O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7905 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning, |
id |
RCAP_f77f70e166a5192d6eaa2f33b1cd8e4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vidaAprendizagem ao longo da vidaE-LearningB-LearningWeb 2.0Formação de professoresUnião EuropeiaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning,Nas últimas décadas a aprendizagem ao longo da vida adquiriu particular destaque face à necessidade de aquisição e/ou atualização de competências motivada, por um lado, pelos problemas que a Europa enfrenta entre os quais o desemprego, a falta de mão-de-obra qualificada, envelhecimento da população, por outro, e a um nível global, a generalização da utilização de tecnologias de informação e comunicação digitais que evidenciou a falta de competências neste domínio. Acresce, ainda, a este contexto o facto de se assistir a uma mudança de paradigma no ensino – aprendizagem, em que os alunos caraterizados por serem digital learners ocupam um papel central, reclamando uma maior autonomia pelas suas aprendizagens. Tendo presente este panorama, que transforma a formação e o desenvolvimento/atualização de competências dos professores numa necessidade premente, foram realizados cursos de formação, na modalidade blended learning no âmbito da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia que tiveram como objetivos, por um lado, a aquisição/aprofundamento de conhecimentos sobre as temáticas europeias, por outro, a utilização das ferramentas Web 2.0 no intuito de estimular os professores a utilizá-las nas suas práticas pedagógicas. A presente investigação teve como principal objeto de estudo os cursos de formação acima referidos e como finalidade justificar a sua continuidade junto da Comissão Europeia, tendo por base opiniões dos professores que participaram nos cursos. Para o estudo elaborámos um questionário no qual participaram 121 professores. Os principais resultados obtidos, evidenciaram que os cursos se traduziram em mais-valias para os docentes, entre as quais foram identificadas: atualização/aprofundamento de conhecimentos sobre a União Europeia; a utilização de novas ferramentas de aprendizagem e de ensino, com particular destaque para as ferramentas Web 2.0; aprendizagem/partilha entre pares; a modalidade da formação em b-Learning, relevando a poupança de custos, flexibilidade temporal, conciliação entre a vida pessoal e profissional, autonomia do formando e a aprendizagem ao longo da vida. Os dados obtidos levam-nos a defender a continuidade dos cursos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, que entendemos como crucial na profissão docente.Faculdade de Ciências Sociais e humanas, Universidade Nova de LisboaRUNVentura, Maria Elvira Soares2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/7905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:48.936285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
title |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
spellingShingle |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida Ventura, Maria Elvira Soares Aprendizagem ao longo da vida E-Learning B-Learning Web 2.0 Formação de professores União Europeia |
title_short |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
title_full |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
title_fullStr |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
title_sort |
O b-Learning num contexto de aprendizagem ao longo da vida |
author |
Ventura, Maria Elvira Soares |
author_facet |
Ventura, Maria Elvira Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Maria Elvira Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao longo da vida E-Learning B-Learning Web 2.0 Formação de professores União Europeia |
topic |
Aprendizagem ao longo da vida E-Learning B-Learning Web 2.0 Formação de professores União Europeia |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning, |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7905 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137825499643904 |