La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53535 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira - Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_e64ae94b2afd7ad572f471d6c5fbee07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º cursoInteracçãoExpressão oralLíngua espanhola - Estudo e ensinoMotivaçãoJovensTecnologias da informação e da comunicaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira - Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021En este informe es presentado el trabajo realizado con un grupo de alumnos del 11º curso del nivel B2 del Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, en Alcabideche. El grupo del curso de Lenguas y Humanidades compuesto por 16 alumnos participó a lo largo de seis sesiones de 90 minutos, que sucedieron durante los días 2, 3, 5, 9 y 10 de noviembre de 2020 – siendo que dos se dieron en el último día – en un contexto de práctica de enseñanza supervisada. El objetivo principal para esta unidad didáctica fue la grabación de un podcast sobre temas relevantes a los estudiantes y a los jóvenes en general. Teniendo en cuenta el programa de la asignatura y los objetivos de esta elegimos la Unidad 1 “Los Jóvenes” cuyos contenidos comunicativos y socioculturales cumplían las metas de las intervenciones a aplicar. A lo largo de estos 540 minutos el enfoque estuvo en las competencias comunicativas de expresión e interacción oral en que fueron utilizados diversos recursos de manera a promover la participación de los alumnos y el aprendizaje de contenidos relevantes a la generación Z. Los alumnos desarrollaran aquella que es en su perspectiva, la destreza comunicativa que necesita más trabajo en clase. De acuerdo con las acciones estratégicas de enseñanza orientadas al perfil del alumno, uno de los puntos principales de esta unidad didáctica busca también la audición posterior de esta producción oral grabada con el fin de ayudar los alumnos a trabajar en su fluidez y corrección en E/LE. Por lo tanto, los alumnos fueron capaces de adquirir, desarrollar y consolidar conocimientos relevantes a su generación y producir un podcast con autonomía, coherencia y significado a través de esos conocimientos, sobre los tópicos más importantes para los jóvenes de hoy. Este podcast, con la autorización previa de los padres y tutores de los alumnos fue grabado y encuentra-se disponible en las plataformas digitales.Neste relatório é apresentado o trabalho realizado com uma turma do 11º ano de escolaridade do nível B2, no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em Alcabideche. A turma do curso de Línguas e Humanidades, composta por 16 alunos participou ao longo de seis sessões de 90 minutos cada – nos dias 2, 3, 5, 9 e 10 de novembro de 2020 – num contexto de ensino supervisionado. O objetivo principal desta unidade didática foi a gravação de um podcast sobre temas que fossem relevantes às vidas destes alunos e dos jovens na generalidade. Tendo em conta o programa da disciplina e os objetivos da mesma, optámos pela unidade 1 “Los Jóvenes” cujos conteúdos comunicativos e socioculturais iam ao encontro das intervenções a aplicar. Ao longo dos 540 minutos lecionados focámo-nos nas competências comunicativas da expressão e interação oral, utilizando diversos recursos de forma a promover a participação dos alunos e a aprendizagem de conteúdos relevantes à geração Z. Os alunos desenvolveram, por isso, aquela que é na sua perspetiva, a destreza comunicativa que necessita de mais trabalho em sala de aula. De acordo com as ações estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos, um dos pontos principais desta unidade didática procura também a audição posterior desta produção oral gravada, de maneira a conseguir ajudar os alunos a trabalhar na sua fluência e correção em E/LE. Desta forma, os alunos conseguiram adquirir, desenvolver e consolidar conhecimentos relevantes à sua geração e produzir um podcast com autonomia, coerência e sentido com esses mesmos conhecimentos, sobre os temas mais importante para os jovens de hoje. Este podcast, com a prévia autorização dos encarregados de educação dos alunos, foi gravado e encontra-se disponível nas plataformas digitais.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaPeixoto, Gonçalo Fernando Cordeiro2022-06-29T08:28:50Z20212021-11-172021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53535spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:28.967382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
title |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
spellingShingle |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso Peixoto, Gonçalo Fernando Cordeiro Interacção Expressão oral Língua espanhola - Estudo e ensino Motivação Jovens Tecnologias da informação e da comunicação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
title_full |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
title_fullStr |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
title_full_unstemmed |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
title_sort |
La voz de los jóvenes - Un podcast en español lengua extranjera por alumnos del 11º curso |
author |
Peixoto, Gonçalo Fernando Cordeiro |
author_facet |
Peixoto, Gonçalo Fernando Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Rovira, José María Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Gonçalo Fernando Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacção Expressão oral Língua espanhola - Estudo e ensino Motivação Jovens Tecnologias da informação e da comunicação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Interacção Expressão oral Língua espanhola - Estudo e ensino Motivação Jovens Tecnologias da informação e da comunicação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira - Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-17 2021-01-01T00:00:00Z 2022-06-29T08:28:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53535 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134595909681152 |