O conselho municipal de educação e a descentralização educativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3476 |
Resumo: | Em Portugal prevalece um sistema educativo marcadamente centralizado. No entanto vários estudos têm evidenciado que nem este modelo estandardizado e normalizador serve todas as escolas, nem o irromper de propostas internacionais se revela o milagre anunciado. É assim que Portugal, à semelhança de muitos países europeus, tem vindo a pensar em políticas que permitam a adoção de um sistema mais flexível, inclusivo e próximo da comunidade. Estando conscientes que tão profunda alteração não acontece de forma automática, considera-se que o diálogo e o consenso entre os diversos parceiros serão essenciais para operar a almejada transformação. É, neste âmbito, que as estruturas locais de educação se tornam obrigatórias, com a designação de Conselho Municipal de Educação (CME). Esta investigação surge com a finalidade de compreender como é que o CME amplia a descentralização educativa. Assume-se como um estudo de caso, concretamente no município de Óbidos. Para a recolha de dados constituiu-se um corpus documental e realizaram-se inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas aos membros do CME. Pela análise de conteúdo aos dados recolhidos, foi evidente que este município tem desenvolvido o seu trabalho na área educativa. Por uma questão de eficácia, delegou a maioria das competências ao Agrupamento de Escolas. Foi evidente que o CME assume especial relevância no município, pois foi-lhe atribuída a oportunidade de emitir pareceres obrigatórios e vinculativos em várias matérias. Porém, os seus conselheiros apontam constrangimentos nas dinâmicas deste órgão que têm condicionado a sua atuação. Por fim, percebeu-se que, relativamente ao Projeto Educativo de Escola, o CME se limita à emissão de pareceres sem força vinculativa. Não obstante pontuais aspetos que carecem de alguma redefinição, foi evidente que Óbidos abraçou as suas responsabilidades com convicção e conseguiu colocar em funcionamento uma complexa estrutura administrativa ao nível local, sendo visíveis as mais-valias alcançadas com este processo. |
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Estando conscientes que tão profunda alteração não acontece de forma automática, considera-se que o diálogo e o consenso entre os diversos parceiros serão essenciais para operar a almejada transformação. É, neste âmbito, que as estruturas locais de educação se tornam obrigatórias, com a designação de Conselho Municipal de Educação (CME). Esta investigação surge com a finalidade de compreender como é que o CME amplia a descentralização educativa. Assume-se como um estudo de caso, concretamente no município de Óbidos. Para a recolha de dados constituiu-se um corpus documental e realizaram-se inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas aos membros do CME. Pela análise de conteúdo aos dados recolhidos, foi evidente que este município tem desenvolvido o seu trabalho na área educativa. Por uma questão de eficácia, delegou a maioria das competências ao Agrupamento de Escolas. Foi evidente que o CME assume especial relevância no município, pois foi-lhe atribuída a oportunidade de emitir pareceres obrigatórios e vinculativos em várias matérias. Porém, os seus conselheiros apontam constrangimentos nas dinâmicas deste órgão que têm condicionado a sua atuação. Por fim, percebeu-se que, relativamente ao Projeto Educativo de Escola, o CME se limita à emissão de pareceres sem força vinculativa. Não obstante pontuais aspetos que carecem de alguma redefinição, foi evidente que Óbidos abraçou as suas responsabilidades com convicção e conseguiu colocar em funcionamento uma complexa estrutura administrativa ao nível local, sendo visíveis as mais-valias alcançadas com este processo.In Portugal, prevails a markedly centralized educational system. However, several studies have shown that not even this standardized and normalizing model serves all schools, neither does the explosion of international proposals reveals itself as the announced miracle. This is how Portugal, like many other European countries, has been thinking about policies that allow the adoption of a more flexible, inclusive and closer to the community system. Being aware that such a profound change does not happen automatically, it is considered that dialogue and consensus between the various partners will be essential to concretize the desired transformation. It is in this context that local education structures become mandatory, with the designation of Municipal Education Council (CME). This investigation arises with the purpose of understanding how the CME expands educational decentralization. It is assumed as a case study, specifically in the city of Óbidos. For the collection of data, a documentary corpus was constituted and questionnaires and semi-structured interviews were conducted with CME members. By analyzing the content of the data collected, it was evident that this municipality has developed its work in the educational area. For the sake of efficiency, it delegated most of the competences to the Schools Grouping. It was clear that the CME is particularly relevant in the city, as it was given the opportunity to issue mandatory and binding opinions on various matters. However, its advisors point out constraints on the dynamics of this management body that have conditioned its performance. Finally, it was noticed that, in relation to the School Educational Project, the CME is limited to issuing opinions without binding force. Despite specific aspects that need to be redefined, it was evident that Óbidos embraced its responsibilities with conviction and managed to put into operation a complex administrative structure at the local level, being pretty visible the gains achieved with this process.Fraga, Nuno Miguel da SilvaDigitUMaMota, Daniela Alves2021-06-16T08:52:48Z2021-05-14T00:00:00Z2021-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3476202732592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:26Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:39.962943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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