investigação teve como principal objeto de estudo os cursos de formação acima referidos e como finalidade justificar a sua continuidade junto da Comissão Europeia, tendo por base opiniões dos professores que participaram nos cursos. Para o estudo elaborámos um questionário no qual participaram 121 professores. Os principais resultados obtidos, evidenciaram que os cursos se traduziram em mais-valias para os docentes, entre as quais foram identificadas: atualização/aprofundamento de conhecimentos sobre a União Europeia; a utilização de novas ferramentas de aprendizagem e de ensino, com particular destaque para as ferramentas Web 2.0; aprendizagem/partilha entre pares; a modalidade da formação em b-Learning, relevando a poupança de custos, flexibilidade temporal, conciliação entre a vida pessoal e profissional, autonomia do formando e a aprendizagem ao longo da vida. Os dados obtidos levam-nos a defender a continuidade dos cursos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, que entendemos como crucial na profissão docente.Faculdade de Ciências Sociais e humanas, Universidade Nova de LisboaRUNVentura, Maria Elvira Soares2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/7905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:48.936285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
title O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
spellingShingle O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
Ventura, Maria Elvira Soares
Aprendizagem ao longo da vida
E-Learning
B-Learning
Web 2.0
Formação de professores
União Europeia
title_short O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
title_full O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
title_fullStr O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
title_full_unstemmed O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
title_sort O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
author Ventura, Maria Elvira Soares
author_facet Ventura, Maria Elvira Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Maria Elvira Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao longo da vida
E-Learning
B-Learning
Web 2.0
Formação de professores
União Europeia
topic Aprendizagem ao longo da vida
E-Learning
B-Learning
Web 2.0
Formação de professores
União Europeia
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning,
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7905
url http://hdl.handle.net/10362/7905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137825499643904