O Liceu de Coimbra : projecto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, André Alexandre Roque Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32953
Resumo: Dissertação de Mestrado integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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spelling O Liceu de Coimbra : projecto de reabilitação da Escola Secundária José FalcãoEscola Secundária José FalcãoDissertação de Mestrado integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Desde a sua origem nos anos de 1800, com as reformas liberais e a valorização de áreas científica e das artes, o Liceu de Coimbra teve um percurso atribulado, sempre condicionado pelas tendências da Universidade, passando pela sua instalação inicial no edifício do Colégio das Artes e o seu realojamento sucessivo noutros locais até à criação do edifício na Avenida D.Afonso Henriques, projectado pelo arquitecto Carlos Ramos. Este novo edifício resultou de concurso lançado pelo governo em 1930, em plena afirmação do Estado Novo, na sequência de outros lançados a nível nacional para diferentes Liceus. O edifício é um exemplo da expressão do arquétipo racionalista internacional, mas apresenta uma componente de experimentação que revela uma grande capacidade de adaptação e um grande carácter arquitectónico. Tal modelo foi experimentado pelo próprio Carlos Ramos pouco tempo antes no projecto para o Liceu D.Filipa de Lencastre para a Rua do Quelhas, e por Jorge Segurado com o projecto polémico para o Liceu Nacional Fialho de Almeida, em Beja, noutro concurso lançado em 1930. No meu trabalho procurei recuperar a traça original do edifício, numa intervenção que não fosse intrusiva nem apresentasse soluções de custos desproporcionados e respeitando as ideias originais do arquietcto Carlos Ramos, tendo sempre presente a necessidade de fazer uma actualização das condições da vivência da escola segundo os parâmetros actuais. Para tanto, fiz o estudo do panorama actual da escola, verifiquei as alterações introduzidas ao projecto original e apresentei as minhas soluções. Assim, procedi a uma recuperação da volumetria original no bloco da Educação Física e no bloco da antiga casa do reitor. Ao mesmo tempo fiz uma renovação dos espaços exteriores e uma reorganização programática de alguns espaços, como foi o caso do refeitório, o bar, a Associação de Estudantes e instalações balneares, entre outras situações mais pontuais. A nível construtivo proponho novas infraestruturas técnicas e uma renovação a nível de isolamentos e coberturas, estas com um novo desenho para as áreas desportivas, e ainda de caixilharias, elemento muito desvalorizado com o decorrer das intervenções realizadas.Since its origin in the 1800s, with the liberal Reformation and the increase in value of arts and scientific areas, the Liceu de Coimbra had a troubled course, always constrained by the tendencies of the University, going through its initial setting-in in the building of the Colégio das Artes and its successive relocation in other places, until the construction of the building in Avenida D. Afonso Henriques, designed by the architect Carlos Ramos. This new building was the result of a contest opened by the government tin 1930, during the consolidation of the Estado Novo, following others created all over the country for different Liceus. The building is an example of the expression of the international rationalist archetype, but shows a component of experimentation which reveals a substantial capacity of adaptation and a great architectonic character. Such a model was experimented by Carlos Ramos himself some time before in the design for LIceu D. Filipa de Lencastre in Rua do Quelhas and by Jorge Segurado with the controversial project for the Liceu Nacional Fialho de Almeida, in Beja, in other contest also launched in 1930. In my project I tried to restore the original lines of the building, in a non-defacing proposal which could present solutions with proportional expenses, respecting the original ideas of the architect Carlos Ramos and always having in mind the necessity of making an updating of the living experience conditions in school, according to the nowadays parameters. In order to reach my objective I studied the current school state, examined the changes which were brought in to the original project and presented my solutions. So I developed a recovery of the initial plan in the unit of Physical Education and in the unit of the ancient rector´s house. I simultaneously propose a remodeling of the outer spaces and a programmatic reorganization of some other spaces, as I did with the canteen, the bar the Students’ Association and bathing facilities, among other situations. Concerning construction itself I propose new technical infrastructures and a renovation of insulation and roofing , the last one with a new design for the sports areas, and also frameworks, which were extremely undervalued after all the interventions which were undertaken.2016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32953http://hdl.handle.net/10316/32953porGomes, André Alexandre Roque Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:47.399526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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