Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nathalia Christine Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28607
Resumo: A proposta do Programa Etnomatemática pode ser ainda considerada recente, o conceito relacionado à etnomatemática , por exemplo, surgiu na década de 19 70 . Por meio d os estudos e ideias propagadas pelo matemático e professor Ubiratan D’Ambrosio, conhecido com o um d e seus pai s , passamos a compreender a defesa de que o ensino da matemática pode ser feito de forma mais humanizada. O P rograma envolve a análise d os saberes e fazeres envolvendo práticas que podem, inclusive, ser em considerada s matemáticas , em diferentes contextos sociais e culturais. Dada a relevância do tema e a procura por uma definição para Etnomatemática , diversos autores da área da Educação Matemática dão as suas contribuições relacionando - o à matemática s e cultura s. Este trabalho de conclusão de curso analisa algumas destas concepções , mas em especial, destaca as provenientes de licenciandos de M atemática da Universidade Federal Fluminense . Os dados foram coletados por meio do preenchimento de um questionário online , e indicaram a ampla defesa de que seja ampliado espaço d e estudos relacionados a Etnomatemática neste curso
id UFF-2_ce61cda2ab5cfe945d24722553d55113
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28607
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Concepções de licenciandos de Matemática sobre a EtnomatemáticaEtnomatemáticaEducação MatemáticaConcepções de LicenciandosEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaA proposta do Programa Etnomatemática pode ser ainda considerada recente, o conceito relacionado à etnomatemática , por exemplo, surgiu na década de 19 70 . Por meio d os estudos e ideias propagadas pelo matemático e professor Ubiratan D’Ambrosio, conhecido com o um d e seus pai s , passamos a compreender a defesa de que o ensino da matemática pode ser feito de forma mais humanizada. O P rograma envolve a análise d os saberes e fazeres envolvendo práticas que podem, inclusive, ser em considerada s matemáticas , em diferentes contextos sociais e culturais. Dada a relevância do tema e a procura por uma definição para Etnomatemática , diversos autores da área da Educação Matemática dão as suas contribuições relacionando - o à matemática s e cultura s. Este trabalho de conclusão de curso analisa algumas destas concepções , mas em especial, destaca as provenientes de licenciandos de M atemática da Universidade Federal Fluminense . Os dados foram coletados por meio do preenchimento de um questionário online , e indicaram a ampla defesa de que seja ampliado espaço d e estudos relacionados a Etnomatemática neste curso41 f.Freitas, Adriano VargasCrisaff, Lhaylla dos SantosDassie, Bruno AlvesRodrigues, Nathalia Christine Souza2023-04-24T19:19:59Z2023-04-24T19:19:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Nathalia Christine Souza. Concepções de licenciandos de Matemática sobre a etnomatemática. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28607CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-24T19:20:03Zoai:app.uff.br:1/28607Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:29.392965Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
title Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
spellingShingle Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
Rodrigues, Nathalia Christine Souza
Etnomatemática
Educação Matemática
Concepções de Licenciandos
Ensino de Matemática
Etnomatemática
title_short Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
title_full Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
title_fullStr Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
title_full_unstemmed Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
title_sort Concepções de licenciandos de Matemática sobre a Etnomatemática
author Rodrigues, Nathalia Christine Souza
author_facet Rodrigues, Nathalia Christine Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
Crisaff, Lhaylla dos Santos
Dassie, Bruno Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nathalia Christine Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação Matemática
Concepções de Licenciandos
Ensino de Matemática
Etnomatemática
topic Etnomatemática
Educação Matemática
Concepções de Licenciandos
Ensino de Matemática
Etnomatemática
description A proposta do Programa Etnomatemática pode ser ainda considerada recente, o conceito relacionado à etnomatemática , por exemplo, surgiu na década de 19 70 . Por meio d os estudos e ideias propagadas pelo matemático e professor Ubiratan D’Ambrosio, conhecido com o um d e seus pai s , passamos a compreender a defesa de que o ensino da matemática pode ser feito de forma mais humanizada. O P rograma envolve a análise d os saberes e fazeres envolvendo práticas que podem, inclusive, ser em considerada s matemáticas , em diferentes contextos sociais e culturais. Dada a relevância do tema e a procura por uma definição para Etnomatemática , diversos autores da área da Educação Matemática dão as suas contribuições relacionando - o à matemática s e cultura s. Este trabalho de conclusão de curso analisa algumas destas concepções , mas em especial, destaca as provenientes de licenciandos de M atemática da Universidade Federal Fluminense . Os dados foram coletados por meio do preenchimento de um questionário online , e indicaram a ampla defesa de que seja ampliado espaço d e estudos relacionados a Etnomatemática neste curso
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T19:19:59Z
2023-04-24T19:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Nathalia Christine Souza. Concepções de licenciandos de Matemática sobre a etnomatemática. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28607
identifier_str_mv RODRIGUES, Nathalia Christine Souza. Concepções de licenciandos de Matemática sobre a etnomatemática. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823580361523200