Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13905 |
Resumo: | Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão crítica faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica (EEP) do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), à disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). No que se refere à segunda parte deste relatório, partiu-se de uma ideia relacionada com o percurso profissional da professora/investigadora. O contacto com o desenho técnico e a engenharia, levou à observação em contexto de aula, à posterior pesquisa bibliográfica e análise de ideias de autores, nomeadamente em manuais escolares, que interfere na análise do uso de instrumentos de desenho, conhecimento dos mesmos e a sua importância no desenho como facilitador dos processos de aprendizagem dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica de Educação Visual no 3º ciclo, com vista a promover e analisar o uso destes instrumentos de desenho. Em seguida apresenta-se uma investigação recorrendo à metodologia projetual, com identificação de um problema, recolha de dados, investigação e resultados finais. Os resultados gerais mostram que os alunos, apesar de terem contacto de trabalho desde muito cedo com estes instrumentos continuam a apresentar dificuldades na sua utilização. |
id |
RCAP_e6aeadd78ba816ef96d710e029a42bed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão crítica faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica (EEP) do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), à disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). No que se refere à segunda parte deste relatório, partiu-se de uma ideia relacionada com o percurso profissional da professora/investigadora. O contacto com o desenho técnico e a engenharia, levou à observação em contexto de aula, à posterior pesquisa bibliográfica e análise de ideias de autores, nomeadamente em manuais escolares, que interfere na análise do uso de instrumentos de desenho, conhecimento dos mesmos e a sua importância no desenho como facilitador dos processos de aprendizagem dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica de Educação Visual no 3º ciclo, com vista a promover e analisar o uso destes instrumentos de desenho. Em seguida apresenta-se uma investigação recorrendo à metodologia projetual, com identificação de um problema, recolha de dados, investigação e resultados finais. Os resultados gerais mostram que os alunos, apesar de terem contacto de trabalho desde muito cedo com estes instrumentos continuam a apresentar dificuldades na sua utilização.This final report aims to present a critical reflection on the work done within the course of Supervised Teaching Practice (STP), part of the Master of Visual Education Teaching and Technology in Basic Education as well as a research on a topic relevant for Visual and Technological Education in Basic Education. In the first part, in addition to critical reflection makes it a context and reference to the activities developed during the Supervised Teaching Practice (STP), including the discipline of Expression and Plastic Education (EPE) of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), the discipline of Visual Education and Technology (VET) of the 2nd Cycle of Basic Education (CBE) and the 3rd Cycle, the disciplines of Visual Arts (VA) and Technological Education (TE). As regards the second part of this report, it started with an idea related to the career of the teacher / researcher. Contact with the technical design and engineering, it led to the observation in the context of class, the subsequent literature search and analysis of authors of ideas, particularly in textbooks, which interferes with the analysis of the use of design tools, knowledge of them and its importance in the design as a facilitator of student learning processes in the Basic Education. This sequence is presented a reflection on a unit plan implemented an educational institution, along the pedagogical practice of Visual Education in the 3rd cycle, in order to promote and analyze the use of these drawing tools. Then we present an investigation using the architectural design methodology, identifying a problem, data collection, research and final results. The overall results show that students, even though they work contact very early with these instruments continue to have difficulties in their use.Magalhães, Maria Cristina AfonsoBiblioteca Digital do IPBPinto, Marta Alexandra Quintã2017-01-23T09:58:55Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13905TID:201548933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:53.049904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico Pinto, Marta Alexandra Quintã Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
author |
Pinto, Marta Alexandra Quintã |
author_facet |
Pinto, Marta Alexandra Quintã |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Maria Cristina Afonso Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marta Alexandra Quintã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório Final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão crítica faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica (EEP) do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), à disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual (EV) e de Educação Tecnológica (ET). No que se refere à segunda parte deste relatório, partiu-se de uma ideia relacionada com o percurso profissional da professora/investigadora. O contacto com o desenho técnico e a engenharia, levou à observação em contexto de aula, à posterior pesquisa bibliográfica e análise de ideias de autores, nomeadamente em manuais escolares, que interfere na análise do uso de instrumentos de desenho, conhecimento dos mesmos e a sua importância no desenho como facilitador dos processos de aprendizagem dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica de Educação Visual no 3º ciclo, com vista a promover e analisar o uso destes instrumentos de desenho. Em seguida apresenta-se uma investigação recorrendo à metodologia projetual, com identificação de um problema, recolha de dados, investigação e resultados finais. Os resultados gerais mostram que os alunos, apesar de terem contacto de trabalho desde muito cedo com estes instrumentos continuam a apresentar dificuldades na sua utilização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-23T09:58:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13905 TID:201548933 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13905 |
identifier_str_mv |
TID:201548933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135285262417920 |