Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marta Alexandra Quintã
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13905
Resumo: Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão crítica faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica (EEP) do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), à disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). No que se refere à segunda parte deste relatório, partiu-se de uma ideia relacionada com o percurso profissional da professora/investigadora. O contacto com o desenho técnico e a engenharia, levou à observação em contexto de aula, à posterior pesquisa bibliográfica e análise de ideias de autores, nomeadamente em manuais escolares, que interfere na análise do uso de instrumentos de desenho, conhecimento dos mesmos e a sua importância no desenho como facilitador dos processos de aprendizagem dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica de Educação Visual no 3º ciclo, com vista a promover e analisar o uso destes instrumentos de desenho. Em seguida apresenta-se uma investigação recorrendo à metodologia projetual, com identificação de um problema, recolha de dados, investigação e resultados finais. Os resultados gerais mostram que os alunos, apesar de terem contacto de trabalho desde muito cedo com estes instrumentos continuam a apresentar dificuldades na sua utilização.
id RCAP_e6aeadd78ba816ef96d710e029a42bed
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão crítica faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica (EEP) do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), à disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). No que se refere à segunda parte deste relatório, partiu-se de uma ideia relacionada com o percurso profissional da professora/investigadora. O contacto com o desenho técnico e a engenharia, levou à observação em contexto de aula, à posterior pesquisa bibliográfica e análise de ideias de autores, nomeadamente em manuais escolares, que interfere na análise do uso de instrumentos de desenho, conhecimento dos mesmos e a sua importância no desenho como facilitador dos processos de aprendizagem dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica de Educação Visual no 3º ciclo, com vista a promover e analisar o uso destes instrumentos de desenho. Em seguida apresenta-se uma investigação recorrendo à metodologia projetual, com identificação de um problema, recolha de dados, investigação e resultados finais. Os resultados gerais mostram que os alunos, apesar de terem contacto de trabalho desde muito cedo com estes instrumentos continuam a apresentar dificuldades na sua utilização.This final report aims to present a critical reflection on the work done within the course of Supervised Teaching Practice (STP), part of the Master of Visual Education Teaching and Technology in Basic Education as well as a research on a topic relevant for Visual and Technological Education in Basic Education. In the first part, in addition to critical reflection makes it a context and reference to the activities developed during the Supervised Teaching Practice (STP), including the discipline of Expression and Plastic Education (EPE) of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), the discipline of Visual Education and Technology (VET) of the 2nd Cycle of Basic Education (CBE) and the 3rd Cycle, the disciplines of Visual Arts (VA) and Technological Education (TE). As regards the second part of this report, it started with an idea related to the career of the teacher / researcher. Contact with the technical design and engineering, it led to the observation in the context of class, the subsequent literature search and analysis of authors of ideas, particularly in textbooks, which interferes with the analysis of the use of design tools, knowledge of them and its importance in the design as a facilitator of student learning processes in the Basic Education. This sequence is presented a reflection on a unit plan implemented an educational institution, along the pedagogical practice of Visual Education in the 3rd cycle, in order to promote and analyze the use of these drawing tools. Then we present an investigation using the architectural design methodology, identifying a problem, data collection, research and final results. The overall results show that students, even though they work contact very early with these instruments continue to have difficulties in their use.Magalhães, Maria Cristina AfonsoBiblioteca Digital do IPBPinto, Marta Alexandra Quintã2017-01-23T09:58:55Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13905TID:201548933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:53.049904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Pinto, Marta Alexandra Quintã
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
author Pinto, Marta Alexandra Quintã
author_facet Pinto, Marta Alexandra Quintã
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Cristina Afonso
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marta Alexandra Quintã
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão crítica faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica (EEP) do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), à disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). No que se refere à segunda parte deste relatório, partiu-se de uma ideia relacionada com o percurso profissional da professora/investigadora. O contacto com o desenho técnico e a engenharia, levou à observação em contexto de aula, à posterior pesquisa bibliográfica e análise de ideias de autores, nomeadamente em manuais escolares, que interfere na análise do uso de instrumentos de desenho, conhecimento dos mesmos e a sua importância no desenho como facilitador dos processos de aprendizagem dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica de Educação Visual no 3º ciclo, com vista a promover e analisar o uso destes instrumentos de desenho. Em seguida apresenta-se uma investigação recorrendo à metodologia projetual, com identificação de um problema, recolha de dados, investigação e resultados finais. Os resultados gerais mostram que os alunos, apesar de terem contacto de trabalho desde muito cedo com estes instrumentos continuam a apresentar dificuldades na sua utilização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-23T09:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13905
TID:201548933
url http://hdl.handle.net/10198/13905
identifier_str_mv TID:201548933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135285262417920